As principais tendências para o futuro do RH

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

As principais tendências para o futuro do RH

Com a pandemia, as empresas tiveram que se adaptar e fazer bruscas mudanças para seguir as medidas sanitárias impostas de repente. Essas mudanças dizem respeito, principalmente, à rotina de trabalho, forçando uma revolução em Recursos Humanos (RH). O setor antes pensava apenas na satisfação dos colaboradores, oferecendo plano de saúde empresarial, por exemplo.

Para entender melhor sobre o tema, preparamos um conteúdo para explicar detalhadamente as tendências na área de RH. Bem como as mudanças que ocorreram e quais devem ser as melhores práticas daqui para frente dentro da sua empresa.

Índice

O que mudou com a chegada da pandemia?

A vida do RH tem novas tarefas devido à chegada da pandemia, que despertou a preocupação pelo bem-estar físico, emocional e mental do colaborador. Em vista disso, uma das medidas adotadas foi a flexibilização do horário. Os líderes passaram a entender que a rotina diária pode ser mais produtiva quando é focada na entrega de demandas, e não exclusivamente no cumprimento do horário comercial.

Com as restrições de distanciamento social e lockdowns, muitas empresas também tiveram que adotar o trabalho remoto em larga escala. O RH desempenhou um papel crucial na facilitação dessa transição, garantindo que os funcionários tivessem os recursos necessários para trabalhar em casa, estabelecendo diretrizes para a comunicação e colaboração virtual, e monitorando o bem-estar e a produtividade dos funcionários à distância.

Dessa forma, a comunicação e o engajamento foram afetados: com a falta de interações presenciais, o setor de Recursos Humanos teve que adotar estratégias alternativas para manter os funcionários informados e engajados. Isso incluiu o uso de ferramentas de comunicação digital, como e-mails, aplicativos de mensagens e plataformas de videoconferência, para fornecer atualizações regulares, transmitir políticas e procedimentos, promover a cultura organizacional e realizar eventos virtuais.

Isso anda ao lado da transformação digital presente no mundo, que auxilia na mensuração de resultados por meio de pesquisas e banco de dados automatizados. Com ferramentas online à mão, profissionais de gente e gestão conseguem compreender melhor o andamento da empresa. Até mesmo recrutar trabalhadores alinhados com a cultura corporativa e traçar estratégias internas.

Para se ter uma ideia, de acordo com a revista Harvard Business, os profissionais que atuam na área de Recursos Humanos estão cada vez mais se tornando tão importantes quanto os CEOs e CFOs nas organizações. Isso se deve ao reconhecimento crescente de que o sucesso de uma empresa está intrinsecamente ligado à gestão eficaz de seu capital humano.

O papel do RH dentro das empresas

Foi-se o tempo em que a área de Recursos Humanos tratava somente do campo burocrático e do recrutamento nas empresas. Hoje em dia, o olhar para esses profissionais é bem mais amplo e estratégico, pois eles podem ajudar em variadas áreas das organizações.

No passado, as funções do RH eram focadas apenas em gerenciar benefícios e lidar com a satisfação dos colaboradores. Por isso, um de seus principais papéis consistia em encontrar benefícios para a equipe, como plano de saúde para empresas. Posterior e principalmente com o isolamento social, novas funções foram atreladas ao cargo, por exemplo, administração do home office.

Não é à toa que tendências surgem a todo momento, sendo necessário acompanhá-las. Só assim para a empresa ficar por dentro do chamado “RH do futuro”, que é focado em pessoas e extremamente planejado. Entre o que há de novidade, podemos citar:

Uso inteligente de games

A utilização de plataformas que se assemelham aos jogos para aplicar treinamentos e engajar a equipe cresce cada vez mais. É uma estratégia para dinamizar e deixar mais interessante os processos do dia a dia.

Emprego da Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial tem sido amplamente utilizada no setor de Recursos Humanos para aprimorar processos como recrutamento, triagem de candidatos, treinamento e desenvolvimento, gestão do desempenho e análise de dados. 

Através da IA, é possível automatizar tarefas repetitivas, otimizar a seleção de talentos com base em critérios objetivos, personalizar o desenvolvimento profissional dos colaboradores, identificar tendências e padrões nos dados de RH, além de melhorar a comunicação interna e a experiência dos funcionários. Essas soluções impulsionam a eficiência, a precisão e a tomada de decisões estratégicas, permitindo que o seto se concentre em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.

