Gestão de desempenho: o que é e como fazer?

#Gestão de RH

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Conteúdos Piwi

A gestão de desempenho tem um papel fundamental na performance da empresa. Por isso, um dos principais segmentos de atuação do RH é desenvolver ações para medir e acompanhar o desempenho dos colaboradores.

É importante entender que a sua empresa só cresce, quando todos os colaboradores crescem, certo? Assim, é essencial ajudar no desenvolvimento profissional em busca da excelência. Afinal, nada melhor do que um time engajado e que gere resultados!

Aqui vamos te mostrar como a gestão de desempenho é importante dentro do seu negócio e outros pontos importantes que impactam sua gestão, na prática. Se interessou pelo assunto? Então, bora para o texto!

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é gestão de desempenho e como funciona?
  • Qual é a importância da gestão de desempenho?
  • Como medir o desempenho?
  • Como o RH pode contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores?

O que é gestão de desempenho e como funciona?

A gestão de desempenho é um processo contínuo de desenvolvimento de times e profissionais. Podemos entender que esta é uma estratégia de gestão que parte de medir e melhorar a performance. O objetivo é potencializar o trabalho dos colaboradores para atingir os resultados definidos pela empresa.

Para colocar isso em prática, a empresa precisa desenvolver meios para mensurar e avaliar o desempenho. Dessa maneira, é possível identificar oportunidades e fazer os ajustes necessários para aperfeiçoar equipes e desenvolver profissionais.

Na hora de aplicar na sua empresa, você precisa adotar um processo de gestão de desempenho que atua com uma visão macro, que busca ter um olhar para os resultados gerados por um time e uma visão micro focada em identificar as potencialidades de cada colaborador. Nesse processo, o RH é fundamental para introduzir e gerenciar uma cultura de melhora contínua da empresa.

Vale lembrar que a gestão de desempenho é um ciclo contínuo, que começa com o planejamento, passa por etapas de monitoramento e otimização, até a famosa avaliação de desempenho. Esse ciclo pode acontecer de diversas maneiras e com periodicidades diferentes. Tudo vai depender da necessidade e cultura da empresa.

Muitos gestores gostam de ciclos trimestrais que acompanham o ciclo dos OKRs. Assim, no final de cada quarter, é possível olhar também para o desempenho. Mas, novamente, tudo vai depender da empresa.

Qual é a importância da gestão de desempenho na sua empresa?

Já falamos aqui no início do artigo e vamos repetir: a sua empresa só cresce, quando todos os colaboradores crescem. Quando profissionais são estimulados no seu desenvolvimento, eles tendem a se sentirem mais satisfeitos com seus empregos e, consequentemente, são mais produtivos e começam a ter melhores resultados. E isso reflete em todas as áreas do negócio!

Dentro do processo de gestão de desempenho é possível alinhar as necessidades e expectativas dos profissionais com os objetivos da empresa.

Com times alinhados e engajados, a tendência é que a empresa tenha uma melhor performance comparado com seus concorrentes e se destaque como um bom local para trabalhar. E sim, é o que você está imaginando! Essa estratégia está totalmente relacionada com a gestão de talentos.

E a melhor parte é que a gestão de desempenho não gera só resultados, ela potencializa a visão de profissionais que se tornam mais engajados e comprometidos com a sua empresa.

Como medir o desempenho?

Agora que você já conhece o conceito de gestão de desempenho, deve estar se perguntando: como eu aplico isso, na prática? Calma! O processo depende de diversas etapas, falaremos sobre elas abaixo:

Planeje e defina metas

Para gerar um processo de melhoria contínua do desempenho é preciso de planejamento. O primeiro passo é entender quais os principais objetivos da sua empresa, do que cada profissional precisa para alcançar os objetivos pessoais e coletivos, e como medir tudo isso.

Então, defina metas, defina também quais as principais métricas que serão analisadas. E não se esqueça de que seu planejamento precisa ter um plano de ação que englobe toda estratégia necessária para o sucesso.

Monitore e engaje

Após planejar e definir metas, você precisar por seu plano de ação em prática, mas deve principalmente monitorar e engajar profissionais.

A gestão de desempenho deve ser um ciclo contínuo, com encontros periódicos para analisar o progresso da equipe, oferecer auxílio para as dificuldades que podem surgir no meio do caminho, e ajustar as metas quando necessário, uma vez que nem sempre as coisas acontecem como planejado.

Abrir um canal de feedback também é essencial para fazer ajustes e receber insights valiosos para refinar todo o processo e para manter o bom engajamento dos colaboradores.

Avalie e desenvolva

A avaliação é um fator crucial para o sucesso de um processo de gestão de desempenho. Por isso, com base nas metas e métricas definidas, faça avaliações com seus colaboradores como fechamento do ciclo.

Isso permite, por exemplo, que você possa faça uma análise de todo o ciclo e entenda o que deu certo e o que precisa ser melhorado. Este momento de avaliação é uma grande oportunidade para os líderes traçarem novos caminhos de maior assertividade nos próximos ciclos.

E claro, não tenha pressa, a melhora de desempenho reflete nos resultados a médio/longo prazo e será obtido com uma gestão de desempenho eficiente e constante.

Como o RH pode contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores?

O RH tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma estratégia de gestão de desempenho. Você deve entender que a melhora na performance da empresa passa por um processo bem mais amplo, que não seja efetivo apenas na produtividade e números, mas que passe a fazer parte da cultura da empresa.

Fizemos uma lista de como o RH pode contribuir nesse processo, confira abaixo:

Alinhamento de expectativas

As primeiras ações de uma estratégia de gestão de desempenho passam pela definição de metas e alinhamento de expectativas. Certo? Então, o RH tem um papel crucial de envolver gestores e colaboradores na definição de metas e criar um cronograma para implementação de um processo contínuo de crescimento.

Nesse processo, o RH é o responsável por alinhar expectativas, conseguindo determinar o que se esperar de cada segmento da empresa e de cada profissional. Isso facilita o acompanhamento e avaliação de desempenho de times e profissionais envolvidos nos projetos.

Engajar e auxiliar no desenvolvimento

Um dos papéis mais importantes do RH nesse processo é ajudar no engajamento do time e, principalmente, em desenvolver estratégias de gestão de pessoas que impulsionem o desenvolvimento.

As principais estratégias estão relacionadas à melhoria do ambiente de trabalho, do cuidado com o bem-estar e com a satisfação do time. A gestão de benefícios, por exemplo, é um fator crucial quando falamos de felicidade corporativa.

Desenvolver canais de comunicação e feedback

Um dos pontos-chave de uma estratégia de gestão de desempenho é a interação entre gestores e colaboradores. O RH contribui com a criação de canais de comunicação abertos e transparentes, que incentivam o feedback mútuo e é essencial no processo da implementação de uma cultura organizacional mais produtiva e eficiente.

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