por
Conteúdos Piwi
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para a saúde masculina. E a campanha do Novembro Azul aborda a necessidade de conscientização sobre o tema. Com a maior parte de colaboradores homens entre os trabalhadores ativos no Brasil, as empresas têm a responsabilidade de abrir espaço para debater o assunto e conscientizar. Afinal, melhor do que gestão de doença é cuidar da saúde e prevenção.
Falar sobre o câncer de próstata para homens é muito importante! Esse tipo de câncer é o segundo mais incidente e que mais mata homens no Brasil. Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 71,7 mil novos casos da doença são esperados por ano, entre 2023 e 2025.
Aqui, vamos mostrar como empresas podem se engajar na causa e qual é o papel do RH para planejar ações que impactem os colaboradores sobre o Novembro Azul. Bora lá!
Confira o que você vai encontrar neste artigo:
- Qual é o significado do Novembro Azul?
- Como surgiu o Novembro Azul?
- Novembro Azul no Brasil
- Por que falar sobre o Novembro Azul nas empresas?
- Como o RH pode promover o Novembro Azul na empresa?
- Piwi e Novembro Azul
Qual é o significado do Novembro Azul?
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização ao câncer de próstata. Seguindo a mesma linha do Outubro Rosa, a campanha busca incentivar homens a terem melhores hábitos e fazerem os exames necessários para prevenção de doenças, incluindo o exame de toque, essencial para o diagnóstico do câncer de próstata, com a regularidade necessária.
Como surgiu o Novembro Azul?
A campanha surgiu em 2003 na Austrália graças a um grupo de amigos inspirados pelo crescimento da campanha do Outubro Rosa, os amigos decidiram iniciar uma campanha que conscientizasse e engajasse homens sobre o câncer de próstata.
O grupo de amigos deixou aos bigodes cresceram e realizaram ações em 17 de novembro daquele ano, data que hoje é marcada como o Dia Mundial do combate ao câncer de próstata. No ano seguinte, o grupo criou a fundação November Foundation com o objetivo de angariar recursos e expandir a campanha pelo mundo.
Novembro Azul no Brasil
No Brasil, a campanha chegou apenas em 2008 com o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha “Um toque, um drible” foi lançada para desmistificar o tabu por trás do exame do toque entre os homens.
Desde 2016, o Novembro Azul no país ganhou um sentido muito mais amplo. Além de ações de conscientização ao câncer de próstata, a campanha busca abranger discussões e ações para promover a saúde integral e permanente do homem.
Por que falar sobre o Novembro Azul nas empresas?
Nas empresas, promover essa conscientização pode incentivar os funcionários a cuidarem melhor de sua saúde e a realizar exames preventivos. Com o crescimento dos trabalhadores ativos com mais de 40 anos, o tema se torna ainda mais importante, já que o câncer de próstata é mais incidente em homens com mais de 40 anos.
Com isso, incentivar a realização do exame de toque e falar sobre o problema para romper tabus é importante para a saúde dos colaboradores e cumpre uma função de responsabilidade social nas empresas.
Além de que cuidar da saúde dos funcionários é fundamental para o bem-estar e a produtividade no ambiente de trabalho. Afinal, a vida pessoal influencia diretamente a vida profissional das pessoas, não podemos negar!
Ah, e como sabemos, gestão de saúde pode influenciar na sinistralidade e, consequentemente, no reajuste do seu plano de saúde.
Há várias formas de promover uma campanha tão importante como essa, e vamos falar melhor sobre, a seguir.
Como o RH pode promover o Novembro Azul na empresa?
Dentro de empresas, a campanha do Novembro Azul pode ser desenvolvida de muitas formas. O papel do RH é realizar ações que gerem impacto e incentivem os colaboradores a fazerem o exame de toque ou, caso não estejam na idade, saibam mais sobre a doença e a importância de fazer o exame e de cuidar da própria saúde.
É uma oportunidade de sensibilizar os colaboradores para uma causa tão importante. Porém, não podemos esquecer que ainda há grande tabu em relação ao assunto.
Confira abaixo algumas ações que podem ser desenvolvidas pelo RH para promover o Novembro Azul nas empresas e algumas dicas Piwi:
Promova palestras com especialistas
Nada melhor do que especialistas para explicar sobre o câncer de próstata. Por isso, durante o mês de novembro convide profissionais de saúde como urologistas e oncologistas para falar sobre a doença.
Essa também é uma oportunidade para gerar discussão entre os colaboradores. As palestras devem abrir espaço para tiragem de dúvidas e ouvir depoimentos de colaboradores de suas histórias, não só com o câncer de próstata, mas com o cuidado geral com a saúde do homem.
Estabeleça parcerias com organizações de saúde e que se dediquem à conscientização sobre o câncer de próstata. Isso pode proporcionar recursos adicionais e conhecimento especializado.
Promova uma campanha geral
Além da palestra, também é válido pensar em campanhas que vão além. Usar meios de comunicação da empresa, as próprias redes sociais e canais digitais podem facilitar a promoção da mensagem.
Busque histórias inspiradoras, depoimentos de funcionários e dê dicas de saúde masculina. Crie hashtags específicas para a campanha e encoraje os colaboradores a compartilharem conteúdo em suas próprias redes sociais sobre o assunto.
Outra forma de promover o novembro azul na empresa é por meio de cartilhas informativas que podem ser distribuídas para os colaboradores. A empresa também pode criar ou ter uma edição de Novembro Azul da sua newsletter.
Incentivo do exame
O RH pode mapear os colaboradores que tem indicação para a realização do exame de toque e oferecer incentivos para o exame. Esse pode ser o empurrãozinho que faltava para que os colaboradores homens precisavam para agir pela própria saúde.
Essa é uma ação direta e que pode ser desenvolvida em parceria com clínicas, hospitais e com a sua própria operadora de plano de saúde.
Você também pode pensar em incentivos ou reconhecimento aos funcionários que participarem das atividades de conscientização ou que realizarem exames de saúde preventivos. Prêmios simbólicos ou reconhecimento público podem motivar a participação.
Piwi e Novembro Azul
Aqui na Piwi, nós não só facilitamos o dia a dia do seu RH com nossa plataforma de gestão de benefícios, mas também andamos lado a lado com seus colaboradores.
Todo mês, compartilhamos com o seu RH campanhas de conscientização sobre os meses coloridos e suas respectivas causas. Se você quiser baixar nosso conteúdo de Novembro Azul, pode acessar a nossa página e se inscrever.