por
Felipe Baeta

Jornadas de 8 horas por dia, muitas vezes desempenhadas na mesma posição por longas horas seguidas, podem afetar a saúde do colaborador. Alguns exercícios ajudam a minimizar esses problemas, mas os benefícios da ginástica laboral para a empresa não param por aí.
Essa prática reúne um conjunto de atividades físicas aplicadas durante o expediente de trabalho. Com técnicas de respiração, alongamento, reeducação postural e percepção corporal, ela contribui para que as atividades de trabalho sejam confortáveis e seguras, para que o colaborador desempenhe melhor suas atividades.
Preparei uma lista com os principais ginásticas laborais benefícios para você conhecer e, quem sabe, colocar em prática. Vamos lá?
Benefícios da ginástica laboral
Listei 5 benefícios que os exercícios laborais oferecem para colaboradores e para a organização. Confira!
- Ajuda a prevenir doenças ocupacionais
- Reduz os acidentes
- Diminui o absenteísmo
- Elimina a tensão no ambiente de trabalho
- Melhora a imagem da empresa
Saiba mais sobre cada vantagem:
1. Ajuda a prevenir doenças ocupacionais
A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são alguns dos problemas mais comuns entre os colaboradores. Isso é tanto consequência de uma postura inadequada durante o trabalho quanto da repetição de movimentos por horas a fio. A ginástica laboral, estando entre os benefícios corporativos, é uma oportunidade de pausa nessa rotina para o relaxamento muscular.
2. Reduz os acidentes
As técnicas de alongamento, respiração e reeducação postural dos exercícios laborais também contribuem para o aumento do foco e atenção durante o trabalho. Assim o colaborador tem maior consciência dos seus limites e do momento certo para parar e recuperar as energias.
Isso leva à diminuição dos acidentes de trabalho provocados pelo esforço repetitivo e por desequilíbrio, por exemplo.
3. Diminui o absenteísmo
Os exercícios laborais têm função corretiva e preventiva. Ou seja, além de ajudar a reduzir possíveis dores e lesões, eles evitam o surgimento de outros problemas por meio de atividades que também melhoram a capacidade muscular e cardiorrespiratória.
Consequentemente, a melhoria gradativa do condicionamento físico dos colaboradores leva à diminuição do afastamento para tratamento de problemas de saúde.
4. Elimina a tensão no ambiente de trabalho
Além dos exercícios, a ginástica laboral também conta com dinâmicas e jogos cooperativos. Eles contribuem para a criação de um ambiente de trabalho mais descontraído.
Isso acaba facilitando a interação e a comunicação da equipe, reduzindo o estresse e favorecendo a produtividade.
5. Melhora a imagem da empresa
A Norma Regulamentadora 17 (NR-17) é chamada de Norma da Ergonomia. Ela reúne uma série de recomendações aos empregadores para que eles ofereçam aos colaboradores condições de trabalho confortáveis, seguras e que permitam o desempenho eficiente das atividades.
A ginástica laboral é uma excelente aliada da ergonomia, pois prepara fisicamente o colaborador para a execução das tarefas. Aliando essas duas práticas, a organização mostra que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida da equipe, o que melhora a imagem do negócio e contribui para a retenção de talentos. É um dos benefícios da empresa.
Como adotar essa prática?
Não é necessário um espaço específico para a prática dos exercícios laborais e eles podem ser realizados nos próprios postos de trabalho. Desse modo, fica até mais fácil conquistar a adesão da equipe, que não precisa realizar grandes deslocamentos para participar das aulas.
Existem duas opções para a implementação da ginástica laboral. Uma delas é a contratação direta de um profissional habilitado para ministrar as atividades. Já em ambientes com um número maior de colaboradores, pode ser interessante contratar o serviço de empresas especializadas.
Investir nos benefícios ginástica laboral para a empresa não se trata apenas de pensar em reduzir custos. Significa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e manutenção da saúde dos colaboradores, além de ajudar a aliviar as tensões das rotinas de trabalho e dar leveza ao clima organizacional. Incluir esses exercícios na rotina de sua empresa não é uma tarefa complicada. Por isso, não dá para ficar fora dessa.
Gostou desse post? Agora eu quero saber sua opinião sobre o assunto! A prática é adotada em sua empresa? Como anda a ergonomia em seu ambiente de trabalho? Participe dessa conversa aqui nos comentários.
FAQ
Melhora a circulação sanguínea;
Melhora aspectos relacionados aos tendões;
Correção da postura;
Reduz de forma significativa a fadiga, estresse e sedentarismo;
Prevenção de doenças causadas por repetições, como o esforço de ler diariamente, por exemplo.
Como o próprio nome já diz, esse método de ginástica é realizada no ambiente laboral, ou seja, pode ser feita no seu próprio posto de trabalho ou em algum espaço livre da empresa.
Caso não saiba, a ginástica laboral pode ser dividida em 4 tipos, sendo eles: Ginástica laboral preparatória, Ginástica laboral, Ginástica laboral compensatória e Ginástica laboral de relaxamento.