Benefícios corporativos: entenda o modelo beneflex

#Gestão Empresarial

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

O conjunto de benefícios corporativos oferecidos pelas empresas influencia em vários aspectos, principalmente, na retenção de talentos. Além do pacote tradicional, que abrange itens obrigatórios segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ainda é possível investir em outros. Vale a pena!

Aí surge o beneflex, um formato que possibilita que os colaboradores escolham entre os benefícios flexíveis que fazem sentido para cada um deles. Até porque as pessoas possuem estilo de vida e necessidades diferentes. O recurso é novo no Brasil e gera muitas dúvidas, por isso, trouxemos este conteúdo!

O que é beneflex?

Beneflex, ou benefícios flexíveis, é quando a corporação permite que um colaborador personalize seu pacote de benefícios de acordo com suas preferências. Há um “cardápio” que a empresa oferece e cada um fica livre para escolher as opções que mais se adequam à sua vida.

Por exemplo, para um funcionário que costuma ir bastante a shows e cinemas, o vale-cultura é um privilégio. Já para aquele que é mais caseiro, precisa economizar e quer levar uma rotina saudável, o plano de saúde empresarial se torna indispensável.

Benefícios da contratação do beneflex

Os benefícios flexíveis dão mais liberdade para que os colaboradores aproveitem os recursos disponibilizados pela empresa em que trabalha. Naturalmente, eles melhoram a sua qualidade de vida e se sentem valorizados pela organização, o que impacta na produtividade. Fora isso, o recurso pode proporcionar vantagens como:

Atração talentos

Oferecer o beneflex favorece o employer branding e o employee experience do negócio. Assim, dá para atrair os melhores candidatos e fazer com que eles tenham vontade de ingressar na empresa.

Melhor clima organizacional

Proporcionar benefícios que atendam às necessidades de cada um aumenta a valorização, confiança e bem-estar dos funcionários, colaborando para a melhora do clima organizacional.

Mais engajamento

Equipe feliz é mais engajada, produtiva  e propõe melhores soluções para os desafios da corporação. Sem falar que os benefícios flexíveis fazem com que os trabalhadores tenham mais saúde física, financeira e mental — o que reduz a taxa de absenteísmo.

Como montar um bom pacote de benefícios corporativos?

Não existe uma receita de bolo ou um passe de mágica para criar o pacote de benefícios ideal. Vai depender dos objetivos da empresa, das necessidades dos funcionários, do orçamento disponível e por aí vai. Mas algumas dicas certamente vão te ajudar nisso!

  • Avalie o perfil dos colaboradores e entenda suas necessidades;
  • Escolha benefícios que estejam alinhados com a cultura organizacional;
  • Faça pesquisas internas e de mercado;
  • O plano de saúde para empresas sempre é uma boa opção.

Bom, não foi à toa que colocamos a adoção de um plano empresarial de saúde como dica. Afinal, somos uma corretora de saúde especializada em indicar e gerir este produto. No entanto, não vá pensando que é só para vender nosso peixe, não… Atualmente, ter um convênio médico está entre as três prioridades na vida de todo brasileiro, segundo uma pesquisa do Instituto Vox Populi.