Tendências de RH para 2024: o que esperar

#Gestão de RH

Banner principal

por
Fer da Piwi

À medida que avançamos em direção a 2024, as tendências de RH refletem a necessidade de adaptação contínua às mudanças no ambiente de trabalho. 

O cenário corporativo está em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças culturais e as demandas evolutivas da força de trabalho. O papel do RH, por exemplo, está se expandindo para além das responsabilidades tradicionais. Agora, o RH é estratégico e visa iniciativas que moldam a cultura organizacional, impulsionam o desenvolvimento de talentos e garantem a sustentabilidade do negócio em um mundo em constante evolução.

Por isso, criamos um artigo completo sobre as tendências que os gestores de RH podem esperar para esse novo ano que está tão próximo. 

Neste artigo, você vai encontrar: 

Quais os principais desafios do RH atualmente?

Em 2023, o setor de Recursos Humanos ainda enfrenta uma série de desafios complexos e dinâmicos, moldados pelos novos modelos de trabalho, avanços tecnológicos, IA e expectativas em constante evolução dos colaboradores. 

Antes de te contar as principais tendências de RH para 2024, queremos te contextualizar sobre o cenário atual do mercado. Afinal, muitas desses desafios impactam diretamente as tendências futuras. 

Abaixo, destacamos alguns dos principais desafios enfrentados pelo RH atualmente. Vem com a gente: 

Adaptação ao “novo normal” 

As organizações continuam a lidar com os efeitos da pandemia de COVID-19, tendo que ajustar políticas e práticas para acomodar modelos de trabalho remoto, híbridos ou flexíveis.

O RH precisa encontrar maneiras de apoiar o bem-estar dos colaboradores, gerenciar as dificuldades de comunicação, socialização e manter a coesão da equipe em ambientes de trabalho muito diferentes do tradicional.

Retenção de talentos

A guerra por talentos continua, e a retenção de bons colaboradores torna-se crucial. A concorrência acirrada pode levar à perda de talentos-chave para organizações que oferecem melhores pacotes de benefícios ou oportunidades de crescimento.

Estratégias eficazes de retenção, como programas de desenvolvimento de carreira e reconhecimento, são essenciais para manter uma equipe engajada e produtiva, mas nem toda empresa oferece! 

Diversidade, equidade e inclusão (DEI)

Estabelecer uma cultura inclusiva e a promoção da diversidade e equidade no local de trabalho são desafios que vem de muito tempo. 

E, ao mesmo tempo que sabemos a grande importância da diversidade e inclusão nas equipes, sabemos também que o RH demonstra muita dificuldade em trazer talentos diversos, na prática. 

Mudanças nas expectativas dos colaboradores 

Os colaboradores têm novas expectativas em relação ao ambiente de trabalho. A flexibilidade, propósito no trabalho e um ambiente que valorize a saúde mental, são alguns aspectos que muitos profissionais buscam.  

O RH enfrenta o desafio de alinhar as práticas da empresa com essas expectativas, promovendo uma cultura que apoie o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Integração de tecnologia e habilidades técnicas

A integração eficaz de tecnologias, como inteligência artificial e analytics, no ambiente de RH é uma preocupação constante.

O rápido avanço tecnológico e as mudanças nas demandas do mercado de trabalho destacam a necessidade de desenvolvimento de habilidades contínuo e o RH enfrenta o desafio de identificar lacunas de habilidades, implementar programas de treinamento eficazes e apoiar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. 

Segurança e privacidade de dados

O aumento da dependência de dados na gestão de RH com o People Analytics, por exemplo, destaca a importância da segurança e privacidade.

O RH precisa garantir a conformidade com regulamentações de proteção de dados e implementar medidas robustas para proteger as informações confidenciais dos colaboradores, mas muito ainda têm dúvidas de como e o que fazer! 

