Como funciona a gestão comportamental em empresas?

#Gestão Empresarial

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por
Conteúdos Piwi

O mercado empresarial vem se transformando bastante nos últimos anos, um reflexo da mudança de mentalidade dos profissionais e empresários atuantes. A gestão comportamental, por exemplo, trata-se de uma estratégia relativamente nova, com foco na organização, que dá atenção ao desenvolvimento dos colaboradores e almeja um ambiente de trabalho saudável e motivador.

E quem é o responsável por este processo? Claro, nosso querido RH, que já trabalha com o bem-estar dos profissionais. Vamos entender melhor a ideia!

O que é gestão comportamental?

A gestão comportamental é, basicamente, um método de gerenciamento bem usado nos últimos anos que tem como principal objetivo entender o comportamento dos colaboradores e aproveitar ao máximo suas habilidades. Ela tem uma abordagem mais estratégica e pode ser empregada em qualquer segmento dentro da empresa.

Avaliação de perfil comportamental

A avaliação de perfil comportamental é uma análise feita minuciosamente pelos gestores de RH sobre o modo de agir e de pensar, além das atitudes e comportamentos de um funcionário (ou potencial funcionário).  Em empresas, é de grande importância nos processos de recrutamento e seleção, assim como no desenvolvimento de habilidades dos colaboradores, pois identifica o “retrato” de uma pessoa e norteia ela para um determinado cargo.

Principais perfis comportamentais

Comunicador

O comunicador tem grande facilidade para estabelecer conexões novas com os outros membros do time. Ou seja, há uma aptidão para funções que envolvem  a atividade de ensino ou mentoria. 

Executor

Trata-se de um perfil baseado em competitividade e força. E existe um reflexo altamente positivo nisso, pois são essas pessoas que estão sempre buscando por melhorias individuais.

Planejador

Como o próprio nome sugere, o planejador gosta de ter a maior previsibilidade possível. Assim, mudanças repentinas não são muito bem-vindas e podem causar desconforto para ele. 

Analista

Pessoas com tal comportamento prezam pelo trabalho bem executado e com grande riqueza de detalhes. Por um lado, pode gerar conflito com gestores mais acelerados, por outro, a entrega é feita com muita qualidade.

Os benefícios de adotar a estratégia

O principal benefício da implementação da metodologia da gestão comportamental é, sem dúvidas, a melhoria no clima organizacional e a promoção do alinhamento entre os profissionais e a cultura da organização.

Além disso, a valorização do capital humano é extremamente importante. Quando a empresa compreende o perfil de cada colaborador, ela se torna capaz de planejar ações e construir planos de carreira assertivos, o que influencia na produtividade.

Outro benefício interessante é o fato da estratégia facilitar o processo de recrutamento e seleção. Saber mapear o perfil ideal para cada vaga e identificar quais competências são primordiais nos candidatos significa admitir um funcionário que dialoga com o que a organização pensa e faz. Por meio dos testes de comportamento, aplicados pela gestão comportamental, é possível selecionar os candidatos mais alinhados.