Veja como atrair e reter talentos para sua instituição

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

Uma empresa que busca sempre pelo crescimento e pela rentabilidade precisa de colaboradores talentosos, que desejem estar lá. No entanto, o mercado de trabalho cada vez mais competitivo acarreta uma mudança na abordagem das instituições em relação aos funcionários. É necessário investir nas pessoas de fato, oferecendo benefícios como um plano de saúde empresarial, por exemplo.

Como atrair e reter talentos para vestir a camisa do seu negócio e trazer resultados positivos? Te explicamos!

Invista em treinamento

A capacitação dos profissionais dentro de uma empresa é fundamental para o bom funcionamento dos processos. Bem como, para atrair pessoas interessadas em se qualificar ainda mais. Além disso, o trabalhador se torna assertivo em suas atividades, trazendo resultados e satisfação pessoal.

Isso possibilita também novas oportunidades de crescimento para o profissional, o problema mais apontado pelos talentos que deixam seus empregos. Segundo o portal Vagas, em 2018, 61% dos candidatos classificaram o desenvolvimento da carreira como o ponto mais importante na busca por novas chances.

Reconheça seus funcionários

Valorize e recompense a participação dos colaboradores no sucesso da sua empresa. Isso é possível de ser realizado por diversos métodos, dando feedbacks sistemáticos, por exemplo, ou então oferecendo recompensas e bonificações por meritocracia.

Ofereça benefícios aos colaboradores

É preciso ter coerência para definir cargos e salários, evitando discrepâncias que causem críticas e insatisfação. Mais do que isso: a organização deve oferecer benefícios relevantes aos colaboradores, como, já falamos, um plano empresarial de saúde. Para entender as melhores opções do mercado, é fundamental o auxílio de um corretor de plano de saúde.

Benefícios como vale-refeição e vale-alimentação também são atrativos. Pensando por esse lado, convênios com outros negócios são válidos, como vale-farmácia, vale-academia, vale-cultura e por aí vai. 

Quem não gostaria de ter tudo isso por um precinho camarada? O potencial funcionário vê como  um incentivo à qualidade de vida. Pode até parecer um peso grande no orçamento, mas deve ser enxergado como um investimento no público interno e na retenção de talentos.

Benefícios ajudam no clima organizacional

O bom clima organizacional é imprescindível para o bem-estar de todos da empresa e também para reter talentos. Para isso, incentive a cooperação da equipe, com um ajudando ao outro. Comemore aniversários, datas especiais e alcance de metas, sempre erradicando maus hábitos, como o desrespeito.

A cultura organizacional, como também chamamos, deve ser transparente e acolhedora. Até pelo lado do ambiente físico que, além de ergonômico, precisa demonstrar harmonia e transparência.

Parece repetitivo, mas vale a pena ressaltar: benefícios são importantíssimos para aproximar colaboradores qualificados. A Piwi, corretora de saúde, te ajuda a selecionar o melhor plano de saúde para a sua instituição. A satisfação do time é certa!