Diversidade e inclusão nas empresas: importância e como promover

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

Promover a diversidade na empresa é um compromisso que vai além do discurso. A diversidade traz benefícios reais para as organizações, estimulando a inovação, melhorando a retenção de talentos e criando um ambiente de trabalho mais inclusivo e produtivo.

Se olharmos um pouco para as pesquisas disponíveis, vemos uma tendência forte na implementação de políticas e incentivos para diversidade e inclusão. Isso mostra que há uma necessidade no mercado, mas será que estamos olhando para o lado certo? Será que estamos sendo eficientes? 

Nem sempre, pesquisas mostram também que muitas pessoas ainda não se sentem a vontade para serem elas mesmas no ambiente de trabalho. E isso, por mais que não pareça, pode ser um problema quando falamos de futuros, de inovação e gestão estratégica. 

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre o contexto de diversidade inclusão nas empresas, trazendo um olhar analítico e pensando no futuro da gestão.  

  • O que é diversidade e inclusão nas empresas?
  • Importância para as empresas
  • Como promover e quais os desafios?
  • Como melhorar a realidade da diversidade na sua empresa?
  • O que podemos esperar do futuro da diversidade na empresa?
  • O Futuro do RH com a Piwi 

O que é diversidade e inclusão nas empresas?

Você sabe o que é diversidade e inclusão nas empresas? A diversidade está presente nas empresas, uma vez que as equipes são formadas por pessoas de diferentes gêneros, etnias, idades, formações, visões e vivências. Isso é fundamental para promover a igualdade, a criatividade e a inovação dentro do negócio.

A riqueza, especialmente de ideias e percepções, abre portas para inúmeras possibilidades na solução de problemas e condução de atividades. Sem falar que promover a diversidade nas empresas significa respeitar as diferenças entre nós.

Agora, falando de inclusão e leis, segundo o artigo 93 da Lei nº 8.213/91, a empresa com 100 ou mais funcionários deve preencher de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência. É necessário seguir a seguinte proporção:

  • Até 200 funcionários – 2%
  • De 201 a 500 funcionários – 3%
  • De 501 a 1.000 funcionários – 4%
  • De 1.001 funcionários em diante – 5%

Importância para as empresas

A questão da diversidade nas empresas tem sido muito discutida, afinal é reconhecida como um fator essencial para a inovação e o crescimento. 

As organizações estão cada vez mais conscientes da importância de criar um impacto social, bem como de promover igualdade de oportunidades para todos os colaboradores, independentemente das suas pluralidades, como gostamos de dizer aqui na Piwi. 

Mas por quê? Vamos olhar para alguns fatores separadamente:

Pertencimento, engajamento e inovação

Todos queremos nos sentir confortáveis em sermos nós mesmos, só assim é possível gerar o sentimento de pertencimento. E se sentir pertencente a um ambiente é essencial para que os colaboradores sejam valorizados, respeitados e incluídos.

O engajamento com o trabalho e com a organização é consequência de tudo isso, além do aumento da produtividade e da criatividade.

Cultura e rotatividade

A falta da diversidade pode criar um ambiente com uma cultura que chega a ser até tóxica, afetando a saúde mental dos funcionários, e levando ao aumento da rotatividade e à perda de talentos

Lembra do “quiet quitting”? Sim, uma cultura que não preza pela diversidade chega a aumentar a quantidade de colaboradores com comprometimento baixo, impactando a eficiência da equipe e a qualidade do trabalho. Tem até um artigo da VocêSA que explora mais essa relação. 

Marca empregadora e crescimento 

A diversidade também desempenha um papel fundamental na construção da marca empregadora. Uma organização que é reconhecida por sua cultura inclusiva atrai profissionais talentosos e diversos, que estão em busca de um ambiente seguro e propício ao cuidado. Isso fortalece a reputação da marca no mercado e entra até como um diferencial competitivo. 

O crescimento da empresa e os resultados também são consequência de uma marca atrativa e inovadora. 

