Principais pilares do RH estratégico

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

Provavelmente você já ouviu falar sobre o que é RH estratégico, certo? Bom, a gestão de pessoas é um dos pontos essenciais de uma empresa, no entanto, muitas delas ainda não entenderam o grande potencial que é promover esta forma de gerir o negócio. Por isso, hoje, vamos explicar detalhadamente o que é o RH estratégico, quais são seus principais pilares e como implantar em uma organização.

RH tradicional X RH estratégico

A diferença aqui é simples: o RH tradicional volta suas ações para os processos burocráticos e operacionais, na maioria das vezes, sem priorizar resultados e o alcance de metas. Enquanto isso, RH estratégico executa as mesmas ações operacionais, porém, de maneira otimizada e eficiente. 

Um RH estratégico não faz recrutamento e seleção por e-mail, não usa frequentemente as etapas dos processos seletivos, não usa planilhas para organização e triagem de currículos. E mais, não toma decisões no achismo. Tudo é automatizado o máximo possível e baseado em dados.

Os principais pilares do RH estratégico

A seguir, veja quais são os principais pilares do RH estratégico:

Visão estratégica do negócio

O primeiro ponto observado no RH estratégico é sua visão do negócio muito mais ampla e, simultaneamente, íntima. A área de gestão de pessoas tem representação na diretoria da empresa e está a par do que é decidido em relação aos próximos passos.

Uso de dados

Esta modalidade de gestão de pessoas se baseia em dados para a tomada de decisão. Desse modo, como acontece em outros setores, o setor de Recursos Humanos faz a coleta de informações sobre os colaboradores

Presença da tecnologia

A tecnologia permite um planejamento estratégico. A parte de coleta e análise de dados dos profissionais seria totalmente inviável se não fosse ela. Podemos dizer que é o RH do futuro.

Transformação e proatividade

Mais uma característica marcante do planejamento estratégico de RH é a sua proatividade e capacidade de transformação de talentos. Os profissionais de gente e gestão já sabem quais são os rumos que a empresa optou por tomar, logo, pode agir de maneira antecipada.

Vantagens de optar por esta forma de gestão

Confira quais são as vantagens do RH estratégico:

Atração eficiente de profissionais

Fornecendo para o RH ferramentas suficientes para a definição dos perfis mais adequados para o recrutamento e seleção de profissionais, todo o resto fica mais fácil. Pois é possível determinar o que precisa ser encontrado no mercado para que o planejamento estratégico seja cumprido com grande precisão.

Redução de turnover e absenteísmo

Uma contratação eficiente, por si só, já é capaz de reduzir bastante alguns índices negativos, como o de turnover e de absenteísmo. Isso melhora ainda mais com a implementação de ações que mantêm os profissionais engajados e comprometidos com a organização, bem como com os desafios que lhes são propostos.

Aumento da produtividade

Como resultado, a alta produtividade e performance se tornam parte da rotina da companhia. Colaboradores satisfeitos e engajados, com metas bem definidas, em conformidade com os objetivos gerais da empresa, geram inovação e muito crescimento.

Como desenvolver a gestão estratégica no Rh da empresa?

Primeiramente, vamos definir uma meta e a partir deste momento fica mais fácil ser estratégico. É aqui que o objetivo será traçado e todos deverão contribuir para alcançá-lo, sendo o próximo passo investir em planejamento para potencializar os caminhos. Nesse planejamento, deve-se incluir treinamentos e desenvolvimento das equipes ao longo do ano, estabelecer eventos e ações internas de endomarketing e eventuais melhorias no setor, por exemplo.

A ideia de um RH subjetivo e influenciável por fatores externos já caiu por terra. Hoje, os dados podem (e precisam) ser utilizados de diversas maneiras. Sendo assim, contar com tecnologia para otimizar os processos, como de recrutamento e seleção, é fundamental.

Por fim, é válido ressaltar que empresas que investem em diversidade são reconhecidas por serem mais inovadoras e inclusivas. Nos dias atuais é imprescindível pensar nesse aspecto. 

Dicas para ter um RH estratégico de sucesso

Prepare o terreno para colocar estratégia em prática

Às vezes temos dúvida sobre o que faz o RH. O tradicional lida de forma reativa, esperando demandas prontas da diretoria para começar a agir. Já o estratégico participa da elaboração de todos os planos e pode antever o que deve ser feito no que diz respeito à gestão de pessoas.

Assim, atua na preparação da empresa e do ambiente organizacional como um todo, ajustando as contratações, alinhando as necessidades de capacitações, organizando a gestão de cargos, salários e por aí vai.

Mantenha a base de talentos engajada e desenvolvida

É preciso prezar pelos melhores talentos da empresa, para que eles se mantenham engajados e produtivos. Isso é feito com o auxílio de ações de retenção, abrangendo benefícios oferecidos, concessão de promoções e desenvolvimento dos profissionais dentro da companhia. 

Proponha soluções de estratégia

Outra responsabilidade relevante do RH é propor soluções que ajudem a gestão de pessoas a ser cada vez mais estratégica. As ações não devem se limitar somente ao setor de RH. Cada liderança pode adotar medidas que se baseiam em dados estatísticos e que estejam em sintonia com os objetivos do negócio.

Conte com a Piw

Nós, da Piwi, curtimos mesmo dar uma mão para que possamos atingir juntos os melhores resultados.