5 benefícios da ginástica laboral para a empresa

#Saúde do Trabalho

Banner principal

por
Felipe Baeta

As jornadas de 8 horas por dia, muitas vezes desempenhadas na mesma posição por longas horas seguidas, podem afetar a saúde do colaborador. A ginástica laboral surge como conceito que consiste em uma série de exercícios que podem ser realizados no ambiente de trabalho.

Esse conjunto de exercícios ajuda a minimizar esses problemas, mas os benefícios da ginástica laboral para a empresa não param por aí. Com técnicas de respiração, alongamento, reeducação postural e percepção corporal, ela contribui para que as atividades de trabalho sejam confortáveis e seguras, para que o colaborador desempenhe melhor suas atividades.

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

Preparei uma lista com os principais ginásticas laborais benefícios para você conhecer e, quem sabe, colocar em prática. Vamos lá?

Benefícios da ginástica laboral

Listei 5 benefícios que a aplicação da ginástica laboral nas empresas oferece para colaboradores e para a organização. Confira abaixo:

  • Ajuda a prevenir doenças ocupacionais
  • Reduz os acidentes de trabalho
  • Diminui o absenteísmo
  • Elimina a tensão no ambiente de trabalho
  • Melhora a imagem da empresa

Saiba mais sobre cada vantagem:

1. Ajuda a prevenir doenças ocupacionais

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são alguns dos problemas mais comuns entre os colaboradores.

Segundo o estudo Saúde Brasil 2018, desenvolvido pelo Ministério da Saúde com dados da Sinan (Sistema de Informação de Agravos da Notificação), apontou um crescimento de 184% nos casos de LER e DORT em trabalhadores brasileiros entre 2007 e 2016. Além disso, os dados mostram que essas condições são as que mais acometem mulheres no ambiente de trabalho.

Isso é tanto consequência de uma postura inadequada durante o trabalho quanto da repetição de movimentos por horas a fio. A ginástica laboral, estando entre os benefícios corporativos, é uma oportunidade de pausa nessa rotina para o relaxamento muscular.

2. Reduz os acidentes de trabalho

Segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do SmartLab, o Brasil registra mais de 612 mil casos de acidentes de trabalho por ano. A ginástica laboral é uma das principais aliadas das empresas para diminuir os acidentes no dia a dia de trabalho.

As técnicas de alongamento, respiração e reeducação postural dos exercícios laborais também contribuem para o aumento do foco e atenção durante o trabalho. Assim o colaborador tem maior consciência dos seus limites e do momento certo para parar e recuperar as energias.

Isso leva à diminuição dos acidentes de trabalho provocados pelo esforço repetitivo e por desequilíbrio, por exemplo.

3. Diminui o absenteísmo

Os exercícios laborais têm função corretiva e preventiva. Ou seja, além de ajudar a reduzir possíveis dores e lesões, eles evitam o surgimento de outros problemas por meio de atividades que também melhoram a capacidade muscular e cardiorrespiratória.

Consequentemente, a melhoria gradativa do condicionamento físico dos colaboradores leva à diminuição do afastamento para tratamento de problemas de saúde.

4. Elimina a tensão no ambiente de trabalho

Além dos exercícios, a ginástica laboral também conta com dinâmicas e jogos cooperativos. Eles contribuem para a criação de um ambiente de trabalho mais descontraído.

Isso acaba facilitando a interação e a comunicação da equipe, reduzindo o estresse e favorecendo a produtividade.

5. Melhora a imagem da empresa

A Norma Regulamentadora 17 (NR-17) é chamada de Norma da Ergonomia. Ela reúne uma série de recomendações aos empregadores para que eles ofereçam aos colaboradores condições de trabalho confortáveis, seguras e que permitam o desempenho eficiente das atividades.

A ginástica laboral é uma excelente aliada da ergonomia, pois prepara fisicamente o colaborador para a execução das tarefas. Aliando essas duas práticas, a organização mostra que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida da equipe, o que melhora a imagem do negócio e contribui para a retenção de talentos. É um dos benefícios da empresa.

