Gestão de benefícios corporativos e o papel do setor de Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos apresenta grande importância quando falamos em gestão de benefícios, como plano de saúde empresarial. Entenda.

#Benefícios

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

Muitos gestores ainda acreditam que os benefícios corporativos são um custo a mais para a empresa. No entanto, dizemos totalmente ao contrário: eles contribuem grandemente para melhores resultados. Sem falar que eleva o nível de satisfação interna, e quem é funcionário sabe bem disso, não é mesmo?

Seguindo a ideia, inúmeras companhias Brasil afora já investem em gestão de benefícios para se destacar frente aos concorrentes e colocar sua marca em evidência no mercado. E quem cuida disso tudo é a área de Recursos Humanos. Entenderemos melhor? Então siga aqui conosco!

O que são os benefícios corporativos e quais os principais?

Podemos tratar como benefícios corporativos, todas as vantagens, facilidades ou favorecimentos que concedidos aos colaboradores de um negócio. Consiste em uma carteira de serviços legais e espontâneos, que a empresa financia para valorizar e estimular sua equipe. 

Também chamados de remuneração indireta, esses benefícios são pensados conforme o perfil dos funcionários. Acontece que alguns são obrigatórios por lei e outros acrescidos na lista de gratificações. Veja os exemplos.

Benefícios legais:

  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Seguro contra acidentes de trabalho;
  • Auxílio-doença;
  • Folga semanal remunerada;
  • Salário-maternidade;
  • Vale-transporte;
  • Adicional noturno, de insalubridade ou de periculosidade;
  • Horas extras.

Benefícios espontâneos:

  • Licença remunerada em situação de doença;
  • Seguro de vida em grupo;
  • Plano de saúde empresarial;
  • Bolsas de estudos;
  • Estacionamento;
  • Academia;
  • Empréstimo de automóvel.

Gestão de benefícios corporativos: você sabe o que é isso?

Bom, a gestão é basicamente uma organização que administra os benefícios que são oferecidos pela empresa. Geralmente, quem responde pela missão é o setor de RH ou o departamento pessoal. O trabalho é considerado uma estratégia e complementa a remuneração do trabalhador.

Os custos podem ser subsidiados pela empresa ou pagos integralmente pelo trabalhador.

A função da área de Recursos Humanos

Os profissionais de recursos humanos têm o encargo de refletir os valores da empresa e, através disso, escolher quais serão os benefícios oferecidos. O setor contrata e administra visando criar um bom ambiente organizacional e impactar positivamente a vida dos colaboradores. Que responsabilidade, turma do RH!

Vantagens de oferecer serviços espontâneos

É fato que uma boa gestão de benefícios, que valoriza o capital humano, eleva os níveis de engajamento e de satisfação de toda a equipe. Trata-se de um método que se traduz em alta produtividade. Até funcionários satisfeitos, saudáveis e seguros trabalham melhor. 

Confira quais são as principais vantagens de oferecer serviços espontâneos!

Elevação da produtividade

Benefícios agregam valor ao salário, ao mesmo tempo, em que motivam e valorizam o funcionário. Dessa forma, o trabalho é executado melhor e com mais atenção, refletindo diretamente na produtividade Vamos combinar: mais produtividade, mais lucratividade.

Retenção de talentos

Com um mercado cada vez mais competitivo, reter profissionais talentosos é complicado. No entanto, com um bom pacote de benefícios, a missão se torna bem mais acessível. 

Benefícios corporativos geram diminuição de atrasos e absenteísmos

Com um clima organizacional agradável, sem dúvidas as taxas de absenteísmo e atrasos diminuem bastante. Ainda mais quando é oferecido um plano de saúde para empresas, pois todos podem acatar a medicina preventiva e evitar problemas futuros.

Melhora o employer branding

Conquistar o cliente interno, ou seja, o trabalhador, é o primeiro objetivo do RH. Transforme cada um da equipe em um importante consumidor e divulgador de sua marca.

Por fim, precisamos ressaltar que o convênio médico é o principal “privilégio” que uma companhia é capaz de oferecer. Então, não perca tempo! Entre em contato com a corretora de saúde Piwi e veja soluções para isso. 

Você também poderá gostar