Cuidados com a pele e saúde corporativa: campanha de Dezembro Laranja 

#Gestão de RH

Banner principal

por
Fer da Piwi

A campanha Dezembro Laranja oferece uma oportunidade valiosa para empresas abordarem um tema muitas vezes subestimada da saúde: os cuidados com a pele. Até porque o câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no Brasil, correspondendo a 33% de todos os casos diagnosticados da doença.

Ao promover a conscientização e a implementação de rotinas de cuidados com a pele no local de trabalho, as empresas não apenas melhoram a saúde individual dos colaboradores, mas também colhem benefícios em termos de produtividade e retenção de talentos. 

Portanto, dezembro não é apenas o mês das festas; é também o momento ideal para cultivar a saúde da pele e fortalecer a saúde corporativa. Vem com a gente, vamos te contar mais sobre o assunto. 

Neste artigo, você vai encontrar:

O que é Dezembro Laranja?

O "Dezembro Laranja" é uma campanha de conscientização voltada para a prevenção e o combate ao câncer de pele. 

A exposição solar sem proteção adequada é um dos principais fatores de risco. Essa iniciativa visa, assim, disseminar informações sobre a prevenção, incentivando o uso de protetor solar, roupas adequadas e a realização regular de exames dermatológicos. 

E essa conscientização não apenas contribui para a redução do câncer de pele, mas também destaca a importância dos cuidados com a pele como promoção da saúde geral. 

Qual a importância de falar sobre cuidados com a pele na empresa?

Promover uma pele saudável na empresa contribui para um ambiente mais saudável e produtivo. Colaboradores com boa saúde dermatológica podem experimentar menos desconforto físico, o que resulta em níveis de energia mais altos e maior concentração. 

Além disso, uma pele saudável contribui para a autoestima, impactando positivamente a relação do colaborador com a empresa e com seu dia a dia de trabalho. E funcionários saudáveis tendem a se ausentar menos por motivos de saúde, reduzindo os custos relacionados à substituição temporária de pessoal e gastos com planos de saúde.

Trazer esse assunto na empresa não apenas beneficia individualmente os colaboradores, mas contribui para a construção de uma cultura organizacional que valoriza o bem-estar. 

Como ter uma rotina de cuidados com a pele?

Muitos falam sobre o protetor solar, mas existem algumas rotinas que podem ser muito benéficas para todos os tipos de pele. Vale lembrar também que cada tipo de pele requer cuidados específicos, por isso nunca deixe de procurar um dermatologista. 

#Dica: se você é cliente Piwi, procure o MeAjuda! Lá, nós podemos te ajudar a encontrar um dermatologista do seu plano de saúde, pertinho da sua casa. 

Separamos assim algumas etapas essenciais para criar uma rotina de cuidados com a pele eficaz: 

Identifique seu tipo de pele

Antes de começar qualquer rotina de cuidados com a pele, é importante conhecer o seu tipo de pele. As categorias comuns incluem pele seca, oleosa, mista e sensível. Cada tipo de pele tem necessidades específicas, e os produtos e práticas de cuidados devem ser escolhidos de acordo.

Comece com a limpeza 

A limpeza é a base de uma boa rotina de cuidados com a pele. Use um limpador suave, adequado ao seu tipo de pele, pela manhã e à noite para remover impurezas, oleosidade e resíduos de maquiagem. Evite limpadores abrasivos, que podem causar irritação.

Procure adicionar uma esfoliação regular

A esfoliação ajuda a remover as células mortas da pele, estimulando a renovação celular. No entanto, evite esfoliações diárias, pois isso pode ser prejudicial. Duas vezes por semana é geralmente suficiente para a maioria das pessoas.

Não esqueça a hidratação

Independentemente do tipo de pele, a hidratação é crucial. Escolha um hidratante adequado ao seu tipo de pele e aplique-o diariamente. A hidratação ajuda a manter a pele macia, flexível e saudável, e é essencial para uma boa rotina de cuidados com a pele.

Proteção solar diária

A exposição aos raios UV é uma das principais causas de danos à pele, incluindo envelhecimento precoce e câncer de pele. Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados. Escolha um protetor solar com amplo espectro e com fator de proteção solar (FPS) adequado ao seu tipo de pele. 

Tratamentos específicos

Se você tem preocupações específicas, como acne, manchas escuras ou rugas, considere a incorporação de tratamentos específicos em sua rotina. Novamente, consulte um dermatologista para orientação sobre os produtos e ingredientes adequados.

Beba água e mantenha uma dieta saudável

A hidratação interna é tão importante quanto a externa. Beba bastante água para manter a pele bem hidratada. Além disso, uma dieta rica em nutrientes, como vitaminas e antioxidantes, beneficia a saúde da pele.

Atenção aos sinais da pele

Esteja atento a quaisquer alterações na sua pele, como novas manchas, texturas irregulares ou irritações persistentes. Se notar algo incomum, consulte um dermatologista.

Como o RH pode promover Dezembro Laranja e os cuidados com a pele?

Agora que você sabe da importância em promover os cuidados com a pele, vamos te dar algumas dicas em como os RH e lideranças podem falar sobre Dezembro Laranja com seus times e contribuir com uma empresa mais saudável. Vem com a gente!

Conscientização e educação

O RH pode liderar iniciativas educacionais, promovendo palestras, workshops ou webinars sobre os riscos do câncer de pele, os benefícios dos cuidados preventivos e a importância do Dezembro Laranja. 

Essas atividades podem ser conduzidas por profissionais de saúde, como dermatologistas, para fornecer informações confiáveis.

Campanhas internas de comunicação

Desenvolver campanhas internas de comunicação é essencial. Isso pode incluir o uso de materiais visuais, e-mails informativos, cartazes em áreas comuns e outros canais de comunicação interna para destacar a relevância do Dezembro Laranja e incentivar a participação dos funcionários. 

#Dica: nós construímos um material sobre cuidados com a pele e queremos compartilhar com você! Ele é gratuito, informativo e interativo. Basta baixar aqui: 

Cuidados com a pele - dezembro laranja

Reconhecimento e incentivos

Reconheça e recompense os esforços dos colaboradores que participam ativamente das atividades relacionadas ao Dezembro Laranja. Isso pode criar um ambiente de apoio e incentivo à participação.

Piwi e a saúde do seu time

A Piwi é uma corretora digital que conta com um time de especialistas que apoiam nossos clientes em toda a jornada com seu plano de saúde e benefícios empresariais. Nós andamos lado a lado com as empresas desde a compra até a gestão de benefícios e saúde.

Se você quer criar o melhor pacote de benefícios para seu time, agende uma consultoria gratuita com nosso time.

Plano de saúde empresarial