por
Felipe Baeta
Quando um colaborador recebe o estímulo adequado, a tendência é que seja mais produtivo, apresentando melhores resultados. As empresas já descobriram que a forma correta de atingir esse objetivo é com o desenvolvimento de uma gestão humanizada. Esse modelo está preocupado com o bem-estar dos profissionais. Assim, reconhece a importância e a influência do meio organizacional na manutenção do equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira. Para saber mais sobre esse conceito, sua importância e os benefícios, dá uma olhadinha no artigo que preparei para você. Acompanhe!
Conceito da gestão humanizada
As empresas estão preocupadas com a humanização dos seus processos. Isso porque encontrar mão de obra de qualidade e com um perfil compatível com o da organização não é uma tarefa fácil. Por isso, o capital humano é um recurso que merece ser valorizado. O ciclo de demissões e novas contratações custa caro. Por outro lado, a satisfação das equipes diminui esses gastos, aumentando sua lucratividade. Foi nesse contexto que nasceu o conceito de gestão humanizada: o ato de adaptar os processos às necessidades do time de colaboradores. Isso deve ser feito de uma forma que torne possível alcançar os resultados desejados e elevar os níveis de produtividade, sem sacrificar o bem-estar e a satisfação dos trabalhadores.
Os seus pilares
De maneira muito simples, e para que esse conceito funcione, a gestão humanizada é sustentada por 4 pilares:
- observação das necessidades dos colaboradores e da empresa;
- comunicação eficaz entre líderes e liderados;
- integração entre as equipes;
- adequação dos processos às necessidades constatadas após a observação.
Ou seja, todas as ações que buscam atingir esse conceito devem ter esses quatro pontos bem estabelecidos.
Importância para as empresas
Uma vez que o capital humano é o motor de uma organização, é preciso haver estímulos para que essas equipes se desenvolvam e possam entregar os resultados esperados. Por isso, a gestão humanizada é uma prática bastante relevante para o crescimento das empresas.
Para que essa força de trabalho possa ser potencializada, é preciso despertar o senso de pertencimento nesses colaboradores. Os desejos e demandas pessoais dos profissionais têm impacto direto na sua postura profissional.
Portanto saber o que impulsiona a produtividade desses trabalhadores é um dos principais elementos para compor uma equipe de alto desempenho.
Benefícios da gestão humanizada
Para que o conceito de gestão humanizada e sua importância fiquem ainda mais claros, separamos alguns dos principais benefícios da prática. Confira!
Aumento da produtividade
Engana-se, quem pensa que o volume em demandas, metas exorbitantes e pressão por resultados pode tornar uma equipe mais produtiva. Esse conjunto de atitudes, além de minar a produtividade, pode elevar os custos, devido ao absenteísmo e ao aumento da rotatividade. Ao se preocupar com a motivação, a satisfação e o bem-estar do colaborador, o efeito é justamente o contrário. Liberdade, boas condições de trabalho e benefícios adequados às demandas desses trabalhadores faz com que exerçam suas funções com mais empenho e, consequentemente, sejam mais produtivos.
Retenção de talentos
Ainda existem diversas empresas operando de uma forma não muito amigável, usando a pressão e a falta de flexibilidade como forma de cobrar os resultados esperados. Essa é uma postura que vai totalmente contra a gestão humanizada. Perder colaboradores com frequência é sempre muito ruim, tanto para o bolso quanto para a imagem da empresa. Gerir os profissionais de uma forma mais empática, respeitando seus desejos e oferecendo condições de trabalho que proporcionem mais qualidade de vida, faz com que essas pessoas queiram permanecer na empresa.
Melhora o clima organizacional
Colaboradores insatisfeitos são como uma bomba-relógio. A insatisfação tem impacto direto na geração de conflitos e, consequentemente, no crescimento dos negócios. Uma empresa que tenta crescer baseada em relações estremecidas, dificilmente consegue alcançar o objetivo esperado.
Nesse sentido, investir em satisfação e bem-estar por meio de uma política de feedback contribui para uma gestão de conflitos eficiente e na melhoria do clima organizacional.
Impactos financeiros positivos
Humanizar os processos aumenta o nível de satisfação do profissional com a atividade desempenhada na empresa e com a organização em si. Como acaba trabalhando melhor, a tendência é que os resultados também sejam mais interessantes. Ou seja, o colaborador se transforma em uma peça-chave para a lucratividade da companhia. Além disso, a satisfação diminui os problemas de rotatividade e absenteísmo, o que também acaba impactando positivamente as finanças da companhia.
Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
A empresa e seus gestores têm o poder de influenciar seus colaboradores positivamente. Por isso é importante incentivar as equipes a buscar hábitos mais saudáveis, por meio da prática de exercícios, da alimentação balanceada, além de realizar consultas médicas periodicamente.
Outro ponto importante é incentivar e dar condições para que os trabalhadores aproveitem os fins de semana e feriados para descansar. Tudo isso faz parte de uma gestão mais humanizada.
Estimula a ética no trabalho
A ética é um valor que toda empresa deve ter em comum, por se tratar de uma característica imprescindível não só no contexto organizacional, mas em todas as relações humanas.
Atitudes simples — por exemplo, não utilizar os aparelhos da empresa para finalidades pessoais, como acontece com as impressoras — deveriam ser obrigatórias no mundo corporativo. E podem ser esperadas de uma equipe que trabalha baseada em princípios éticos.
Os líderes de uma gestão humanizada são conscientes de que servem como exemplo para os liderados. Quem ocupa esse papel precisa assumir uma postura honesta, já que o capital humano será um reflexo desse posicionamento.
Logo, ao se posicionar como uma organização que valoriza e tem atitudes visivelmente pautadas por esse princípio, a tendência é ter um time que age de acordo com esses preceitos. O respeito ao próximo, característica de uma gestão humanizada, contribui para esse processo.
Toda empresa é formada por pessoas e as equipes são as grandes responsáveis pelo seu sucesso. Por isso, adotar a gestão humanizada é uma forma segura de garantir a produtividade, o bom desempenho, a evolução dos resultados e o aprimoramento dos processos.
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