Saúde suplementar: o que é e como funciona

#Saúde Suplementar

Banner principal

por
webfoco

A saúde é elemento essencial para o bem-estar da população e para o desenvolvimento social do país. No Brasil, o Sistema Único de Saúde, conhecido como SUS, exerce o direito à saúde e propõe garantir condições médicas e hospitalares para os brasileiros. Mas, para auxiliar o setor público, existe a saúde suplementar, que engloba planos de saúde para empresas.

A saúde suplementar representa um apoio de sustentação importante do Sistema Nacional de Saúde, virando indispensável. Ela chegou ao território nacional na década de 1960, com o crescimento econômico e avanço do trabalho formal. Nesse momento, companhias privadas começaram a oferecer planos de assistência médica para seus colaboradores.

No entanto, a atividade foi regulamentada apenas em 1998, com Lei n.º 9.656, que ordena os planos de saúde e as empresas do ramo, chamadas operadoras. A partir de então, foram definidos os principais requisitos e diretrizes para o funcionamento desse segmento.

O que é saúde suplementar?

Em síntese, saúde suplementar é a área que envolve os planos e seguros privados de assistência médica à saúde. Esses são regulados e fiscalizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e são compostos por operadoras, profissionais e beneficiários. Os serviços desenvolvidos não têm relação com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Um estudo da CNI mostra que 70% das contratações são de planos de saúde empresariais. O setor industrial financia cerca de 22% dos planos de saúde privados, contemplando 20,2 milhões de beneficiários. 

A título de curiosidade, o sistema suplementar de saúde brasileiro é um dos maiores do mundo. 

Operadora de saúde suplementar

Definimos uma operadora de plano de saúde como a pessoa jurídica que disponibiliza, comercializa e administra serviços no ramo. Claro, devidamente registrada na Agência Nacional de Saúde (ANS). Resumindo, a operadora vende seus referidos planos e executa diferentes tipos de atendimento ao cliente.

Entre os planos e operadoras de saúde no Brasil, podemos citar o Plano Amil Assistência Médica Internacional e o Bradesco Plano de Saúde. Além das reconhecidas SulAmérica e Unimed, por exemplo.

A função da corretora de saúde

Tanto os planos de saúde como as condições comerciais disponíveis no mercado variam grandemente. São muitos detalhamentos, especificações, benefícios e acessos. Portanto, faz-se necessário contar com alguém que conheça as opções e saiba definir o que cabe em nossas necessidades, esse alguém é a corretora de saúde.

Uma corretora competente, como a Piwi, é capaz de apoiar o cliente em todas as decisões e demandas!

Você também poderá gostar