RH estratégico: o que é, como funciona e vantagens

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

Nos últimos anos, fala-se muito sobre o RH estratégico. É uma transformação pela qual a área de Recursos Humanos vem passando, que despertou nas empresas mundo afora  a vontade de reinventar o setor conforme as tendências do mercado. É comum que a gente relacione o conceito apenas às novas tecnologias desenvolvidas, no entanto vai bem mais que além disso. 

A Piwi te explica direitinho! Você vai ler sobre:

O que é RH estratégico?

Para começar, o que é RH estratégico? O departamento de Recursos Humanos é um tanto complexo, pois compreende muitas atividades que são base para o funcionamento de qualquer empresa. Por exemplo, a administração de folha de pagamento, benefícios corporativos, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos. E, mais do que isso, deve estar atento às demandas de todos os funcionários.

Para dar conta de tudo, nasce o RH estratégico. Em geral, ele vê os profissionais de forma estratégica (como o nome sugere), usando dados reais para tomar decisões assertivas e melhorar seus processos com tecnologia de primeira. 

Ou seja, aproveita-se de informações para guiar o crescimento, pensando sempre no amanhã e planejando ações que impulsionam o ritmo de desenvolvimento da empresa.

Como funciona?

Como dissemos, o grande lance é a junção da coleta de dados para traçar um planejamento estratégico de RH que traga uma melhora significativa na gestão de pessoas. Desse modo, podemos dizer que assim o negócio não espera um problema acontecer para agir. Age antecipadamente. Isso proporciona o melhor gerenciamento da equipe e consequentemente deixa os colaboradores mais satisfeitos. 

Com um RH mais estruturado, a empresa apresenta sistemas aliados, modernização das rotinas e inovação.

Por que o RH estratégico é importante?

Foi-se o tempo em que a gente só consultava o RH para saber sobre férias ou deixar o cartão-ponto no final do mês. As principais inovações na gestão das empresas passam diretamente pela modernização deste setor, o que chamamos de RH estratégico. Mas, beleza. Já entendi o conceito, agora, qual a importância de implantá-lo?

Na gestão de pessoas:

  • Coleta dados para a melhor tomada de decisão; 
  • Redução da taxa de absenteísmo;
  • Maior satisfação dos colaboradores; 
  • Redução de turnover; 
  • Fortalecimento da cultura organizacional; 
  • Aumento da motivação e produtividade da equipe.

Nos processos da empresa:

  • Menor quantidade de erros operacionais; 
  • Mais eficiência; 
  • Lideranças bem preparadas;
  • Melhora em processos como recrutamento e seleção (que abrange inclusão nas empresas), controle de ponto, folha de pagamento, entre outros;
  • Redução de custos.

Quais as principais características do RH estratégico?

Há certos fatores essenciais para que o RH se torne, de fato, um setor estratégico na empresa.

Visão global da empresa

Os processos devem ser compartilhados e todos envolvidos precisam ter uma visão global do funcionamento das engrenagens da instituição.

Boa comunicação e relacionamento

O novo papel estratégico do RH tem que prover a integração vertical com as estratégias de negócios. Também a integração horizontal com outros setores e com os stakeholders da empresa.

Constante atualização

É imprescindível conhecer os novos serviços, produtos e as inovações tecnológicas. Aí dá para determinar uma linha de ação e direcionar os investimentos, certo?

Como implantar RH estratégico na empresa?

A transformação de um RH tradicional para um RH estratégico é um processo, não acontece do dia para a noite. É legal designer responsáveis pela missão e seguir tais passos:

Estabeleça uma meta

O primeiro passo é o alinhamento dos objetivos organizacionais: o que a empresa quer alcançar por meio de seus colaboradores? Uma pergunta que envolve questões como mais produtividade, maior eficiência, engajamento do time e por aí vai.

Invista no setor de Recursos Humanos

A sua empresa deve fornecer ao RH os recursos que ele precisa para se desenvolver. Ou seja, é necessário um investimento em ferramentas atuais e tecnológicas, além de treinamento.

Apoie-se em dados e indicadores

A ideia de um RH subjetivo e influenciado por aspectos externos está caindo por terra. E os dados surgiram para quebrar esse estigma e facilitar as tomadas de decisões da área. Um ótimo exemplo é o People Analytics, método que une coleta e análise de dados através de software para otimizar a gestão.

Treine os gestores e líderes

O RH ainda é responsável por fazer com que os gestores (e seus respectivos times) participem da propagação da cultura. É uma forma de espalhar estrategicamente a marca, construindo aos pouquinhos a perspectiva que a empresa quer passar para o mercado e para os seus futuros colaboradores.

Qual a relação entre tecnologia e gestão de RH estratégico?

Maximizar a eficiência de qualquer processo de gestão é crucial para manter a competitividade nesse mercado altamente competitivo. Mesmo tendo um serviço de qualidade, continua sendo difícil garantir bons lucros se os processos são ineficientes. Em especial no que diz respeito à gestão de pessoas. É por isso que o uso da tecnologia tem crescido bastante.

É com o auxílio de tecnologia que o setor de Recursos Humanos transforma e evolui suas atividades, principalmente quando falamos em recrutamento e seleção. Também é dessa maneira que agiliza procedimentos antes manuais, como testes de perfil e triagem de currículos.

Conte com a PIWI!

Olha, esperamos que você tenha aproveitado e entendido todas as informações para começar a implantar a gestão humanizada de pessoas em sua empresa. Com certeza, colherá bons frutos lá na frente! Conta com a Piwi nessa caminhada.