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As empresas vêm percebendo cada vez mais a importância das pessoas nas organizações. Afinal, sem pessoas os negócios não progridem, não é mesmo? Seguindo nesse pensamento, podemos dizer que o principal capital de uma empresa não é o financeiro e, sim, o capital humano. Esse conceito tem ganhado força no mercado nos últimos anos.
Mas se engana quem acredita que fazer o gerenciamento do capital humano é simples. Estamos falando da base para o crescimento da organização, pois as pessoas são responsáveis pelas atividades diárias. Portanto, perceber as necessidades de cada colaborador e proporcionar um ambiente saudável são missões da gestão do RH.
Acompanhe a leitura e entenda melhor sobre o assunto que ganhou espaço no mundo dos negócios!
Confira o que você vai encontrar neste artigo?
- O que é capital humano?
- Teoria do Capital Humano
- Qual a importância do capital humano para as empresas?
- Capital humano x capital intelectual
- Quais são vantagens do capital humano para a empresa?
- Como desenvolver o capital humano? Como RH pode contribuir?
O que é capital humano?
Para você que não sabe o que significa capital humano, esse é o bem mais valioso que uma empresa, indústria ou instituição pode ter.
O termo representa o valor agregado pelos profissionais através de seus conhecimentos técnicos, experiências, habilidades, comportamentos e competências pessoais. A união destes componentes permite que o trabalhador execute as tarefas de forma legítima e contribua efetivamente para sua organização.
Teoria do Capital Humano
O termo capital humano surgiu em um artigo publicado na revista American Economic Review em 1961. Theodore W. Schultz, professor do departamento de economia da Universidade de Chicago batizou o seu trabalho de “Investment in Human Capital”, ou melhor, Investimento em Capital Humano.
A Teoria do Capital Humano de Schultz afirma que investimentos em educação e saúde na companhia aprimoram aptidões e habilidades dos indivíduos, tornando-os mais produtivos.
Qual a importância do capital humano para as empresas?
O capital humano, quando bem gerido, permite que a organização eleve o seu grau de competitividade. Isso é fundamental em um cenário de mercados cada vez mais competitivos atualmente.
Profissionais satisfeitos com o seu trabalho tendem a ser muito mais produtivos e inovadores. Dessa forma, a empresa fica mais preparada para lidar com a concorrência e ainda garante a satisfação do consumidor.
O conceito de capital humano está na ideia de que são as pessoas que dão a força de trabalho para a companhia. Sem os colaboradores, a empresa não gira, visto que são eles que fazem todas as funções operacionais, desde o atendimento ao cliente, gestão de finanças e negócios até a produção de produtos e serviços. Por isso, o capital humano é muito importante para qualquer empresa.
Capital humano x capital intelectual
O capital intelectual do meio corporativo é um conceito mais amplo que o capital humano e não se limita ao conhecimento, habilidades e atitudes de seus funcionários. Ele engloba, também, informações coletadas pela companhia. Por exemplo, dados sobre o mercado, clientes e colaboradores e processos.
Quais são as vantagens do capital humano para a empresa?
Atração e retenção de talentos
Tudo começa com a admissão e retenção de talentos, esse é um ponto estratégico para a sobrevivência da empresa no mercado atual. Identificar o perfil do capital humano que a empresa precisa e saber gerenciar estas pessoas pelas competências promove um maior retorno a um negócio.
Aumento da autonomia da equipe
Autonomia se liga à capacidade de tomar decisões e não depender de outras pessoas para agir. No ambiente organizacional, ela é dada a partir de uma comunicação clara e transparente entre a equipe e a liderança na empresa.
Fortalecimento da cultura organizacional
É pelo conjunto de valores, crenças e comportamentos de uma empresa que se percebe a maneira como se conduzem os negócios. Gerenciar o capital humano permite que as empresas construam e fortaleçam uma cultura organizacional de excelência.
Tecnologia e capital humano
A tecnologia pode ser aplicada na gestão do capital humano para que gestores possam acompanhar de perto o crescimento dos profissionais que integram o negócio. Com a ajuda de softwares de gestão é possível monitorar desempenhos, estabelecer indicadores, identificar falhas no processo e propor soluções.
Como desenvolver o capital humano? Como RH pode contribuir?
O RH tem um papel estratégico para desenvolver o capital humano da empresa. O setor é responsável por fazer campanhas e políticas para desenvolver profissionais alinhados com os objetivos e valores da empresa.
Para isso, o feedback é sempre importante! Dessa forma, desde o momento do recrutamento e seleção, o setor pode trabalhar em ações e estratégias de gestão do capital humano para contratar a pessoa certa para uma vaga.
Para fortalecer o capital humano da empresa, o RH pode desenvolver ações como:
- desenvolver um processo de gestão de desempenho que abranja a participação de todos;
- oportunizar espaço para a aprendizagem e gerar curiosidade pelo novo;
- alinhar os benefícios corporativos com os desejos dos colaboradores;
- evoluir o mindset e as habilidades para que a mudança seja, além de progressiva, constante.
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FAQ
Você sabe o que é capital humano? Trata-se do conjunto de recursos conquistados pelo colaborador através da vivência, prática e estudos.
Enquanto o capital humano diz respeito às qualidades do funcionário, o capital intelectual ainda engloba informações sobre bancos de dados internos, redes de relacionamento e patentes, por exemplo.
Ao dar atenção para o capital humano, as empresas aumentam seu desempenho. Isso é alcançado por meio da autonomia da equipe e atração de novos talentos.
O RH estratégico tem a grande missão de otimizar os processos e as decisões da empresa com o uso de tecnologia.