Guia completo da cotação do plano de saúde empresarial

#Gestão de RH

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por
jorgecarvalhojobs

Pode parecer simples, mas não é fácil fazer a cotação do plano de saúde empresarial sozinho. E nada melhor do que um guia completo para te ajudar a encontrar o plano de saúde com melhor custo-benefício para a sua empresa, né?

Estamos aqui para isso! Nesse conteúdo, vamos te explicar como fazer uma cotação, como escolher o melhor plano e qual é a melhor maneira de facilitar a cotação e a contratação do melhor plano de saúde para a empresa. Bora lá?  

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

O que é cotação de plano de saúde?

A cotação é o processo de definição de valor de um serviço ou produto. No caso dos planos de saúde, a cotação é feita com as operadoras de saúde. Para a cotação, a empresa precisa informar diversos dados importantes para que o valor e coberturas do plano sejam calculados pela operadora.

Então, acho que já deu para entender que a cotação é o 1° passo para contratar um plano de saúde, beleza? E a partir da cotação, o RH da empresa consegue comparar o custo-benefício de cada plano. Para ter um leque amplo de planos, faça a cotação em diversas operadoras.

 Quais informações são necessárias para fazer a cotação de um plano de saúde empresarial?

Cada operadora tem seu próprio processo de cotação, mas no geral, as informações pedidas para cotar, são:

  • Base de vidas (informações pessoais de beneficiários e possíveis dependentes)
  • Número de colaboradores afastados com doenças crônicas
  • Número de colaboradores em home care
  • Número de colaboradores internados
  • Número de colaboradores gestantes
  • Dados do plano atual e relatório de sinistralidade do último ano (em caso de migração de plano)

Após o envio das informações pedidas, geralmente via formulários disponíveis no site das operadoras e formalizadas por e-mail, a operadora determina um prazo para avaliar as informações e indicar uma série de planos de saúde para a empresa.

Depois da cotação, como escolher o melhor plano de saúde empresarial?

Com uma série de ofertas de planos de saúde em mãos, é hora de avaliar as prioridades da empresa para contratar o melhor. Para facilitar esse processo de escolha, fizemos uma lista com dicas para te ajudar, confira abaixo:

Pesquisa as principais operadoras de saúde

Um fator importante é avaliar a reputação das operadoras de saúde no mercado. Para isso, busque avaliar comentários e avaliações em aplicativos, redes sociais e páginas da empresa. Também cheque a nota e as avaliações em sites especializados.

Dessa maneira, você pode avaliar a confiabilidade, os principais pontos de destaque e dificuldades de atendimento de cada operadora para avaliar o serviço.

Analise o perfil da sua empresa

Essa é uma dica que serve para basear a cotação do plano de saúde da empresa. Você precisa entender o perfil do seu negócio. Isso vai te ajudar a escolher as coberturas, abrangências, rede credenciada do plano.

Então, na hora de enviar as informações para cotação, analise os dados e entenda o que seus colaboradores precisam e quais são as limitações de orçamento do seu negócio.

Avalie as coberturas e abrangência oferecidas nos planos

Com as ofertas de planos em mãos, avalie as coberturas e abrangência dos produtos. Determine as principais prioridades de cobertura, abrangência e rede credenciada para avaliar o que mais se encaixa no perfil da sua empresa.

A dica é optar por planos que cubram os principais serviços de saúde utilizados por seus colaboradores, as opções de rede credenciada próximas à empresa e residência dos colaboradores e a abrangência, de acordo com a atuação do negócio. Se seus colaboradores viajam bastante, por exemplo, a abrangência deve ser nacional.

Avalie o período de carência para uso dos serviços

Os colaboradores devem ter acesso aos serviços que mais utilizam no período mais curto possível, por isso entenda as carências aplicadas a cada serviço antes de contratar o plano.

Geralmente, a carência segue os períodos estipulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), mas em planos de saúde empresariais é possível negociar a diminuição ou isenção da carência para diversos serviços.

Entenda as condições de reajuste e cobrança do plano

Esse é outro ponto fundamental para escolher o melhor plano! Entender a cobrança e o reajuste é fundamental. Geralmente, a cobrança do plano é feita no contracheque do funcionário, mas isso precisa estar bem estabelecido no contrato.

As condições de reajuste também variam, já que podem acontecer por reajuste anual (para repor a inflação do período), por sinistralidade ou por mudança de faixa etária de beneficiários.

Entendam como os reajustes são aplicados, quais são os percentuais aplicados e veja se as informações estão descritas com clareza no contrato.

Leia o contrato com atenção e tire todas as dúvidas antes de contratar!

E antes de assinar o contrato, faça uma leitura minuciosa e tire todas as dúvidas. Esclareça ponto a ponto, e se preciso conte com ajuda profissional para isso. Essa é uma maneira de garantir que você está contratando um plano de saúde que atende o perfil da sua empresa.

Por que cotar o plano de saúde da sua empresa com a Piwi?

Acho que deu para perceber, o quanto fazer a cotação de plano de saúde empresarial sozinho é muito trabalhoso, né? Por isso, contar com a ajuda de uma corretora de saúde faz toda a diferença.

E a Piwi simplifica ainda mais esse processo! Nós estamos aqui para facilitar o dia a dia do seu RH e te ajudar desde a cotação até o gerenciamento do seu plano de saúde. Com a gente, todo o processo é simplificado, rápido e com apoio de atendimento especializado.

E mais, tudo isso sem papel, sem burocracia e acesso aos melhores planos de saúde empresariais do mercado. Quer fazer cotação de plano de saúde com a Piwi? Fale com nosso time de especialistas.

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