Desafios da saúde suplementar: Como a Piwi faz diferente

#Plano de Saúde

Banner principal

por
jorgecarvalhojobs

O setor de saúde suplementar tem crescido nos últimos anos. Ainda assim, o segmento enfrenta grandes desafios para se manter viável, ofertando serviços de qualidade e equilibrando as contas. Nesse meio, a Piwi é uma das empresas que buscam a transformação desse setor de forma sustentável e com foco nas pessoas. 

Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) de abril deste ano, as operadoras de planos de saúde contam com pouco mais de 51 milhões de beneficiários, sendo 33 milhões de planos exclusivamente odontológicos. Em resumo, o setor cuida da saúde de cerca de 25% da população brasileira. 

Aqui neste artigo, vamos apresentar os principais desafios do setor e como a Piwi está fazendo diferente. Bora lá?! 

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

Quais são os principais desafios da saúde suplementar? 

Mesmo em alta no mercado brasileiro, o setor de planos de saúde enfrenta diversos desafios para garantir serviços de qualidade para seus beneficiários. Abaixo, fizemos uma lista com os principais desafios do segmento nos próximos anos, confira:

Falta de sustentabilidade financeira 

O crescimento no número de beneficiários, impulsionado pela maior adesão de empresas de todos os portes, não foi suficiente para tornar o setor de saúde suplementar sustentável financeiramente. Para se ter uma ideia, o segmento teve um prejuízo operacional de R$ 10,7 bilhões em 2022.

Fraudes 

As fraudes são um dos principais fatores que impulsionam a crise financeira no setor de saúde suplementar. 

Segundo estudo da consultoria Ernst & Young e publicado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) aponta que houve um déficit de R$ 34 bilhões com fraudes e desperdícios para as operadoras de saúde. Isso gera um impacto negativo de 11% a 12% na receita das operadoras. 

Os prejuízos com fraudes acabam impactando fatores como a sinistralidade, a qualidade dos serviços e o maior custo para promover serviços de saúde reflete nos altos aumentos em planos empresariais e individuais. Como resposta, as operadoras têm investido em soluções de gestão para combater as fraudes com o uso de tecnologias como a inteligência artificial. 

Inflação da saúde 

Impulsionados por diversos fatores como as fraudes e as incertezas regulatórias, a inflação da saúde é outro grande desafio do setor de saúde suplementar. A alta nos custos médico-hospitalares tem alta anual na casa dos 20% enquanto a inflação geral da economia se mantêm na casa dos 5%. 

Confira abaixo os principais fatores que impulsionam os custos dos serviços de saúde no Brasil:

  • Envelhecimento populacional acelerado e aumento da expectativa de vida
  • Crescimento do modelo “fee por service”, em que prestadores ganham por serviços, o que aumenta a recomendação a tratamentos e exames 
  • Volume crescente de ações contra operadoras de saúde devido à incerteza jurídica 

Regulação dos preços 

Um estudo do IESS também aponta a regulação dos preços do setor pela ANS como outro grande desafio do segmento. Segundo o instituto, o controle de preços causou a diminuição da oferta de planos individuais e a regulação de planos empresariais ou coletivos por adesão com até 30 vidas tem causado prejuízos para as operadoras. 

Nesse sentido, o IESS defende um modelo de regulação que proporcione transparência sobre os procedimentos obrigatórios e valores pagos a prestadores de serviços e por medicamentos. A entidade também ressalta a necessidade de alinhar expectativas entre todos os envolvidos no setor, desde as operadoras até os clientes.  

Envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida

Outro grande desafio da saúde suplementar é a transformação do perfil demográfico do Brasil de forma acelerada. Com o envelhecimento da população e maior expectativa de vida, as operadoras enfrentam dificuldades para arcar com os custos com o aumento das necessidades de serviços de saúde mais complexos. 

E isso gera uma grande assimetria de informações entre operadoras e as necessidades reais dos clientes. No geral, as operadoras montam planos para cobrir custos de uma família média de saúde, deixando de lado outras necessidades de saúde. 

Além disso, o crescimento do modelo “fee per service” faz com que prestadores de serviços possam pesar ainda mais esse fator no bolso das operadoras, já que aumenta o número de pedidos por tratamentos e exames. Neste desafio, as operadoras de saúde precisam criar modelos que atendam as necessidades de diversos perfis.

Como a Piwi faz diferente?

Após ler sobre os desafios, você deve estar pensando: o mercado de planos de saúde está se tornando insustentável. E por incrível que pareça, essa foi a constatação que levou a criação da Piwi. Sim! Isso mesmo! Nossos CEOs criaram a Piwi porque acreditam que o setor de saúde suplementar pode ser operado de outra forma, mais humana e eficiente. 

Quais são os objetivos e diferenciais da Piwi no mercado? 

  • Ajudar a construir um sistema que seja mais simples de entender e fácil de usar. 
  • Temos uma cultura “human-centered”, centradas nas pessoas, afinal que usam plano de saúde é muito mais do que um número e uma carteirinha. 
  • Educar as pessoas é o primeiro passo para mudar como o mercado de saúde suplementar funciona 
  • Ensinamos nossos clientes a contratar e usar o plano com autonomia 
  • Buscamos simplificar a experiência dos clientes e fazemos isso desburocratizando processos 
  • Facilitamos todos os processos de planos de saúde, desde a pesquisa até a gestão e utilização do plano 
  • Buscamos excelência para resolver problemas com as melhores soluções
  • Garantir o melhor negócio para nossos clientes, afinal nada melhor do que uma compra inteligente 

Conte com a Piwi para transformar a gestão de benefícios do seu negócio. Os nossos objetivos e diferenciais não está apenas no papel, mas principalmente, na prática. Entre em contato com nosso time de especialistas e participe da transformação.