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jorgecarvalhojobs
O mercado de trabalho se transforma a cada dia. Com a chegada de novas tecnologias e novas funções de trabalho, muito se fala sobre as habilidades mais importantes para profissionais do mercado. Nesse cenário, as soft skills ganham destaque em todas as áreas.
Segundo Lígia Zotini, pesquisadora de tecnologias e o futuro do trabalho, “O que irá nos diferenciar da inteligência artificial no trabalho serão as soft skills”, afirma Lígia Zotini, pesquisa de tecnologias e do futuro do trabalho.
O desenvolvimento de soft skills é fundamental o crescimento de profissionais e de empresas. E por isso, viemos aqui para ajudar o seu RH a organizar processos para ajudar colaboradores a desenvolverem soft skills. Bora lá?!
Confira o que você vai encontrar neste artigo:
- O que são soft skills?
- Quais as diferenças entre soft skills e hard skills?
- Quais são as soft skills mais requisitados do mercado?
- Como ajudar colaboradores a desenvolver soft skills?
O que são soft skills?
As soft skills são as habilidades comportamentais, que demonstram a capacidade de pessoas em lidar com os desafios do trabalho e colaborar com seus colegas no dia a dia. Segundo o relatório Global Trends Report de 2019, produzido pelo LinkedIN, as soft skills já são tão ou mais importantes para 92% dos recrutadores.
Nesse sentido, o RH atua em duas frentes: buscar colaboradores com soft skills que tenham fit com a vaga e ajudar colaboradores a desenvolver essas habilidades no dia a dia de trabalho.
Quais as diferenças entre soft skills e hard skills?
Tanto soft skills quanto hard skills são importantes para o desenvolvimento de trabalhos no dia a dia. Mas também é importante, entender as diferenças e como comprovar essas habilidades. Veja mais sobre abaixo:
Comportamento x técnica
Soft skills são habilidades comportamentais, já hard skills são habilidades técnicas.
Dessa forma, as soft skills são cruciais para a criação e fortalecimento de um ambiente de trabalho agradável e colaborativo. E as hard skills são fundamentais para o desenvolvimento de trabalhos específicos.
Desenvolvimento de habilidades
Soft skills são desenvolvidas na percepção do profissional no dia a dia de trabalho. Falaremos mais sobre isso aqui ao longo do texto. Mas em resumo, é possível comprovar soft skills por meio das relações de trabalho, feedback de outros profissionais, entre outros recursos.
Já as hard skills podem ser desenvolvidas com a participação de profissionais em treinamentos, cursos, workshops e mentorias para aprendizado das ferramentas e técnicas necessárias.
Comprovar domínio da habilidade
As hard skills são comprovadas com certificações e a realização com excelência de tarefas técnicas. Já as soft skills podem ser comprovadas na dinâmica do dia a dia de trabalho.
Exemplos
- Soft Skills: inteligência emocional, relacionamento interpessoal, empatia, resiliência, entre outras.
- Hard Skills: especialização em ferramentas de design e escrita, fluência em idiomas, certificações de softwares.
Quais são as soft skills mais requisitadas do mercado?
Dentre as diversas soft skills que podem ser desenvolvidas para a atuação profissional, o RH precisa entender quais são as habilidades comportamentais fundamentais para cada função.
Fizemos uma lista com várias soft skills bastante requisitadas pelas empresas no mercado, confira abaixo:
Inteligência Emocional
A inteligência emocional é a capacidade de lidar com emoções e é uma das soft skills mais importantes no desempenho de qualquer trabalho. Saber como gerenciar as próprias emoções é essencial para lidar com outras pessoas e tomar melhores decisões.
Adaptabilidade
A adaptabilidade é a capacidade de se adaptar a mudanças. Na chegada ou em mudanças de processos organizacionais nas empresas, o profissional que tem habilidade para ajustar sua atuação e se adequar a nova organização se destaca.
Comunicação efetiva
Saber se comunicar de forma efetiva é outra soft skill muito requisitada. A comunicação no trabalho é a chave para diminuir retrabalho, facilitar o entendimento de ambas as partes, tomar decisões melhores e aumentar a produtividade.
Empatia
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Essa é uma soft skill muito importante, principalmente para líderes. Essa é uma habilidade fundamental em situações de dia a dia e em momentos difíceis da rotina de trabalho.
Resiliência
A resiliência é a capacidade de superar as adversidades e ter maturidade para recomeçar após erros ou situações inesperadas. Essa soft skill é muito requisitada por empresa porque é uma habilidade fundamental em momentos de crise e de pressão.
Criatividade
Em muitas funções, até mesmo em cargos mais técnicos, a criatividade é uma soft skill muito valorizada. Ter a capacidade de buscar melhorias e soluções para resolver problemas é algo muito útil para empresas.
Liderança
A liderança é uma habilidade que une diversas outras soft skills. Ser um líder é ter a capacidade de motivar, engajar e potencializar o desempenho profissional de cada integrante do time. Essa é uma soft skill essencial para quem deseja ser líder no futuro.
Como ajudar colaboradores a desenvolver soft skills?
Se fala muito sobre o papel do RH em identificar soft skills nos candidatos em processos seletivos, mas e depois da contratação como isso funciona? Nenhum profissional vem pronto e o RH precisa saber como ajudar pessoas a desenvolver soft skills.
Abaixo deixamos quatro formas de ajudar colaboradores a desenvolver soft skills, confira:
Mapeamento de perfil comportamental
O RH pode ajudar profissionais a fazerem o mapeamento do seu perfil comportamental. Isso é crucial para trabalhar o autoconhecimento e entender como a pessoa aprende, o que ela deve melhorar e desenvolver atributos importantes para a sua vida profissional e pessoal.
Cursos, palestras e workshops
Mesmo que sejam habilidades que não possam ser comprovadas de forma técnica, há como desenvolver soft skills por meio de cursos, palestras, workshops e treinamentos. Esses formatos ajudam profissionais com formas de identificar e começar a trabalhar soft skills no dia a dia.
E ajudar os colaboradores nessa empreitada, incentivando a sua participação e o uso desses recursos é uma forma de ajudá-los a desenvolver soft skills.
Plano de desenvolvimento individual
Uma forma consistente e mensurável de ajudar profissional a desenvolver soft skills é o plano de desenvolvimento individual. Nesse plano, é possível determinar objetivos, ações e métricas para implementar um processo estruturado de desenvolvimento de profissionais.
Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho é outra ferramenta importante para desenvolver soft skills. Essa é uma forma de identificar a percepção de outros profissionais sobre a atuação de um colega. Por meio de feedbacks, é possível apontar melhorias e medir a evolução em uma habilidade.
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