RH humanizado: o que é, benefícios e mais!

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

Você já ouviu falar em "RH humanizado"? Cada dia mais presente nas empresas, essa abordagem visa construir relações de trabalho mais saudáveis e equilibradas, valorizando o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores. Ou seja, valorizando o capital humano.

O que é RH humanizado?

É uma abordagem que busca valorizar, como o próprio nome diz, o lado humano das relações de trabalho. Ao invés de tratar os colaboradores como números, o RH humanizado considera suas necessidades, desejos e aspirações, promovendo ações que tragam felicidade e bem-estar para os funcionários.

Benefícios do RH humanizado

A humanização do RH traz diversos benefícios, dentre eles:

  • maior engajamento e produtividade;
  • atração e retenção de talentos;
  • ambiente de trabalho mais seguro e saudável;
  • promoção da diversidade e inclusão;
  • maior comprometimento e fidelidade da equipe;
  • melhora a imagem da empresa.

Como implementar?

Provavelmente é mais simples do que você imagina. Você não precisa de um super projeto para humanizar a gestão de RH. As práticas do dia a dia é que irão fortalecer essa humanização. As principais são:

  1. Escuta ativa: ouça os colaboradores para conhecer suas expectativas e necessidades;
  2. Faça pesquisas, peça feedbacks e tenha canais abertos de comunicação para entender o que eles esperam da empresa;
  3. Tenha uma comunicação transparente para construir uma relação de confiança;
  4. Invista na saúde mental dos colaboradores;
  5. Tenha líderes que saibam se comunicar de forma empática e clara com suas equipes;
  6. Incentive um ambiente de trabalho colaborativo;
  7. Promova uma cultura organizacional que valorize o bem-estar e a felicidade no trabalho para funcionários.

Liderança

A abordagem humanizada do RH pode ajudar a desenvolver lideranças eficazes e fortalecer o desempenho da equipe. Para isso o RH deve se aproximar dos líderes e estabelecer uma relação próxima e de confiança. 

Os gestores devem se sentir confortáveis para compartilhar suas dores e o RH deve acolhê-las. Isso gera uma reação em cadeia: o RH ajuda as lideranças, estas ajudam seus times, e juntos todos constroem um ambiente humanizado, colaborativo e saudável.

Ter uma hierarquia horizontal é fundamental para que exista colaboração e troca: o líder aprende com o time e o time aprende com o líder. 

É importante que o RH forneça ferramentas para que a liderança conheça melhor o seu time, que facilite o processo de comunicação e possibilite feedbacks mais efetivos.

Tendências futuras

O RH humanizado está diretamente ligado a tendências futuras como trabalho distribuído e economia colaborativa, por exemplo. Essas tendências trazem a necessidade de enxergar o colaborador como um ser humano completo e individual.

É preciso levar em conta as necessidades e expectativas individuais de cada pessoa e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, mesmo que remotamente. Essa abordagem humanizada ajuda a criar uma cultura organizacional mais forte e coesa, que valoriza as relações humanas e a empatia, fatores cada vez mais importantes. Então, traz benefícios para empresa.

Tecnologia, automação e humanização: qual a relação?

Ao contrário do que muita gente pensa, as máquinas podem potencializar a humanização. No futuro essas duas ferramentas irão se complementar ainda mais. O RH humanizado quer pessoas mais humanizadas. Quanto mais tecnologia eu tiver para delegar as tarefas mais mecânicas para as máquinas, mais tempo as pessoas terão para se desenvolver e para se tornarem cada vez mais humanizadas.

A automação pode ser usada para ajudar a simplificar tarefas repetitivas e aumentar a eficiência, mas é importante dizer que as pessoas ainda serão essenciais na tomada de decisão e nos cuidados com os colaboradores. A abordagem humanizada pode ajudar a garantir que a tecnologia seja usada de forma responsável e que as decisões sejam tomadas levando em consideração o impacto nas pessoas.

Piwi, como vai ser amanhã?

Por muito tempo as organizações tiveram modelos de trabalho opressores e isso foi aceito. Hoje as coisas estão mudando, existe toda uma geração que quer ter qualidade de vida e saúde mental no ambiente de trabalho. No antigo paradigma, as pessoas não precisavam gostar do trabalho, precisavam apenas ter uma fonte de renda. 

Hoje buscamos autodesenvolvimento e autoconhecimento fora do trabalho. No futuro, isso fará parte do ambiente corporativo também. O trabalho vai passar a ser um espaço de desenvolvimento e expansão humana. Não só profissional, mas também pessoal. Cada vez mais buscaremos empregos prazerosos e que estejam conectados ao nosso propósito.

Saiba mais!

Esse foi mais um post da série Futuro do RH. Para saber detalhes sobre o papo que batemos com Dulce Barbosa e Ligia Zotini, assista ao nosso vídeocast: