Como identificar soft skills em seleções de recrutamento?

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

H1 | Como identificar soft skills em seleções de recrutamento?

De acordo com um estudo do site de recrutamento CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas na rotina de trabalho. Sim, a pesquisa diz respeito às soft skills, termo que já é amplamente usado pelas organizações Brasil afora.

A questão de hoje é: como identificá-las em uma entrevista de emprego?

Primeiramente: o que significa soft skills?

Primeiro vamos entender o que é soft skills

Soft skills são, basicamente, as habilidades sociais e emocionais que uma pessoa possui e que influenciam na maneira como ela interage com outras pessoas, comunica-se e trabalha em equipe. Essas habilidades não são técnicas, portanto, não são adquiridas por meio do aprendizado formal, mas sim, por meio da experiência de vida e do convívio social. 

Diferença de hard e soft skills

Hard skills se diferencia da soft pois são habilidades técnicas e específicas relacionadas ao trabalho. Por exemplo, habilidades em programação, em matemática, em design gráfico e por aí vai… Essas costumam ser adquiridas através de treinamentos formais, cursos e certificações.

Exemplos de soft skills

Comunicação eficiente 

A comunicação é extremamente importante. Quando a mensagem que um colaborador quer passar não é compreendida, podem haver problemas no entendimento de demandas e, consequentemente, com os processos e entregas. E, claro, como em qualquer âmbito da vida é preciso saber dialogar.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e lidar com as nossas próprias emoções e também com as emoções do outro. Quem possui esta habilidade, lida mais facilmente com os sentimentos.

Liderança

A liderança está muito relacionada à resposta dada pelo indivíduo ao se deparar com situações nas quais é preciso liderar e motivar os membros da equipe, estabelecer objetivos e metas e ajudar os membros da equipe a alcançá-los.

A importância das soft skills

Existem muitas vantagens em contratar candidatos soft skills desenvolvidos. Para que a equipe entregue os resultados desejados, o bom relacionamento e o feedback é crucial, aí já entram habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Dois aspectos que auxiliam o estabelecimento de um dia a dia produtivo e harmonioso.

Outra situação em que as soft skills são necessárias e valorizadas é na resolução de problemas. Profissionais que buscam por soluções por conta própria levam aos gestores somente questões que estejam fora de seu alcance. Isso torna o processo mais dinâmico e os resultados acontecem de maneira mais rápida.

Bom, são apenas alguns exemplos da importância de se preocupar em recrutar funcionários com o perfil correto.

Uma das habilidades mais valorizadas é o trabalho em equipe

Quais as soft skills mais demandadas pelas empresas atualmente?

As dez habilidades pessoais mais procuradas pelas organizações, ou seja, as principais soft skills atualmente são:

  1. Motivação;
  2. Ética;
  3. Atitude positiva;
  4. Adaptabilidade;
  5. Trabalho em equipe;
  6. Organização e gestão do tempo;
  7. Liderança;
  8. Comunicação;
  9. Flexibilidade;
  10. Segurança.

Como avaliar soft skills durante uma entrevista de emprego?

A avaliação de soft skills na entrevista de emprego é um desafio, por se tratar de características mais subjetivas. Porém, é possível que o RH estratégico faça uma avaliação adequada usando algumas táticas como:

  1. Faça perguntas comportamentais: questione o candidato sobre situações passadas que demandam habilidades específicas, como trabalho em equipe, liderança, solução de problemas, etc. Peça exemplos de como eles lidaram com a ocasião.
  2. Use técnicas estruturadas: desenvolva uma série de perguntas padronizadas para avaliar soft skills. Isso permitirá uma avaliação mais justa e consistente de cada um dos candidatos
  3. Utilize testes psicométricos: são testes que verificam as habilidades comportamentais da pessoa em situações simuladas ou reais, e podem fornecer informações valiosas sobre questões emocionais e sociais.
  4. Observe as reações e comportamentos do indivíduo: atente-se em como o candidato interage com outras pessoas durante a entrevista, como ele se comunica, sua postura e sua linguagem corporal, por exemplo. Tais comportamentos podem ser indicativos.
  5. Verifique histórico: é interessante, se possível, ter acesso ao histórico escolar e experiência profissional anterior do candidato, se ele já demonstrou habilidades comportamentais que são importantes para a posição disputada.

Por fim, podemos dizer que é recomendável que o recrutador utilize uma combinação de métodos para avaliar as soft skills mais valorizadas, pois isso não é uma tarefa fácil não.

Conte com a PIWI

Aqui sempre queremos que sua empresa ande para fazer e, assim, buscamos entender melhor em conjunto as principais formas de fazer uma boa gestão de RH!

Quando surgiu o termo soft skills?

Este termo surgiu pela primeira vez na década de 1970, com o objetivo de descrever as habilidades pessoais e sociais de uma pessoa.

Qual a importância do processo de recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção é um dos principais pilares para o sucesso de uma empresa. Afinal, é o momento em que se escolhe os colaboradores, ou seja, determina a produtividade e todo o trabalho em geral.

Uma pessoa pode desenvolver soft skills?

Sim, apesar de ser um processo demorado. Este desenvolvimento inclui a leitura de livros, visualização de vídeos, participação em cursos on-line, workshops, seminários ou conferências. Além de buscar um bom convívio no meio social.

Como os soft skills influenciam no clima organizacional?

Os soft skills determinam a forma como os funcionários se relacionam entre si e com a organização, afetando diretamente o ambiente de trabalho.