Quais os benefícios da ginástica laboral para colaboradores?

Além de benefícios para a empresa, a ginástica laboral resulta em diversas vantagens para os colaboradores. Confira abaixo quais são os principais benefícios da ginástica laboral para colaboradores:

  • Diminuição da fadiga
  • Alívio de dores no corpo
  • Diminui as chances do desenvolvimento de doenças ocupacionais crônicas
  • Melhora a qualidade de vida do colaborador
  • Cria um ambiente de trabalho mais agradável e beneficia o clima organizacional
  • Melhora a capacidade de foco e disposição

Como implementar a ginástica laboral na empresa?

Já falei aqui sobre os benefícios da ginástica laboral, mas não entrei na questão de quais exercícios e onde essas atividades podem ser realizadas. Aqui, vou mostrar como é simples implementar essa prática nas empresas. Antes, é importante conhecer quais são os principais tipos de ginástica laboral, vou falar sobre isso abaixo:

Quais são os tipos de ginástica laboral?

  • Ginástica laboral preparatória: a ginástica laboral preparatória tem como função a realização de exercícios para ativar o corpo para o trabalho. Isso inclui exercícios de mobilidade, coordenação motora e flexibilidade.
  • Ginástica laboral compensatória: A ginástica laboral compensatória é composta por exercícios de mobilidade e alongamento com foco em compensar tensões e dores musculares devido ao uso excessivo do corpo como em funções com atividades repetitivas.
  • Ginástica laboral de relaxamento: a ginástica laboral de relaxamento é feita no final do dia de trabalho com a aplicação de exercícios de controle da respiração, alongamento e meditação para aliviar tensões e dores da jornada.

Após conhecer os tipos de ginástica laboral, acho que já deu para entender que não é necessário ter um espaço específico para a prática dos exercícios laborais. A ginástica laboral pode ser realizada nos próprios postos de trabalho.

Desse modo, fica até mais fácil conquistar a adesão da equipe, que não precisa realizar grandes deslocamentos para participar das aulas.

Para implementar a ginástica laboral na empresa, os meios mais fáceis são:

  • Contratar um educador físico para ministrar as atividades
  • Contratar uma empresa especializada para aplicar as atividades no dia a dia (esse é mais indicado para empresas com muitos colaboradores)

Investir na ginástica laboral para a empresa não se trata apenas de pensar em reduzir custos. Significa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e manutenção da saúde dos colaboradores, além de ajudar a aliviar as tensões das rotinas de trabalho e dar leveza ao clima organizacional. Incluir esses exercícios na rotina de sua empresa não é uma tarefa complicada. Por isso, não dá para ficar fora dessa. 

Gostou desse post? Agora eu quero saber sua opinião sobre o assunto! A prática é adotada em sua empresa? Como anda a ergonomia em seu ambiente de trabalho? Participe dessa conversa aqui nos comentários.

FAQ

Quais são os principais benefícios da ginástica laboral para colaboradores?

A prática da ginástica laboral ajuda a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, diminuindo a fadiga e as probabilidades do desenvolvimento de doenças crônicas, além de ajudar a melhorar o foco, a disposição e a concentração durante o trabalho.

Como praticar a ginástica laboral na empresa?

Como o próprio nome já diz, esse método de ginástica é realizado no ambiente laboral, ou seja, pode ser feita no seu próprio posto de trabalho ou em algum espaço livre da empresa.

Quais são os 4 tipos de ginástica laboral?

Caso não saiba, a ginástica laboral pode ser dividida em 4 tipos, sendo eles: Ginástica laboral preparatória, Ginástica laboral, Ginástica laboral compensatória e Ginástica laboral de relaxamento.

Como implementar a ginástica laboral na empresa?

As melhores formas de implementar a ginástica laboral na empresa é contratar profissionais ou empresa especializada para coordenação a ministração das atividades e incentivar os colaboradores a participarem dos exercícios.