Gestão de metas: o que é e como aplicar na empresa?

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jorgecarvalhojobs

Toda empresa precisa de uma metodologia de gestão eficiente para crescer. Fazer a gestão de metas é essencial para guiar o crescimento do negócio. E determinar metas e indicadores para acompanhar não é uma tarefa simples, é preciso ter método para fazer do jeito certo.

Aqui, vamos te mostrar as principais características e benefícios da gestão de metas para empresas. Falaremos das principais metodologias de gestão de metas, como definir indicadores e como implementar na empresa. Bora lá?

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

O que é gestão de metas?

A gestão de metas é o gerenciamento do plano de metas da empresa, que começa a partir da definição de objetivos e indicadores, passando por todos os processos e recursos necessários para atingir.

Num mercado cada vez mais competitivo, independente do segmento, a produtividade e os resultados da empresa precisam ser monitorados. Com isso, a implementação de um processo de gestão de metas eficiente é fundamental para que a empresa alcance seus objetivos de crescimento de forma coordenada.

Principais metodologias de gestão de metas

Provavelmente, você já ouviu falar sobre metodologia SMART, sobre OKRs e tantas outras metodologias de gestão, não é mesmo? Pois então! Definir uma metodologia é fundamental para organizar processos e tornar o planejamento muito mais objetivo e, principalmente, mensurável.

Confira abaixo as principais metodologias de gestão de metas:

OKR

Uma das metodologias mais utilizadas para a gestão de metas é a metodologia de OKR. O sistema de gestão se tornou popular por ser utilizado no Google. OKR significa “Objectives and Key Results”, que pode ser traduzido para o português como “objetivos e principais resultados”.

A metodologia funciona a partir da definição de objetivos claros e de indicadores de resultados que sejam mensuráveis. Dessa forma, a OKR ajuda a empresa a guiar seu crescimento, além de permitir ajustes nos processos para que os resultados sejam alcançados.

Smart

SMART é uma metodologia de gestão bastante utilizada em empresas. Criada por George Doran em 1991, a metodologia SMART traz um processo de gestão de metas claro e relevante para empresas.

Para isso, Doran definiu cinco critérios que permeiam a definição das metas, são eles:

  • Específica: a meta precisa ser específica para que a empresa possa traçar um plano para alcançá-la.  
  • Mensurável: a meta precisa ser mensurável, para isso são definidos indicadores para mensurar os resultados e o progresso.
  • Atribuível: a meta precisa ser atribuível, então é preciso identificar qual é o setor ou profissionais responsáveis pela meta
  • Realista: a meta precisa ser realista, é importante considerar os resultados disponíveis e traçar metas dentro da realidade atual da empresa.
  • Temporal: é preciso definir um prazo para que a meta seja alcançada.

BSC

O BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de gestão que busca mensurar o desempenho de empresas para metas de longo prazo a partir de indicadores quantificáveis.

A empresa precisa entender as metas pelas seguintes perspectivas:

  • Financeira: as metas trazem retorno e lucro para a empresa?
  • Mercado:  o nosso produto/serviço está agradando os clientes?
  • Processos internos: o que precisamos para ter uma entrega de qualidade?
  • Aprendizado: o que a empresa precisa dominar para entregar o resultado esperado?

GPD

O GPD é uma metodologia que consiste em fazer o gerenciamento por diretrizes. Com isso, o GPD incentiva o desdobramento de metas em relações de causa e efeito, nesse sentido é preciso que os processos estejam alinhados.

Os três pilares dessa metodologia são: inovação como a chave do crescimento, os resultados dependem de todos e as mudanças precisam acontecer. Nessa metodologia, é desenvolvida vários planos de ação para estimular e alinhar a produção de todos os colaboradores.

Scrum

A metodologia Scrum é muito conhecida no desenvolvimento de softwares, mas é aplicável na gestão de empresas de qualquer segmento. Nessa metodologia, os projetos da empresa precisam ser acompanhados de perto. Com isso, o projeto é dividido em sprints (ciclo de atividades) e num alinhamento frequente entre os envolvidos para aprimoramento do trabalho.

Qual a diferença entre gestão de metas e indicadores de performance?

Independente do modelo de gestão, a empresa precisa definir metas e indicadores para medir o seu desempenho. O sucesso do negócio depende de ambos.

Dessa forma, você pode entender que a gestão de metas é o planejamento das ações e objetivos e os indicadores de performance são os meios utilizados para monitorar esse progresso e alcançar os objetivos. Um faz parte do outro, entende?

Como fazer a gestão de metas na empresa?

Para fazer uma gestão de metas eficiente na empresa é preciso envolver todos os colaboradores e definir objetivos claros de serem alcançados. Separamos quatro dicas para implementar esse processo na empresa, confira abaixo:

Defina metodologias para guiar o processo

O primeiro passo é definir metodologias para guiar esse processo. E você pode mesclar metodologias, tudo depende dos projetos e objetivos da empresa. Então, trabalhar com diferentes metodologias em conjunto pode fazer com a empresa cresça mais rápido.

Para definir do jeito certo, avalie as necessidades e a situação atual da empresa para entender o que faz mais sentido. Isso também abre espaço para testes, o que é essencial para entender o que gera mais entrosamento entre gestores e colaboradores.

Crie um plano de metas e defina indicadores

O próximo passo é criar um plano de metas. Dentro das metodologias escolhidas, envolva os colaboradores no processo, para definir metas que sejam realistas, claras, relevantes e mensuráveis.

A definição de metas e indicadores é fundamental que a empresa defina cronogramas realistas, defina as atribuições de cada ação e possa mensurar o progresso das metas de perto.

Alinhe expectativas com colaboradores e ajuste os processos

Como falamos no tópico acima, é importante incluir todos os colaboradores nesse processo de gestão de metas. O feedback e a sugestão dos colaboradores são muito importantes para ajustar os processos e fazer as mudanças necessárias.

É importante entender que os colaboradores estão mais próximos do cliente da empresa do que o gestor, por isso a sua participação nesse processo é importante para encontrar gargalos e oportunidades de negócio para uma gestão mais eficiente e otimizada.

Monitore os indicadores e identifique pontos de melhoria

E outro passo importante nesse processo é monitorar os indicadores. A gestão de metas passa por acompanhar essa implementação de novos processos e avaliar os resultados.

Esse é o caminho para entender o progresso e identificar pontos de melhoria, ou até mesmo o ajuste de metas para tornar o processo mais ajustado e relevante para a empresa.

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