O que é clima organizacional? Saiba como construí-lo

#Gestão Empresarial

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por
Felipe Baeta

Você está certo de que a sua empresa é um ótimo local para se trabalhar, que o salário está de acordo com o que o mercado oferece, mas sente que há dificuldades em trabalhar com uma equipe realmente motivada e engajada? Talvez seja a hora de entender um pouco melhor o que é clima organizacional.

Toda organização é formada por pessoas. Por isso, proporcionar um bom ambiente de trabalho é fundamental para que os profissionais queiram fazer parte dela. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais sobre o conceito clima organizacional, seus benefícios, objetivos e como melhorar a situação. Confira:

O que é clima organizacional e quais os seus objetivos?

O clima organizacional nada mais é que a percepção que os colaboradores têm sobre a empresa onde trabalham, formada por um conjunto de pensamentos e sentimentos — que são muitas vezes uma opinião unânime entre todos os profissionais.

Como ele pode se apresentar de maneira positiva ou negativa, é fundamental que as empresas invistam na formação de um ambiente agradável. Isso porque uma experiência negativa pode resultar em rotatividade, desmotivação, baixa produtividade, conflitos e, consequentemente, em prejuízos financeiros devido à dificuldade de se alcançarem os resultados esperados.

Os principais objetivos da construção de um bom clima organizacional são:

  • atender aos principais fatores motivacionais dos profissionais;
  • ter um capital humano alinhado à missão, à visão e aos valores do negócio;
  • melhorar o relacionamento entre colaboradores em todos os níveis;
  • construir uma boa imagem como empregadora;
  • alcançar os resultados esperados.

Quais são os benefícios de acompanhar e desenvolver um bom clima corporativo?

Os próprios objetivos da construção são clima organizacional vantagens. No entanto, eles não param por aí: saber o que move os colaboradores pode trazer diversos benefícios para o negócio. A seguir, conheça os principais deles.

Diminui o turnover

É fato: colaborador satisfeito com o seu trabalho dificilmente vai em busca de novas oportunidades.

O turnover — ou seja, admissão e demissão constante de profissionais — é uma prática extremamente nociva para a saúde de qualquer negócio. Orçamento e imagem de empresas que não conseguem reter seus colaboradores são altamente prejudicados.

Afinal, nenhum profissional de alto desempenho vai se sentir atraído por um empregador que publica as mesmas vagas constantemente. Por óbvio, vai saber que há algo errado e partir em busca de oportunidades de trabalho mais sólidas. E as ações para a construção de um bom clima organizacional o que é evita que isso aconteça.

Melhora a produtividade

Geralmente um bom clima organizacional é construído a partir de ações que viabilizem uma comunicação transparente, uma política de benefícios e incentivos adequados aos desejos e demandas dos profissionais, ações de integração de novos colaboradores e uma gestão de conflitos eficiente.

E tudo isso se reflete na motivação das equipes. Quando o colaborador sabe que vai sair de casa e encontrar um ambiente tranquilo, com colegas de trabalho e líderes em que pode confiar, além de ser reconhecido pelo seu trabalho, certamente ele se empenhará no exercício de sua função e assim obterá os resultados desejados.

Para melhorar a produtividade e, consequentemente, o clima organizacional, é possível investir nas seguintes estratégias:

  • mecanismos que melhoram a comunicação e trazem transparência ao diálogo, como o feedback 360 graus;
  • investimento em benefícios da empresa e incentivos que promovam o bem-estar do colaborador, dos mais básicos — plano de saúde e vale-alimentação — até os mais criativos — vale-cultura, viagem corporativa, mesa de sinuca para os intervalos etc.;
  • pequenas recompensas na rotina, como estabelecer metas quinzenais tangíveis para que sejam comemoradas em um delicioso coffee-break; essa ação anima o dia a dia e ainda promove a integração entre os trabalhadores.

Contribui com o bom relacionamento interpessoal

É impossível construir uma equipe produtiva e capaz de entregar bons resultados se o relacionamento entre as equipes for ruim. A capacidade de interação e a boa convivência são fundamentais para a construção de um bom clima organizacional.

Os benefícios relacionados a essa prática são cíclicos: políticas que visam contribuir para um ambiente de trabalho positivo melhoram a produtividade. O colaborador feliz não sente necessidade de entrar em conflito com líderes e colegas. E as estratégias para atingir esse patamar fazem com que os profissionais não queiram sair da empresa.

Como construir um bom clima organizacional?

Antes de construir um bom plano de ação de clima organizacional, é necessário avaliar quais são os sentimentos dos colaboradores em relação à organização. Dito isso, a pesquisa sobre clima organizacional pode ser considerada um dos principais instrumentos para começar a investir na concepção de um ambiente de trabalho positivo.

A pesquisa deve ser considerada, acima de tudo, um instrumento de gestão estratégica. Por meio dela, é possível realizar uma análise interna, além de acompanhar o grau de satisfação e de comprometimento do capital humano de uma empresa.

Isso porque de nada adianta investir em mecanismos que possam proporcionar um bom ambiente de trabalho se não houver o acompanhamento dos resultados dessas ações. Ou seja, as ferramentas mencionadas ao longo do texto podem não ser efetivas para o seu público. Por isso, é importante conhecer os colaboradores e o que esperam do empregador para entender como melhorar o clima organizacional.

Sua aplicação pode acontecer de diversas formas, desde um questionário a ser preenchido de forma manual, passando pelas ações de feedback, ou até mesmo em um divertido jogo de perguntas e respostas virtuais. Aqui, o que vale é ser criativo ao mesmo tempo em que o colaborador se sente seguro para responder às perguntas, sem medo de represálias por expressar sua opinião. Por esse motivo, é possível aplicar uma pesquisa anônima.

A partir dessas respostas, a empresa pode oferecer condições de trabalho mais adequadas ao seu público interno, atendendo aos desejos por meio de uma política realmente alinhada às demandas desses profissionais, como o oferecimento de benefícios corporativos. O resultado é um clima organizacional positivo.

Agora que já sabe o que é o clima organizacional, seus benefícios e como é possível construir um ambiente de trabalho positivo, que tal começar a investir em ações que possam ressignificar as relações da sua empresa com os colaboradores? Assim, você cria uma gestão humanizada, um dos desafios RH atualmente. Seja criativo!

Continue lendo mais a respeito desse assunto. Veja o que temos a dizer sobre o bem-estar no trabalho.