Como desenvolver o bem-estar no trabalho? Veja aqui!

#Gestão Empresarial

Banner principal

por
Felipe Baeta


Promover o bem-estar no trabalho é uma responsabilidade dos gestores e que impacta diretamente a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores. Para estabelecer boas práticas que garantam o bem-estar, é preciso adotar ações conjuntas e que levem em consideração as particularidades de cada organização empresária.

Neste post que preparei para você, trago algumas dicas práticas que vão ajudar a desenvolver ações e programas de bem-estar na sua empresa. Acompanhe!

Invista na cultura organizacional

A cultura da empresa diz muito sobre a maneira como os colaboradores são conduzidos e o seu papel dentro do negócio. Por isso, a manutenção de relações respeitosas e o cuidado com a saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho devem ser um dos pilares da cultura da empresa.

O código de posturas e as políticas da empresa ajudam a estabelecer regras mínimas, que vão impactar a conduta e a forma como as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho. Ainda, os líderes ocupam um papel fundamental no exemplo que é transmitido aos demais. Por isso, devem pautar suas condutas no cuidado e no respeito com os demais colegas de trabalho.

Promova melhorias no ambiente de trabalho

Problemas como barulho, falta de ergonomia, má ventilação e pouco espaço são exemplos de situações que impactam diretamente a qualidade de vida do trabalhador. Por isso, o gestor deve avaliar o ambiente e levar em consideração queixas dos colaboradores com relação ao seu espaço de trabalho.

Desenvolver atividades laborais em um ambiente ruim impacta o bem-estar e, consequentemente, a produtividade. É natural que toda mudança nesse sentido exija investimentos financeiros. Por isso, o gestor deve montar um planejamento e realizar as melhorias de acordo com a disponibilidade financeira.

Desenvolva atividades colaborativas

Um ambiente de trabalho colaborativo é muito mais saudável e produtivo. Por isso, em vez de estimular a competição, a empresa deve criar uma cultura de colaboração. Além de contribuir para o bem-estar, essa postura cria um sentimento de parceria e ajuda no fortalecimento dos laços entre os colaboradores.

Estimule o cuidado com a saúde

A prática de atividades físicas e a oferta de benefícios corporativos, como planos de saúde, devem ser incorporadas pelas empresas que buscam melhoria no seu bem-estar. Por isso, estimular a realização de atividades físicas deve ser uma conduta padrão no ambiente de trabalho.

Na prática, isso pode ser feito por meio do desenvolvimento de programas e exercícios nas dependências da própria empresa ou por meio do patrocínio de atividades fora das dependências físicas do negócio. Descontos em academias próximas à sua empresa são uma excelente estratégia para estimular os colaboradores a praticar exercícios físicos.

Criar mecanismos que garantam o bem-estar no ambiente de trabalho deve ser um objetivo constante da gestão. Por isso, além de adotar boas práticas é necessário fazer uma manutenção das políticas e acompanhar os resultados das estratégias. Com isso, além de garantir a satisfação dos colaboradores, a empresa vai observar aumento de produtividade e melhora nos resultados.

Você gostou deste artigo sobre bem-estar no trabalho? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecer mais sobre o assunto!