Processo de People Analytics (PA)

O processo de análise e coleta de dados destinado para a gestão de pessoas é, sem dúvidas, um dos principais pilares do RH estratégico. Na verdade, grande parte das empresas já estão implementando.

Metodologias ágeis de gestão

As metodologias ágeis têm ganhado destaque no RH, buscando substituir os processos tradicionais por abordagens mais flexíveis e adaptáveis. 

Essas metodologias promovem uma maior colaboração entre equipes, comunicação eficiente, tomada de decisões ágeis e entrega contínua de projetos. Elas permitem que o setor acompanhe as rápidas mudanças do mercado e atenda às necessidades dos colaboradores de forma mais eficaz.

Trabalho colaborativo 

Agora e depois, é preciso destacar a eficácia e produtividade do trabalho colaborativo. Ao mostrar que quando as pessoas se apoiam mutuamente, elas tendem a alcançar um crescimento equilibrado e proporcionar oportunidades para todos.

Cuidado com a cultura e experiência do colaborador

Os gestores de Recursos Humanos têm se concentrado cada vez mais em cuidar da cultura organizacional e da experiência do colaborador. Isso envolve criar um ambiente de trabalho saudável, estimulante e inclusivo, onde os valores da empresa são vivenciados e os colaboradores se sentem engajados e valorizados. 

Promoção da diversidade 

A promoção da diversidade, equidade e inclusão continuará sendo uma prioridade para o RH nos próximos anos. Embora algumas empresas já tenham progredido nessas áreas, ainda há muito a ser feito. 

Um exemplo recente é a B3, que implementou diretrizes mais definidas para que as empresas listadas na bolsa de valores brasileira adotem políticas concretas visando a diversidade de gênero e a inclusão de grupos minoritários em cargos de alta liderança. Isso mostra que há uma conscientização crescente sobre a importância dessas questões e um movimento em direção a ações mais concretas e inclusivas.

Novos modelos de trabalho

O trabalho remoto, flexível e em gig economy são realidades e tendem a ser mais valorizados no futuro. A pandemia acelerou a adoção desses modelos, levando as empresas a repensar suas estratégias de trabalho. 

O RH agora precisa desenvolver políticas e práticas que atendam às demandas desses novos modelos, como o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, a gestão da produtividade remota e a criação de uma infraestrutura tecnológica que suporte o trabalho flexível.

A importância dos benefícios corporativos e da gestão de talentos

Mesmo que as grandes mudanças que o setor empresarial sofreu nos últimos anos, os benefícios corporativos se mantiveram relevantes. Segundo a pesquisa Anab de Planos de Saúde, 81% dos entrevistados ressaltam o receio da falta de acesso a tratamentos médicos e, naturalmente, a preocupação com o acesso à saúde. Ou seja, ainda é crucial oferecer um plano de saúde empresarial. 

Não à toa, o número de brasileiros adeptos às contratações de planos de saúde aumentou. As principais vantagens de oferecer tal benefício aos colaboradores são: aumento da produtividade, valorização da empresa pelo funcionário, engajamento da equipe e melhora na qualidade de vida. 

Mas não para por aí, O departamento de Recursos Humanos (RH) está passando por uma transformação significativa à medida que as organizações reconhecem a importância estratégica do capital humano para o sucesso dos negócios e, hoje, um de seus principais desafios é a gestão de talentos. Ela envolve identificar, atrair, desenvolver e reter os melhores profissionais. Além da atração, é fundamental investir no desenvolvimento e capacitação dos funcionários existentes.

Bom, costumamos dizer que este setor deve viver como um camaleão encantado, capaz de se transformar e se adaptar às mais diversas situações, sempre pronto para enfrentar as mudanças que surgem pelo caminho.

Piwi e sua série “Futuro do RH”

A Piwi deu um salto à frente e criou um videocast no YouTube, o Futuro do RH, reunindo participantes capacitados e experientes para explorar e discutir os desafios e as tendências que moldam o mundo dos Recursos Humanos.Através desses conteúdos, convidamos especialistas renomados a compartilharem suas ideias e insights, sendo cada episódio uma oportunidade de mergulhar em perspectivas inovadoras e discussões estimulantes. Acesse nosso canal e confira!