Liderança: a importância para o sucesso da sua empresa

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

As organizações estão prezando, cada vez mais, pela motivação e pelo bem-estar de seus colaboradores. Nesse contexto, as equipes precisam de líderes que sejam capazes de inspirar seus times e entregarem sempre mais e melhor.

É importante pensar nas lideranças do futuro e como desenvolvê-las. Aqui, vamos te mostrar quais são as principais características do líder do futuro e como o RH pode ajudar a desenvolver os novos líderes no dia a dia das empresas. Então, bora lá falar sobre liderança em empresas!

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

Qual a importância da liderança na empresa?

O comportamento do líder está intrinsecamente ligado ao desempenho dos funcionários. Portanto, se ele executa um trabalho de excelência, pode ser percebida uma maior produtividade dos liderados. É esta figura, através da gestão humanizada, que desperta os anseios das pessoas que estão à sua volta, incluindo o desejo de evoluir e desenvolver-se enquanto profissionais.

Em resumo, a importância da liderança nas empresas consiste no fato de conseguir incentivar e orientar um grupo a buscar um objetivo em comum, sendo um dos benefícios mais marcantes para o negócio.

Por isso, é importante que empresas busquem contratar, e principalmente, formar novos líderes através de um clima organizacional e a criação de uma cultura que forme profissionais criativos, inovadores e que saibam engajar colaboradores.

Quais são os principais tipos de liderança?

Atualmente, existem inúmeros tipos de liderança contemplados pelo mundo corporativo. Veja quais são as principais:

Liderança autocrática

Em uma liderança autocrática, as decisões são centralizadas em uma só voz. É um estilo tradicional, comumente encontrado em companhias com perfil mais conservador. Ou seja, não conversa muito com a evolução desse meio.

Liderança democrática

A palavra democracia tem o mesmo sentido da política em ambientes organizacionais. A liderança democrática permite (e incentiva) a participação dos funcionários nas tomadas de decisão.

Liderança liberal

Já a liderança liberal tende a intervir o mínimo possível. Está entre os tipos de liderança mais populares atualmente, afinal, têm características inovadoras, que vão no mesmo caminho das mudanças do mercado. Ela colabora bastante com o bom clima organizacional.

Como devem ser os líderes do futuro?

Os líderes do futuro são profissionais que vão além de bons gestores de projetos, eles conseguem se adaptar as mudanças do mercado, são inovadores e criativos para identificar e apostar nas tendências certas.

Dentre os seus maiores desafios, o líder do futuro precisa desenvolver diversas habilidades socioemocionais e técnicas para ter uma gestão eficiente. Em um mundo corporativo cada vez mais automatizado, o líder do futuro precisa aprender a incorporar os benefícios da tecnologia no dia a dia de trabalho, sem deixar de lado a capacidade de humanizar o relacionamento com seus colaboradores.

Confira abaixo quais são as principais habilidades que o líder do futuro precisa desenvolver:

Inteligência Emocional

A inteligência emocional é uma habilidade essencial do líder do futuro. Desenvolver um equilíbrio emocional é essencial para suportar pressões, mediar conflitos e gerenciar as próprias emoções do dia a dia. Um líder se desenvolve aprendendo a lidar com suas próprias limitações, desenvolvendo a autoaceitação e tendo consciência de onde precisa melhorar.

Inovação

Num mundo imerso em novas tecnologias, o líder do futuro precisa ser inovador. É preciso pensar “fora da caixa” e estar atento a novas ideias. O líder precisa estar imerso em tecnologia e estimular a sua criatividade para estimular e formatar a criação de novos produtos/serviços e a implementação de uma gestão humanizada.

Incentivador

Uma habilidade importante do líder do futuro é de ser um grande incentivador. Entender as melhores formas de encorajar colaboradores é essencial para obter os resultados necessários e buscar por metas cada vez mais ambiciosas. O líder do futuro não tem vaidades e está em busca de formar profissionais cada vez mais capacitados para trabalharem com autonomia e participarem ativamente das decisões da empresa.

Antenado as tendências

A tecnologia permite um acesso a um grande volume de informações e o surgimento de novas tendências diariamente. E o líder do futuro deve estar antenado a tudo isso!

Acompanhar as movimentações do mercado, entender novos hábitos de consumo e novas necessidades dos consumidores é crucial para se adaptar as mudanças do mercado e seguir liderando com eficiência.

