Dicas para melhorar o engajamento dos colaboradores

#Gestão de RH

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por
Conteúdos Piwi

Colaboradores engajados vão além, esforçam-se ao máximo e tomam a iniciativa para impulsionar o sucesso da empresa. Eles têm uma mentalidade empreendedora, trazendo entusiasmo, paixão e uma energia contagiante para suas tarefas diárias. 

Além de estarem motivados, são totalmente comprometidos e fiéis, o que os torna verdadeiros profissionais de destaque, com uma contribuição valiosa para os resultados da organização.

Mas a grande questão é: como engajar sua equipe e manter um bom engajamento?

Índice

O que é engajamento de colaboradores?

O engajamento de pessoas nada mais é que a criação de um envolvimento pessoal e profissional com a empresa, em que a pessoa confia na organização e, principalmente, identifica-se com os objetivos e com a cultura organizacional que é passada.

O profissional engajado, portanto, “veste a camisa da empresa” e pensa no sucesso da equipe em geral. Assim, sempre está atrás de bons resultados e de realizar seu trabalho com excelência. Neste artigo, te explicaremos certinho como a empresa pode despertar esse sentimento!

Colaboradores motivados? Melhores resultados!

Quais os benefícios de manter um alto engajamento?

Quando os colaboradores estão realmente engajados, eles vão além do esperado, estão sempre em busca de aprendizado constante e têm uma veia criativa pulsante. Além disso, eles se tornam verdadeiros embaixadores da sua empresa, representando-a com orgulho. Isso se relaciona com a felicidade no trabalho.

Mas não para por aí! O engajamento também tem um impacto significativo em outros aspectos importantes, como a taxa de absenteísmo, ou seja, a frequência com que os funcionários faltam ao trabalho. Alinhados com os objetivos da organização, eles são mais propensos a comparecer de forma consistente, pois estão motivados e valorizam sua contribuição. 

Consequentemente, reduz-se a taxa de turnover, uma vez que a equipe tende a continuar na empresa  por mais tempo, pois encontram significado e realização no trabalho que realizam.

Melhora significativa de produtividade e desempenho

Segundo uma pesquisa feita pela empresa Gallup, a produtividade sobe em 18% quando se tem colaboradores engajados. Afinal, há um senso de comprometimento mais forte em relação ao trabalho e à organização. Eles se sentem conectados aos objetivos e valores da empresa, o que os motiva a dar o seu melhor. Esse comprometimento resulta em um maior empenho em alcançar metas e cumprir prazos e tarefas.

Além disso, é possível notar uma maior atenção aos detalhes, uma busca pela excelência e um compromisso com a qualidade do trabalho entregue. Aumentar a qualidade do trabalho é essencial para melhorar o desempenho e a reputação da empresa.

Quais os desafios de manter o engajamento?

Deu para entender que o engajamento do time traz muitos benefícios interessantes, mas não se trata de uma tarefa fácil. Listamos para você os principais desafios que podem atrapalhar isso:

  • Falta de propósito e conexão: quando os colaboradores não entendem claramente a finalidade do seu trabalho ou não se sentem conectados aos objetivos da empresa, é difícil manter seu engajamento. A falta de alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais também pode levar a uma falta de motivação.
  • Falta de autonomia e empowerment: se a equipe não tem autonomia para tomar decisões e não se sente capacitada para realizar seu trabalho de forma independente, isso pode levar ao desengajamento. Sentir-se controlado ou “microgerenciado” pode minar a confiança e o entusiasmo das pessoas.
  • Falta de reconhecimento e recompensas: o reconhecimento regular e a recompensa pelo bom desempenho são fatores cruciais para manter o engajamento dos colaboradores, mas sabemos que nem sempre isso é possível. No entanto, quando não há um sistema de reconhecimento justo e transparente, os colaboradores podem se sentir desvalorizados e desmotivados.
  • Comunicação deficiente: uma comunicação inadequada ou inconsistente pode levar a mal-entendidos, falta de clareza e frustração. E não é uma coisa muito difícil de acontecer, concorda? Por isso, torna-se um desafio.

Quais os principais indicadores de um bom engajamento?

  1. Levantamentos sobre o ambiente de trabalho

A coleta de informações é crucial para compreender o envolvimento dos colaboradores dentro da organização. O propósito é avaliar o grau de familiaridade com a cultura corporativa e a satisfação dos funcionários em relação à empresa. No entanto, é importante ressaltar que essas avaliações devem ser feitas de forma anônima

  1. Medições de desempenho

A obtenção de medições de desempenho pode ser realizada por meio de recursos de gerenciamento. Aqueles mesmo que são utilizados para avaliar os aspectos técnicos do comprometimento dos funcionários na organização.

