Liderança: a importância para o sucesso da sua empresa

#Gestão de RH

Banner principal

por
webfoco

As organizações estão prezando, cada vez mais, pela motivação e pelo bem-estar de seus colaboradores. Nesse contexto, as equipes precisam ter mais do que chefes, mas, sim, líderes, que sejam capazes de inspirar seus times a entregarem sempre mais e melhor. Desta vez, falaremos sobre liderança empresa!

Qual a importância da liderança na empresa

O comportamento do líder está intrinsecamente ligado ao desempenho dos funcionários. Portanto, se ele executa um trabalho de excelência, pode ser percebida uma maior produtividade dos liderados. É esta figura, através da gestão humanizada, que desperta os anseios das pessoas que estão à sua volta, incluindo o desejo de evoluir e desenvolver-se enquanto profissionais.

Em resumo, a importância da liderança nas empresas consiste no fato de conseguir incentivar e orientar um grupo a buscar um objetivo em comum, sendo um dos benefícios mais marcantes para o negócio.

Quais são os principais tipos de liderança?

Atualmente, existem inúmeros tipos de liderança contemplados pelo mundo corporativo. Veja quais são as principais:

Liderança autocrática

Em uma liderança autocrática, as decisões são centralizadas em uma só voz. É um estilo tradicional, comumente encontrado em companhias com perfil mais conservador. Ou seja, não conversa muito com a evolução desse meio.

Liderança democrática

A palavra democracia tem o mesmo sentido da política em ambientes organizacionais. A liderança democrática permite (e incentiva) a participação dos funcionários nas tomadas de decisão.

Liderança liberal

Já a liderança liberal tende a intervir o mínimo possível. Está entre os tipos de liderança mais populares atualmente, afinal, têm características inovadoras, que vão no mesmo caminho das mudanças do mercado. Ela colabora bastante com o bom clima organizacional.

Quais as habilidades um bom líder deve ter?

Para ser um bom líder, o profissional precisa saber gerir a equipe, motivando e incentivando os funcionários na direção de um objetivo maior, em prol do grupo. A liderança deve ter, inclusive, conhecimento das competências adequadas para cada perfil e conseguir fazer com que o time trabalhe integrado.

As características que levam a isso são: empatia, respeito, facilidade de comunicação, disposição para ensinar e aprender. Tais habilidades líder podem ser desenvolvidas com treinamentos e conhecimentos, até porque o cargo é algo a ser melhorado constantemente. É interessante que o programa de incentivo nas empresas envolvam cursos de capacitação para todos os níveis.

Como avaliar a liderança da empresa?

A melhor forma de analisar a liderança da sua empresa é por meio da avaliação 360 graus. É a mais completa de todas, visto que busca a opinião de diversas pessoas, como os superiores, subordinados, e até mesmo clientes e fornecedores. Vários pontos são abordados, como: pontualidade, motivação, produtividade, engajamento, espírito de equipe, comunicação e por aí vai.

Os resultados da avaliação 360 trazem uma visão ampla sobre o líder. 

Desafios da liderança

Tirar planos do papel e fazer acontecer já é uma responsabilidade grandíssima, concorda? Nessa jornada, há muitos desafios liderança, sendo o principalmente deles conseguir exercer tudo o que um bom líder precisa.

Unir o foco em tarefas e o foco em desenvolver pessoas é um exemplo, assim como dar atenção ao engajamento da equipe e, ao mesmo tempo, precisar entregar resultados atrás de resultados. A falta de transparência também é um fator ainda comum.

Como o RH pode ajudar no desenvolvimento dos líderes?

Obviamente, liderança e RH estão ligados fortemente. Para ajudar a desenvolver os líderes da organização, o setor deve estruturar um programa de desenvolvimento atualizado e de qualidade. Até os líderes mais experientes precisam se reciclar com frequência e adquirir novos conhecimentos. A capacitação é, ainda, uma ótima ferramenta de retenção de talentos.

Além disso, é fundamental sempre melhorar a comunicação interna, portanto, cabe à área de Recursos Humanos adotar o uso de canais modernos, como aplicativos, softwares especializados, redes sociais corporativas e plataformas de engajamento. 

Colaboradores mais saudáveis e produtivos: conte com a Piwi!

A partir de uma abordagem completamente nova e com muita tecnologia, a Piwi objetiva simplificar a vida dos nossos clientes (ou seja, empresas), fazendo com que eles possam focar na produtividade!