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H1 | Como identificar soft skills em seleções de recrutamento?
De acordo com um estudo do site de recrutamento CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas na rotina de trabalho. Sim, a pesquisa diz respeito às soft skills, termo que já é amplamente usado pelas organizações Brasil afora.
A questão de hoje é: como identificá-las em uma entrevista de emprego?
Primeiramente: o que significa soft skills?
Primeiro vamos entender o que é soft skills.
Soft skills são, basicamente, as habilidades sociais e emocionais que uma pessoa possui e que influenciam na maneira como ela interage com outras pessoas, comunica-se e trabalha em equipe. Essas habilidades não são técnicas, portanto, não são adquiridas por meio do aprendizado formal, mas sim, por meio da experiência de vida e do convívio social.
Diferença de hard e soft skills
Hard skills se diferencia da soft pois são habilidades técnicas e específicas relacionadas ao trabalho. Por exemplo, habilidades em programação, em matemática, em design gráfico e por aí vai… Essas costumam ser adquiridas através de treinamentos formais, cursos e certificações.
Exemplos de soft skills
Comunicação eficiente
A comunicação é extremamente importante. Quando a mensagem que um colaborador quer passar não é compreendida, podem haver problemas no entendimento de demandas e, consequentemente, com os processos e entregas. E, claro, como em qualquer âmbito da vida é preciso saber dialogar.
Inteligência emocional
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e lidar com as nossas próprias emoções e também com as emoções do outro. Quem possui esta habilidade, lida mais facilmente com os sentimentos.
Liderança
A liderança está muito relacionada à resposta dada pelo indivíduo ao se deparar com situações nas quais é preciso liderar e motivar os membros da equipe, estabelecer objetivos e metas e ajudar os membros da equipe a alcançá-los.
A importância das soft skills
Existem muitas vantagens em contratar candidatos soft skills desenvolvidos. Para que a equipe entregue os resultados desejados, o bom relacionamento e o feedback é crucial, aí já entram habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Dois aspectos que auxiliam o estabelecimento de um dia a dia produtivo e harmonioso.
Outra situação em que as soft skills são necessárias e valorizadas é na resolução de problemas. Profissionais que buscam por soluções por conta própria levam aos gestores somente questões que estejam fora de seu alcance. Isso torna o processo mais dinâmico e os resultados acontecem de maneira mais rápida.
Bom, são apenas alguns exemplos da importância de se preocupar em recrutar funcionários com o perfil correto.

Quais as soft skills mais demandadas pelas empresas atualmente?
As dez habilidades pessoais mais procuradas pelas organizações, ou seja, as principais soft skills atualmente são:
- Motivação;
- Ética;
- Atitude positiva;
- Adaptabilidade;
- Trabalho em equipe;
- Organização e gestão do tempo;
- Liderança;
- Comunicação;
- Flexibilidade;
- Segurança.
Como avaliar soft skills durante uma entrevista de emprego?
A avaliação de soft skills na entrevista de emprego é um desafio, por se tratar de características mais subjetivas. Porém, é possível que o RH estratégico faça uma avaliação adequada usando algumas táticas como:
- Faça perguntas comportamentais: questione o candidato sobre situações passadas que demandam habilidades específicas, como trabalho em equipe, liderança, solução de problemas, etc. Peça exemplos de como eles lidaram com a ocasião.
- Use técnicas estruturadas: desenvolva uma série de perguntas padronizadas para avaliar soft skills. Isso permitirá uma avaliação mais justa e consistente de cada um dos candidatos
- Utilize testes psicométricos: são testes que verificam as habilidades comportamentais da pessoa em situações simuladas ou reais, e podem fornecer informações valiosas sobre questões emocionais e sociais.
- Observe as reações e comportamentos do indivíduo: atente-se em como o candidato interage com outras pessoas durante a entrevista, como ele se comunica, sua postura e sua linguagem corporal, por exemplo. Tais comportamentos podem ser indicativos.
- Verifique histórico: é interessante, se possível, ter acesso ao histórico escolar e experiência profissional anterior do candidato, se ele já demonstrou habilidades comportamentais que são importantes para a posição disputada.
Por fim, podemos dizer que é recomendável que o recrutador utilize uma combinação de métodos para avaliar as soft skills mais valorizadas, pois isso não é uma tarefa fácil não.
Conte com a PIWI
Aqui sempre queremos que sua empresa ande para fazer e, assim, buscamos entender melhor em conjunto as principais formas de fazer uma boa gestão de RH!
Este termo surgiu pela primeira vez na década de 1970, com o objetivo de descrever as habilidades pessoais e sociais de uma pessoa.
O processo de recrutamento e seleção é um dos principais pilares para o sucesso de uma empresa. Afinal, é o momento em que se escolhe os colaboradores, ou seja, determina a produtividade e todo o trabalho em geral.
Sim, apesar de ser um processo demorado. Este desenvolvimento inclui a leitura de livros, visualização de vídeos, participação em cursos on-line, workshops, seminários ou conferências. Além de buscar um bom convívio no meio social.
Os soft skills determinam a forma como os funcionários se relacionam entre si e com a organização, afetando diretamente o ambiente de trabalho.