Indicadores de RH: conheça 10 principais e saiba como monitorar

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jorgecarvalhojobs

Você consegue medir os resultados da atuação do seu time de Recursos Humanos? Não? Então, aqui vamos te mostrar a importância de definir e monitorar indicadores de RH.

Chegou a época que todos estão pensando em planejamento estratégico, em gestão de metas do próximo ano e mais, mas como medir o desempenho de um setor tão importante?

Neste texto, você vai conhecer os principais indicadores de RH e saber como usar a favor de uma estratégia eficiente de RH. Vem com a gente!

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

O que são indicadores de RH?

Os indicadores de RH são métricas utilizadas para medir o desempenho dos processos do setor. Com o uso de indicadores, fica muito mais fácil mensurar o progresso do RH, o sucesso das atividades e permite também realizar os ajustes necessários para otimizar processos do segmento.

O objetivo dos indicadores é avaliar a eficiência das ações, ajudando profissionais de RH a entender como elas contribuíram para os resultados e se estão alinhadas as metas da empresa. Por isso, o RH precisa definir e usar indicadores para ter uma melhor tomada de decisão e gerar um impacto positivo dentro da empresa.

Quais são os principais indicadores de RH?

Antes de falarmos sobre os indicadores de RH, é importante frisar que existem dezenas de indicadores e não é preciso mensurar todos dentro do RH. Por isso, em um tópico mais a frente falaremos sobre como definir e usar indicadores dentro de projetos e processos necessários para o desenvolvimento da empresa, ok?

Bom, mas vamos lá! Confira abaixo a nossa lista com 10 indicadores de RH importantes para monitorar as ações de recursos humanos em negócios:

Absenteísmo e frequência

Avaliar as taxas de absenteísmo e frequência é uma forma de entender como os colaboradores estão cumprindo o seu horário de trabalho e perceber o seu nível de satisfação na empresa. O absenteísmo representa o número de ausências de colaboradores durante um período, já a frequência avalia o comprometimento dos profissionais com a empresa.

Como calcular?

Absenteísmo: (horas perdidas / horas de trabalho previstas) x 100

Frequência: (presença / dias de trabalho) x 100

Headcount

O headcount é uma métrica simples, mas importante dentro da empresa. Basicamente, o headccount é o número total de colaboradores. O RH precisa medir esse número e entender se o quadro de colaboradores da empresa aumentou ou diminuiu em um período de tempo. Isso traz insights para analisar os motivos de possíveis demissões, por exemplo.

ROI

O ROI é o retorno sobre investimentos. A cada investimento feito pelo RH seja em treinamentos ou ações desenvolvidas pelo setor, é preciso calcular o retorno conquistado com aquele investimento. Isso ajuda o RH a definir onde vale mais a pena investir para otimizar os processos.

Como calcular?

ROI + lucro total – custos totais x 100

Custo per capita de benefícios

O RH também precisa ajudar a empresa a medir os custos de cada colaborador. E uma das melhores métricas para isso é o custo per capita de benefícios. Aqui, avaliamos o valor de benefícios consumidos por colaboradores. Com esse indicador, o RH pode medir e otimizar o pacote de benefícios da empresa.

Como calcular?

Custo per capita de benefícios: total de gastos com benefícios / headcount

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Recursos Humanos e a Piwi

Taxa de turnover

O turnover é um dos principais indicadores de RH. Esse índice indica a quantidade de colaboradores que foram desligados e contratados pela empresa em determinado período. Essa métrica é importante para avaliar os resultados de uma estratégia de atração e retenção de talentos.

Como calcular?  

Turnover = [(admissões + demissões) / 2] / total de funcionários x 100

Custo de rotatividade

O custo da rotatividade é um indicador que complementa a taxa de turnover. Com essa métrica, o RH consegue medir os gastos para contratações e demissões da empresa em determinado período.

Como calcular?

Custo de rotatividade = Custos de demissão + custos de contratação + custo de recrutamento e seleção + custo de treinamento

eNPS (Employeer Net Promoter Score)

O RH tem papel importante no engajamento dos colaboradores com a empresa. E uma métrica muito importante para medir a motivação dos colaboradores é o eNPS. Geralmente, essa avaliação é feita por pesquisas periódicas para medir o nível de satisfação dos colaboradores com o trabalho.

Competitividade salarial

Em um mercado de trabalho muito concorrido, a empresa precisa ter atrativos para conquistar e reter os melhores talentos. E um bom indicador para avaliar esse fator é a competitividade salarial. Esse indicador consegue medir se a empresa tem um salário e um pacote de benefícios competitivo para o mercado.

Como calcular?

Competitividade salarial = Salário da empresa / salário oferecido por concorrentes

Índice de reclamações trabalhistas

O índice de reclamações trabalhistas é um indicador importantíssimo para o RH. Toda empresa precisa cumprir uma série de exigências trabalhistas e com essa métrica, o RH pode identificar pontos de melhoria e otimizar a gestão e a adequação as leis trabalhistas.

Como calcular?

Reclamações trabalhistas = (número de reclamações trabalhistas / quantidade de profissionais desligados) x 100

Como definir e usar indicadores de RH?

Como deu para perceber, os indicadores de RH não servem apenas para medir o desempenho. Eles são índices valiosos porque permitem ao RH identificar problemas e insights para o sucesso das próximas ações da empresa.

E como já falamos no texto, não é preciso monitorar todos os indicadores de RH possíveis. É importante aprender a definir quais são as métricas interessantes para o setor e a empresa em cada momento.  

Para isso, o RH deve estar alinhado com os objetivos e metas da empresa para entender quais indicadores conseguem trazer mais insights e possibilidades de ajustes dos processos e estratégias.

Os gestores devem definir indicadores com base numa estratégia mais ampla, que permeie todos os setores e os resultados do negócio, para que o RH consiga medir sua performance e o impacto da sua atuação para o faturamento e a produtividade da empresa.

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