Employer Branding: o que é, conceito, estratégias e mais!

#Gestão de RH

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por
Conteúdos Piwi

Com certeza você já ouviu falar em Employer Branding. Esse termo "moderninho" tá super em alta (ainda mais entre os profissionais de gente e gestão). Mas será que você sabe de fato o que é isso, quais os benefícios e, o principal, como aplicar na sua empresa? Vem comigo que eu te explico!

Conceito de Employer Branding

Employer Branding, ou Marca Empregadora, é uma estratégia utilizada para criar uma imagem positiva da empresa. Para isso, a organização implementa um conjunto de técnicas, práticas e atividades que geram uma percepção positiva tanto para os colaboradores, quanto para quem está fora. 

É a gestão da marca empregadora, como ela quer ser vista. Da mesma forma que existe o branding do produto, a empresa também precisa definir sua imagem para se posicionar no mercado. 

Como o Employer Branding ajuda minha empresa?

O Employer Branding, quando bem empregado, traz benefícios para a empresa e resolve muitas dores.

  • Atrair talentos

Existe uma disputa pelos mesmos talentos, algumas empresas ficam meses com vagas abertas até achar o candidato ideal. Com uma boa estratégia de Employer Branding sua empresa vai atrair profissionais mais capacitados.

  • Reter talentos

No nosso podcast Futuro do RH, a Kelly Barra, consultora de RH, disse que ⅓ das pessoas que estão no mercado pensam em buscar uma nova oportunidade nos próximos 3 ou 6 meses. Ou seja, esses profissionais querem sair de onde estão para buscar melhores oportunidades. Essa é outra dor que o Employer Branding ajuda a resolver, porque quando você constrói uma marca empregadora, você melhora a proposta de valor para o colaborador e, consequentemente, atrai e retém por mais tempo os melhores talentos.

Ouça aqui o nosso podcast:



  • Aumentar o engajamento e a produtividade

Engajar os colaboradores para que eles se mantenham produtivos e motivados é um desafio que muitas empresas enfrentam. Quando a organização oferece um ambiente saudável e agregador os profissionais se sentem mais motivados para alcançar os objetivos propostos. Eles “vestem a camisa” da empresa.

Estratégias de Employer Branding

Agora você vai aprender algumas estratégias de Employer Branding que irão te ajudar a colocar a mão na massa em uma gestão empresarial!

  • Olhar para o desenvolvimento e para a cultura da empresa

Para planejar estratégias de Employer Branding você precisa conhecer muito bem a sua marca. Você precisa saber onde está e para onde quer ir. Além disso, ter uma cultura organizacional forte e bem definida é fundamental.

  • Desenvolver o inbound recruiting 

Primeiro você precisa entender qual é a persona que você quer trazer para a empresa e onde está esse candidato. Depois, comece a enviar conteúdos relevantes para esses candidatos. Assim, você vai atrair o candidato e fazer com que ele opte por trabalhar na sua empresa

  • Ter influenciadores internos

Quando sua empresa tem uma imagem bem definida e relevante e na prática é um ótimo lugar para se trabalhar, os próprios colaboradores podem ser responsáveis por tornar isso público. Use-os como influenciadores. Eles podem contar como é a rotina na empresa e podem atrair pessoas que estejam alinhadas com aquilo que a organização busca.

  • Usar múltiplos canais

A empresa precisa estar presente em vários canais: tenha uma página de carreira, um Instagram, um LinkedIn, esteja presente em diversos lugares. E atenção: seja coerente nesses canais, você precisa contar a mesma história em todos eles.

  • Fazer uma avaliação de fit cultural

Fazer a avaliação de fit cultural é importante para entender se o perfil da pessoa está alinhado com o da empresa. 

Quem é responsável pelo Employer Branding na Empresa?

O employer branding tem relação com o RH, porque ele dá o tom de como vai ser a cultura, mas também tem muito de marketing. 

Você precisa criar estratégias de marketing que estejam alinhadas com a imagem que você quer passar da empresa. Como você vende isso para fora, qual vai ser o seu tom de voz, como você vai chegar nos seus candidatos. Tudo isso é fundamental para que os talentos que estão fora se identifiquem e queiram trabalhar na sua empresa.

