Qual a importância de fazer um exame admissional?

É provável que todos os profissionais que já trabalharam em regime CLT tenham passado por exame admissional. Venha entender sua importância.

#Saúde do Trabalho

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

Quando um novo colaborador é contratado, o departamento de Recursos Humanos avalia as habilidades e competências do profissional, visando verificar sua aptidão para assumir determinado cargo. 

No entanto, além dos aspectos que se referem ao perfil profissional e comportamental do candidato, outros fatores são considerados no momento de realizar uma nova contratação. Entre os procedimentos necessários para a admissão, temos o exame admissional.

Neste post, você vai ler sobre:

O que é um exame admissional?

O exame admissional se trata de uma avaliação médica que analisa as condições físicas e mentais de um profissional que está em um processo de contratação por uma empresa.

Esse processo está descrito no Artigo 168 da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho:

Art. 168 – Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho:

I – na admissão;

II – na demissão

III – periodicamente.

Qual a importância de um exame admissional?

Para a empresa:

  • Reduz acidentes no ambiente de trabalho ao checar antecipadamente possíveis limitações dos profissionais;
  • Diminui o índice de absenteísmo gerado por doenças;
  • Assegura uma contratação tranquila, atestando que o profissional apresenta condições plenas de realizar suas tarefas;
  • Oferece orientação para a companhia e para o colaborador em casos de contratação de PcD e necessidades especiais.

Para o colaborador:

  • Registra o atestado de aptidão do colaborador, que dá respaldo legal no caso de problemas (como acidentes ou doenças ocupacionais, exemplificando). Isso garante que as complicações surgiram após a contratação;
  • Oferece uma manutenção do estado de saúde do funcionário para a execução das atividades.

Quais são os tipos de exame admissional?

Anamnese médica

A anamnese médica é um tipo de exame admissional que consiste em uma entrevista feita pelo médico com o paciente, que tem o objetivo de entender seu histórico de saúde física e mental.

Avaliação física e psicológica

Busca identificar a existências ocorrências de doenças ocupacionais. São realizadas medições tanto físicas quanto psicológicas, como batimentos cardíacos e pressão arterial.

Exames complementares

Caso a atividade demande uma avaliação específica, são solicitados exames complementares conforme com a função exercida. Por exemplo, audiometria para trabalhadores de telemarketing e acuidade visual para motoristas.

O que são exames ASO?

ASO significa Atestado de Saúde Ocupacional, ou seja, é um importante documento da Medicina do Trabalho. Como o nome já sugere, seu objetivo é atestar se o colaborador está apto (ou não) para exercer as suas funções para o cargo indicado.

Quais são os exames ASO obrigatórios?

1. Exames periódicos 

Os exames periódicos servem para fazer o acompanhamento da saúde do funcionário, como saúde mental no trabalho, e até permite ver se a tarefa exercida está desencadeando algum problema de saúde. 

Segundo as regras da CLT, esses exames devem ser feitos a cada 2 anos, para funcionários entre 18 e 45 anos. Para jovem aprendiz ou acima de 45 anos, anualmente.

2. Exame de mudança de função

Viu que o funcionário tem melhor desempenho em outra função? Bom, antes de mudá-lo de área, é preciso ir até uma clínica de exame admissional, onde a aptidão do funcionário é avaliada novamente.

3. Exame de retorno ao trabalho 

No exame de retorno ao trabalho, o empregado é avaliado de novo após um período de afastamento, independentemente do motivo. Aí, sim, pode retomar suas antigas funções. 

4. Exame demissional

O exame demissional é de grande importância, visto que garante os direitos do funcionário e, ao mesmo tempo, garante que a empresa esteja dentro da lei. 

Seu intuito é mostrar que não houve prejuízos à saúde do trabalhador decorrente do serviço prestado, além de comprovar seu estado para voltar ao mercado de trabalho. Lembrando que aqui é crucial que o indivíduo tenha usufruído de um bom plano de saúde empresarial.

FAQ

Qual o tempo para fazer um exame admissional?

O exame deve ser feito antes de iniciar as atividades no novo trabalho e sua validade é  de até 90 dias.

Quais exames não podem ser pedidos em um exame admissional?

Certos exames, segundo a legislação, não podem ser solicitados. São eles: HIV, teste de gravidez, esterilização e toxicológico.