Empatia e diversidade

O líder do futuro respeita às diferenças e estimula a diversidade. Além disso, um líder percebe cada membro da sua equipe como um fator importante para o sucesso do seu time. Por isso, o líder do futuro precisa desenvolver a empatia para conseguir se colocar no lugar do outro e ajudá-lo a se desenvolver.

Domina a gestão de tarefas e de conflitos

O líder do futuro também precisa dominar habilidades para lidar com os processos de gestão de tarefas e de conflitos. Conhecer e aplicar metodologias ágeis, por exemplo, é essencial para adotar uma liderança dinâmica, que foque em resultados, mas consiga entender e respeitar a complexidade dos processos.

Como o RH pode ajudar a desenvolver líderes do futuro?

O desenvolvimento de lideranças é um fator essencial para o sucesso de qualquer empresa. E o RH é um dos setores responsáveis por implementar processos que capacitem profissionais para ocuparem cargos de liderança no futuro.

A formação de novos líderes é uma forma de garantir que a empresa possa ter líderes mais preparados e que possuem habilidades essenciais para liderar times com eficiência e humanidade.

Confira abaixo como o RH pode ajudar a desenvolver novos líderes:

Entender as habilidades mais importantes para desenvolver novos líderes

O primeiro passo é entender quais são as habilidades mais importante para desenvolver novos líderes (já falamos sobre algumas delas aqui).

Mapear essas habilidades é importante para identificar o que precisa ser desenvolvido dentro da empresa, tanto para times como para individualmente. Com isso, é possível acompanhar as mudanças de mercado e criar meios para estimular o desenvolvimento de profissionais com base nas necessidades das novas lideranças.

Criar e implementar um plano de desenvolvimento de líderes

A formação de novos líderes também passa por um plano de desenvolvimento. Esse fator é importante porque ele estrutura os processos e atua que serão desenvolvidas pelo RH para desenvolver colaboradores.

Esse plano conta com ações como treinamentos, estimular a autonomia dos colaboradores e implementar uma cultura organizacional para alinhar expectativas e engajar colaboradores a “vestir a camisa da empresa”.

Avalie e acompanhe os resultados

Após a implementação do plano de desenvolvimento de líderes, o RH precisa acompanhar e avaliar os resultados. Isso passa pela definição de métricas para avaliar o desempenho e as ações da liderança e por pesquisas de clima organizacional para mapear o desempenho e o grau de satisfação de cada colaborador.

Colaboradores mais saudáveis e produtivos: conte com a Piwi!

A partir de uma abordagem completamente nova e com muita tecnologia, a Piwi objetiva simplificar a vida dos nossos clientes (ou seja, empresas), fazendo com que eles possam focar na produtividade!

FAQ

Como engajar um líder para que ele influencie seus liderados e consiga atingir melhores resultados?

Obviamente que, as lideranças precisam ser ótimos exemplos para seus colaboradores, por isso, precisam sempre estarem engajadas. Isso porque, líderes sem comprometimento com a empresa podem gerar sérios problemas.
Sendo assim, os gestores precisam sempre entender e apoiar as estratégias da empresa, conhecer sua cultura, missão, visão e valores, além de entender o porquê de estarem ali.

Como um líder consegue gerir sua equipe em determinada empresa que enfrenta conflitos com a gestão de mudanças?

Uma empresa que não muda pelo seu bem e de seus colaboradores não consegue sobreviver no mercado. Desse modo, não existe uma liderança e gestão sem suas respectivas mudanças. É importante que o líder sempre mostre para sua organização, a importância da transformação e, que passar por certas modificações é um tipo de regra.

Como um líder realiza uma boa gestão de conflitos?

Uma gestão de conflitos se faz se você levar em consideração as diferenças de cada colaborador, conhecendo os comportamentos e personalidades deles e compreender com cautela quais serão os motivos específicos de determinado confronto.

Como devem ser os líderes do futuro?

Os líderes do futuro devem desenvolver capacidades que lhes permitam se adaptar as mudanças de mercado e implementar uma gestão humanizada. E isso passar por desenvolver a criatividade e a inovação para aliar produtividade, tecnologia e empatia no dia a dia de trabalho.

Como desenvolver líderes do futuro?

Desenvolver novas lideranças passa por auxiliar profissionais a desenvolverem habilidades essenciais para o futuro como a inteligência emocional, a empatia, a inovação, a resiliência e outros fatores para implementar uma liderança humanizada e assertiva.