Gestão da saúde mental 

A saúde mental no ambiente de trabalho tornou-se uma prioridade crítica, principalmente com o aumento dos casos de burnout. O RH enfrenta o desafio de implementar programas de bem-estar mental, oferecer suporte aos colaboradores e reduzir o estigma associado à saúde mental.

Agora que você está contextualizado e até mesmo familiarizado com o cenário atual de muitos e muitos RHs por aí, é hora de falarmos das principais tendências para 2024! Bora. 

Quais as tendências de RH para 2024? 

O que podemos esperar para 2024? Vem que a gente te conta! 

Tecnologia e IA no RH

A integração de tecnologias como a inteligência artificial e automação continuará a desempenhar um papel crucial no RH, como já imaginávamos. Mas muitas tecnologias tendem a passar por avanços significativos com maior inteligência e usabilidade. 

A inteligência artificial generativa emergirá como um facilitador crucial, aprimorando operações relacionadas a RH. Desde otimizar o processo de folha de pagamento e processos complexos, até chatbots para recrutamento inicial e análise preditiva para retenção de funcionários. 

Todo o desenvolvimento tecnológico vem permitindo que os líderes dediquem mais atenção às necessidades de seus colaboradores e expandam as operações de forma eficiente e isso só tende a se concretizar cada vez mais na gestão empresarial! 

💡Vem ver mais sobre a inteligência artificial nos RHs:



Desenvolvimento da liderança

Com tantas mudanças acontecendo no mundo empresarial e com todas as dificuldades que citamos acima, para 2024, o foco do RH está no desenvolvimento de pessoas, principalmente da liderança.

A liderança exerce um dos papéis mais influentes na empresa. Por isso, precisamos de mais líderes que se adéquem às novas necessidades do mercado. 

50% dos colaboradores não confiam na capacidade de seu gestor para liderar sua equipe ao sucesso nos próximos dois anos, segundo pesquisas da Gartner. E isso só mostra o quanto muitas habilidades ainda precisam de desenvolvimento e atenção. 

People Analytics

O People Analytics representa uma mudança em direção a uma abordagem mais estratégica e orientada por dados na gestão de pessoas, ajudando as organizações a serem mais ágeis, eficientes e centradas nos colaboradores.

Neste cenário, as empresas reconhecem cada vez mais o valor dos dados na tomada de decisões estratégicas. O People Analytics permite que o RH utilize dados quantitativos para fundamentar suas decisões, proporcionando uma abordagem mais precisa e objetiva em comparação com métodos tradicionais.

Além de permitir uma melhor gestão de talentos. Com o People Analytics, as empresas conseguem identificar e desenvolver talentos de maneira mais eficaz e se adequar às novas expectativas desses talentos, o que gera maior retenção. 

💡Veja mais sobre o People Analytics no nosso episódio do Futuro do RH:



Gestão de talentos

Se a retenção de talentos é uma grande dor, a gestão de talentos otimizada, que condiz com as novas expectativas do trabalho, é a solução. 

Algumas iniciativas que prezam por desenvolver e reter talentos serão foco de muitos RHs por aí! 

Planos de carreira estruturados, desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas, melhora da cultura da empresa, maior flexibilidade e cuidado com a saúde mental são fatores que entram aqui como cruciais em 2024. 

O próprio People Analytics oferece uma vantagem competitiva para quem quer reter talentos ao ajudar as empresas a entenderem as preferências e expectativas dos funcionários, contribuindo para estratégias mais eficazes de gestão. 

Piwi e o Futuro do RH 

Não tem como falarmos de uma gestão empresarial eficiente sem olhar para o futuro do RH e das principais lideranças da organização. De fato, o RH tem (ou deveria ter) um papel cada vez mais estratégico. Se preparar para o futuro da gestão de pessoas é se preparar para o sucesso. 

Por isso, criamos o Futuro do RH, um videocast de trocas com os profissionais mais influentes do mercado e de gestão de pessoas. 
Se você ainda não conhece o Futuro do RH da Piwi, corre para nosso YouTube e não perca.