por
Conteúdos Piwi
O investimento em equipes é capaz de fazer com que os colaboradores trabalhem mais satisfeitos, engajados. A gente sabe bem que isso impacta positivamente nas metas do negócio. Mas olhe só, não estamos falando de apenas oferecer snacks, salas de descanso e coisas do tipo (que, aliás, são bem interessantes também). Porém, hoje, falamos de trabalhar em prol de um propósito e é aí que se encontra a importância da gestão de pessoas.
Trata-se de uma prática que se tornou indispensável para as empresas crescerem de forma consistente, aproveitar os talentos contratados, direcionar o trabalho do RH e alcançar os melhores resultados. Segue o fio sobre o que é gestão de pessoas!
O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é uma área responsável por administrar o capital humano da organização. Para isso, utiliza-se técnicas de Recursos Humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com os objetivos do negócio.
Portanto, é sempre necessário que os envolvidos na gestão estejam em sintonia com seus times e identifiquem os perfis mais adequados à cultura. Aí dá para focar em ações de engajamento, desenvolvimento e motivação dos mesmos. Ações, estas, que precisam estar alinhadas com o planejamento estratégico.
Resumindo, podemos dizer que a gestão de pessoas é o conjunto de habilidades e estratégias que os profissionais de gente e gestão implantam para gerenciar os colaboradores e, naturalmente, levar benefícios para a empresa.
Os pilares da gestão de pessoas nas organizações?
A gestão de pessoas tem seus pilares principais. São eles:
Motivação
Motivação é a base para todos os outros pilares e para que a gestão do capital humano tenha bons resultados esperados. Afinal, pessoas motivadas são mais produtivas, absorvem com facilidade novas atividades e mantêm o clima interno agradável.
Liderança
Líderes de qualidade são a base de uma equipe de alto rendimento e fazem com que o time de talentos trabalhe mais motivado e engajado. Na verdade, é um espelho para os liderados.
Comunicação
Comunicação é tudo hoje em dia. Mas dentro de algumas companhias, a comunicação clara infelizmente ainda é uma deficiência. E esse é um pilar fundamental para a organização, por isso, deve ser uma meta para a gestão de pessoas e para as contribuições do RH.
Cooperação
A cooperação é palavra em empresas que se destacam no mercado, certo? É preciso evitar ter uma visão focada somente na competição e criar um ambiente mais colaborativo, o que é extremamente saudável para o clima organizacional.
Capacitação
Por fim, a gestão de pessoas pode e deve investir na capacitação dos profissionais. Esse é um aspecto que cada vez mais faz parte do planejamento de RH, até porque é uma forma clara de valorização do capital humano.
Qual o verdadeiro impacto para a empresa?
As pessoas são o bem mais valioso de uma empresa. Parece clichê, e é mesmo. Por meio delas é que todos os outros aspectos se desenvolvem: a venda de produtos, a operação de máquinas, a emissão de relatórios e por aí vai.
Mas nós seres humanos carecemos de estímulos contínuos para identificar oportunidades e fazer um bom trabalho. A gestão de pessoas tem a missão de encontrar os melhores caminhos para abranger a empresa inteira em prol de um objetivo.
Por isso, uma gestão de pessoas eficiente tem o potencial de engajar pessoas, dar senso de propósito, atrair e reter talentos, estimular o comportamento colaborativo, fomentar a inovação e a criatividade e promover a satisfação. Além disso, é capaz de dar suporte aos líderes e acompanhar a evolução dos colaboradores com os treinamentos.
A implementação da gestão de pessoas em projetos do RH
Em um primeiro momento, parece quase impossível administrar e gerenciar todas as diferenças da equipe, alinhando-as. Mas dá. Para realizar esse gerenciamento estrategicamente, destacamos os seguintes pontos:
- Oferecer treinamentos periódicos, aplicados conforme as necessidades da companhia e dos colaboradores. Esses treinamentos, pensando pela gestão de RH, precisam visar o desenvolvimento individual e do grupo;
- Investir na formação de gestores participativos, que orientem os profissionais da equipe de maneira a criar espaço para que eles se desenvolvam. Seja no âmbito profissional, seja no âmbito pessoal. A performance, sem dúvidas, melhora.
- Aplicar ferramentas de avaliação/pesquisas aos funcionários, para que eles se sintam partes da organização e se sintam importantes. É bom para os dois lados e ótimo para a gestão de pessoas RH, pois ajuda a identificar problemas e encontrar soluções.
Conte com a Piwi
Mesmo em um mundo tão moderno, valorizar a força humana ainda se mantém como chave para a gestão de pessoas, como deu para perceber. E pode saber que, nesse sentido, estamos juntos com você! Vamos descomplicar a gestão empresarial?