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As doenças relacionadas ao trabalho são malefícios reais em muitas empresas. Quando o colaborador trabalha muitas horas por dia em uma determinada função, pode adquirir uma ou mais enfermidades relacionadas à atividade exercida.
Esses problemas costumam ser causados por movimentos repetitivos, barulho, postura ou até mesmo o estresse a que ele é submetido no dia a dia. Por isso, é importante que a empresa esteja consciente do ônus de cada emprego oferecido, proporcionando as condições necessárias para que o profissional possa exercer o seu trabalho sem que seja prejudicado.
Tal postura também evita sofrer consequências legais e outros prejuízos causados por essas enfermidades. Trouxe para você uma lista com as doenças mais comuns e como evitá-las, garantindo o bem-estar do colaborador e lucrando com isso. Confira!
São várias doenças relacionadas ao trabalho que podem prejudicar a saúde e qualidade de vida de um colaborador, e podem se manifestar fisicamente ou psicologicamente. Saiba quais são as mais comuns.
Essa doença tem como principal característica as alterações na pele e nas mucosas do colaborador, geralmente originada pela exposição a agentes nocivos.
Pode se manifestar em forma de úlceras, na própria dermatite de contato, infecções e, em casos mais graves, levar ao desenvolvimento de um câncer.
Alguns ambientes estão suscetíveis a constantes ruídos que podem levar à perda da sensibilidade auditiva, temporária ou definitiva. Essa é uma das mais preocupantes doenças ocupacionais, pois pode acontecer de forma lenta e silenciosa.
Como o trabalhador não percebe que o problema está acontecendo, é de suma importância que as empresas estejam adequadas às normas regulamentadoras que definem questões de proteção contra o barulho, como a NR 15.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo matéria publicada na revista Exame. Quase 10% da população sofre de algum transtorno psíquico.
Um dos motivos é a pressão causada pelo ambiente de trabalho. Entre os principais agentes estão os conflitos com colegas de trabalho e gestores, carga horária excessiva e o fato de lidar com o público.
O próprio nome da doença revela do que se trata a LER. Colaboradores que desempenham uma mesma ação repetidamente estão suscetíveis a adquirir a lesão.
O aparecimento é bastante comum entre os colaboradores que trabalham muito tempo no computador, que podem adquirir tendinite pelo tempo que passam digitando.
As DORTs são doenças relacionadas à postura do trabalhador, chamadas de anti-ergonômicas. Infelizmente, muitas pessoas não levam essa doença a sério, contando de forma descontraída que não conseguem se manter em uma postura adequada durante o trabalho.
No entanto, as DORTs podem ocasionar problemas muito sérios, como a invalidez. Inclusive, há uma norma regulamentadora voltada para a ergonomia, a NR 17, que estabelece:
Todas as doenças citadas podem ser prevenidas. Além de seguir as recomendações estabelecidas pelas normas regulamentadoras, há outras ações que podem ser realizadas. Veja 6 sugestões que eu listei:
Quando a empresa não se preocupa em atuar de forma preventiva, pode ter diversos prejuízos gerados pelo número de licenças, afastamentos e atestados gerados pelas doenças ocupacionais. Inclusive, é preciso destacar o cuidado que a empresa deve ter com a saúde do trabalhador, uma vez que algumas enfermidades podem tirar as pessoas definitivamente do mercado de trabalho, o que pode levar a organização a responder a uma ação judicial.
Felizmente, há uma forma de prevenção que pode diminuir essas ocorrências e ainda contribuir para a satisfação do trabalhador dentro da empresa: adotar o plano de saúde empresarial como um dos benefícios oferecidos. Como já pontuamos anteriormente, permite que o indivíduo cuide da sua saúde, prevenindo problemas.
Além de atender às normas regulamentadoras, o plano de saúde mostra que a organização se preocupa com a saúde do colaborador, promovendo a qualidade de vida e contribuindo para a retenção de uma equipe proativa, produtiva e saudável.
Ao conceder recursos para que o trabalhador possa cuidar da sua saúde e do bem-estar, os gestores são compensados com um time mais engajado. Assim, consegue a diminuição das ocorrências provenientes de doenças relacionadas ao trabalho.
Invista em um plano de saúde empresarial. Descubra como contratar a melhor opção para o seu negócio.