Como promover e quais os desafios?

Não existe receita de bolo para o caso. Cada empresa vive uma realidade com seu time de colaboradores. Mas podemos dizer que o primeiro passo é criar um ambiente de trabalho seguro para todos envolvidos, para que, assim, dê para fazer um diagnóstico e pesquisas sobre características autodeclaradas. Bem como o nível de inclusão e acolhimento que os funcionários enxergam lá dentro.

Ou seja, faça um mapeamento de toda a empresa, dos líderes aos estagiários, e depois trace estratégias de admissão para diversificar a população interna. Há a possibilidade, ainda, de oferecer benefícios corporativos condizentes com os ideais da diversidade.

A diversidade e a inclusão são temas urgentes nas companhias mundo afora, causando certa ansiedade em querer aplicar essas políticas. No entanto, é importante ter calma e paciência para entender que transformações desse tamanho não acontecem do dia para noite.

Um grande desafio é estruturar os processos, definir objetivos e metas. Como qualquer outra ação da empresa, é preciso ter planejamento, foco e mensuração. Caso contrário, o projeto pode se tornar pouco eficiente.

Além disso, vamos combinar que não é tão fácil assim romper com as mazelas estruturais que possuímos. Tais como o machismo, racismo, homofobia e outras formas de preconceito. Afinal, elas estão enraizadas na sociedade, é uma questão cultural que leva tempo para ser dissolvidas.

Como melhorar a realidade da diversidade na sua empresa?

Melhorar a realidade da diversidade na empresa requer um compromisso e esforço contínuo. É necessário criar políticas eficazes de inclusão, valorizar a diversidade de perspectivas e garantir representatividade. 

O primeiro passo começa na cultura organizacional. Sem ter uma cultura que preza pela diversidade, inclusão, inovação e gestão de pessoas humanizada, é muito difícil conseguir trazer uma estratégia eficiente. 

Também ressaltar que não adianta só abrir vagas afirmativas, contratar pessoas diversas e não ter uma gestão eficiente para atender às suas necessidades. Vale se perguntar quais são essas diversidades? Como ajudar esses colaboradores a se sentirem pertencentes e se integrarem na equipe? Há necessidades específicas? Quais são elas?

Agora você pode estar se perguntando quem é responsável por tudo isso? 

Todos temos a responsabilidade de promover e cuidar da diversidade na empresa, desde os C-leves, líderes, gestores e profissionais de RH, até analistas e estagiários. Mas, claro, pessoas que têm maior influência na organização são definidores do sucesso da estratégia. 

Lembrando que a comunicação e a transparência são essenciais neste processo. Compartilhar pautas sobre os desafios e o progresso, é uma forma de conseguir melhores resultados.

O que podemos esperar do futuro da diversidade na empresa?

Já sabemos que precisamos de times plurais. Entendemos o quanto a diversidade é essencial para as empresas, mas e o futuro? O que podemos esperar? 

No nosso videocast falamos bastante sobre diversidades e pluralidades. Você pode conferir o episódio aqui: 



Estamos navegando por águas com maior conscientização, ações e integração dessa temática nas estratégias de negócios. E esta é uma tendência que tende a ter grande enfase no futuro. Claro que esperamos maior representatividade em cargos de liderança, times mais diversos e seguros para sermos nós mesmos. 

Mas também não podemos excluir que as tecnologias poderão ser um divisor de águas para essas pautas no futuro. Falamos aqui das tecnologias sociais que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente as mais vulneráveis. 

Essas tecnologias vão dar grande suporte para as empresas, para o RH e vão fazer parte da gestão. 

O Futuro do RH com a Piwi 

Aqui na Piwi, nós temos o compromisso de otimizar os processos de gestão de plano de saúde e benefícios do seu RH. Mas não paramos por aí. 

Trazemos sempre conteúdos importantes para ajudar o RH a se manter informado e estratégico. Se você ainda não conhece o Futuro do RH, nosso videocast, corre para o YouTube e veja