  1. Índices da empresa

Uma maneira de avaliar o nível de engajamento dos funcionários é por meio da análise dos dados internos da empresa. Veja números como o índice de faltas, ausências, justificadas e atrasos. Quanto mais elevados esses índices estiverem, maior será a indicação de desmotivação entre os colaboradores.

Como aumentar e manter o bom engajamento dos colaboradores?

Manter e melhorar o engajamento dos colaboradores é um desafio constante, principalmente, com as mudanças de comportamento do mercado. Mas separamos aqui as formas mais eficientes para concluir a missão:

Tenha uma boa liderança

Ter líderes habilidosos, entusiasmados e proativos é fundamental para estimular o engajamento dos colaboradores. Mostrar interesse genuíno e dedicar tempo para compreender as necessidades e aspirações de cada funcionário é crucial para que eles se sintam valorizados e percebam o impacto positivo de sua contribuição para a empresa. 

E, claro, manter uma comunicação regular com eles faz com que entendam como a experiência no ambiente de trabalho pode ser aprimorada. Descubra o que os motiva e como eles definem o sucesso pessoal, para que você possa criar um ambiente gratificante onde possam crescer e prosperar.

Ofereça oportunidades de crescimento

Tenha uma conversa franca com seu colaborador acerca do seu plano de crescimento profissional. A empresa está aproveitando todo o seu potencial? Existem novos projetos nos quais ele possa se envolver e aprimorar suas habilidades? 

Discuta as oportunidades de capacitação e desenvolvimento que podem ajudá-lo a progredir dentro da organização e ofereça feedbacks objetivos e consistentes sobre como ele pode melhorar seu desempenho.

Dê autonomia para as equipes

Quando a equipe está totalmente envolvida, alcançar metas se torna algo que acontece todos os dias. No entanto, os trabalhos são ainda melhores quando a equipe participa ativamente na definição dessas metas.

Essa colaboração cria um senso de pertencimento e fortalece ainda mais a conexão entre objetivos individuais e os objetivos da empresa. Como resultado, as equipes passam a atuar de maneira proativa para alcançar os melhores resultados possíveis.

Reconheça um bom trabalho

Para manter a motivação de um colaborador e incentivá-lo a dar o seu melhor pela empresa, é fundamental garantir que ele saiba que seus esforços serão reconhecidos e recompensados. Valorize o seu trabalho regularmente, elogiando suas conquistas, dando feedback e oferecendo incentivos que os inspirem a aprimorar ainda mais seu desempenho. Reserve um tempo para celebrar as vitórias de forma que sejam significativas para eles.

H2 | Relação entre engajamento de colaboradores e benefícios corporativos

O engajamento no trabalho está 100% ligado aos benefícios corporativos oferecidos pela empresa. Quando os funcionários se sentem valorizados e têm acesso a benefícios atrativos, isso aumenta seu nível de engajamento e satisfação no trabalho. Na verdade, é uma forma de demonstrar a preocupação com o bem-estar com a pessoa que está ali.

Como a Piwi pode te ajudar

A Piwi sempre está pensando no melhor para a sua gestão. Aqui, estamos sempre prontos para te ajudar na escolha e gestão dos melhores  planos de saúde e benefícios do mercado.
Nós facilitamos a vida do RH e, consequentemente, ajudamos na sua estratégia para melhorar o engajamento dos colaboradores e de promover maior bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

O que é engajamento de colaboradores?

O engajamento de colaboradores refere-se ao nível de comprometimento, motivação e envolvimento dos funcionários com seu trabalho e com a organização em que estão inseridos.

Por que o engajamento dos funcionários em uma empresa é importante?

Funcionários engajados tendem a ser mais produtivos, criativos, leais e comprometidos com os objetivos da organização. Além disso, o engajamento influencia positivamente a satisfação no trabalho.

Como medir o engajamento dos colaboradores?

Existem diversas formas de medir o engajamento dos colaboradores. Pesquisas de clima organizacional, questionários de avaliação de engajamento, entrevistas individuais e grupos de discussão são algumas das ferramentas utilizadas.

Como escolher os melhores benefícios corporativos para elevar o engajamento da minha equipe?

É essencial realizar pesquisas para compreender as necessidades e desejos dos colaboradores. Com base nessas informações, priorize benefícios que atendam a essas demandas e estejam dentro do orçamento disponível.