Além do RH e do marketing, a liderança da empresa também precisa estar alinhada para fazer na prática o que se vende. De nada adianta pensar em uma estratégia sem implementar as ações. Quando um novo talento é atraído para a empresa, ao começar a trabalhar a pessoa precisa ver na prática tudo aquilo que a empresa disse que fazia.

Ou seja, quando falamos em Employer Branding, precisamos ter RH, marketing e liderança alinhados.

Como o Employer Branding vai ser usado no futuro?

Hoje as pessoas buscam o desenvolvimento através do autoconhecimento. Elas querem estar conectadas com o seu propósito, com a sua missão. A tendência é que, cada vez mais, o ser humano queira trabalhar em empresas que estejam alinhadas com seus valores e que possibilitem um desenvolvimento humano, além de profissional. 

Para falar sobre o futuro do Employer Branding, precisamos entender como vai ser o futuro das empresas.

O futuro das empresas

No futuro teremos dois tipos de empresa: as de plataforma e as de ecossistemas.

  • Empresas de plataforma

Serão empresas que irão operar com máquinas e sem humanos. Um aplicativo de transporte, por exemplo, hoje usa uma tecnologia embarcada muito grande, mas também usa o humano. Os motoristas são humanos. No futuro um carro autônomo provavelmente irá substituir esse motorista e essa empresa se tornará uma empresa de plataforma.  

Talvez essas empresas não tenham que se preocupar muito com Employer Branding, porque elas não precisarão atrair talentos humanos para fazer parte do time.

  • Empresas de ecossistemas

Por outro lado, as demais empresas, que irão precisar do humano, serão chamadas de empresas de ecossistemas. Nessas empresas o Employer Branding vai desempenhar um papel fundamental, porque o ser humano estará buscando experiências que o transformam e irá se conectar aos ecossistemas que o farão ir para sua próxima versão, mais evoluída. 

As empresas precisarão se posicionar como marca empregadora não só para atrair os talentos, mas para que esses talentos entrem nesse ecossistema, se desenvolvam, e passem a ser embaixadores da empresa no mercado. Teremos um processo de humanização cada vez maior, de identificação da pessoa com a empresa e evolução pessoal com profissional.

Como a tecnologia vai ajudar nas estratégias de Employer Branding

No futuro, a inteligência artificial e o metaverso deixarão de ser tecnologias embrionárias e passarão a fazer parte do nosso dia a dia. De acordo com a Ligia Zotini, nossa convidada do episódio do Futuro do RH que fala sobre esse tema, em aproximadamente 15 anos estarão no mercado os primeiros avatares que poderão ser programados. 

Nesse cenário, os funcionários das empresas terão gêmeos digitais que serão programados para falar sobre determinados aspectos da empresa. Em um processo seletivo, provavelmente, primeiro o candidato irá passar por um avatar com inteligência artificial no metaverso, que vai ser o espaço da empresa. Essa inteligência artificial estará programada para fazer a parte repetida do processo, a primeira fase. Só depois os candidatos pré-selecionados irão para o mundo físico para passar pela seleção final que será feita por humanos.

Ou seja, a tecnologia irá fazer a primeira camada de uma forma mais humana e mais orgânica do que temos hoje com os formulários e chatbots, mas o humano ainda vai ser o decisor final. 

Empresa: como o que você faz hoje vai impactar o seu amanhã

A geração que vai receber o metaverso é uma geração com mais preocupações ambientais, de ecossistema, diversidade, valores humanos, que está mais preocupada com uma carga horária de trabalho mais equilibrada, dentre outras coisas.

As empresas que não começarem a olhar hoje para essas questões e não estiverem conectadas com esse pulso de mudança constante, irão ficar no passado e terão mais dificuldade para atrair talentos.

Por isso a importância de começar hoje a traçar suas estratégias e a fortalecer o Employer Branding da sua empresa.

Quer saber mais?

Esse foi mais um post da série Futuro do RH. Espero que você tenha gostado. Como você pode ver, aqui, além de trazer um especialista para descomplicar o seu hoje, a gente te prepara pra se destacar também amanhã. 

E, se você quiser saber detalhes sobre o papo que batemos com a Kelly Barra e com a Ligia Zotini, corre lá no nosso podcast ou assista nosso videocast aqui:



Não perca os próximos episódios pra continuar mergulhando com a gente no Futuro do RH.