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Conteúdos Piwi

Você já ouviu falar por aí que a informação é o novo petróleo mundial? Quase por aí. O uso de dados já não é mais novidade no universo corporativo, aliás, vem sendo cada vez mais importante. Nesse contexto, surge o People Analytics, que promete transformar a forma com a qual as empresas contratam, promovem e interagem com seus colaboradores.
A soma de ações e conexões registradas digitalmente serão entendidas em uma nova dimensão, analisada posteriormente de maneira estratégica. Vamos entender melhor sobre:
- O que é People Analytics?
- Como funciona o People Analytics?
- Vantagens do People Analytics para a empresa
- Como aplicar People Analytics na empresa?
- Tendências People Analytics
O que é People Analytics?
People Analytics, também chamada de análise de pessoas, trata-se de uma coleta de dados que promove a organização e o diagnóstico de informações sobre as equipes da empresa através de softwares. Esses cruzam tudo o que é recebido visando otimizar o gerenciamento de Recursos Humanos.
Isso pode ajudar gerentes e executivos a tomar decisões assertivas sobre seus funcionários ou sobre força de trabalho. Afinal, possibilita acompanhar bem de perto fatores como produtividade, engajamento e satisfação.
Neste vídeo, explicamos bem cada detalhe desta nova forma de gerenciamento:
Como funciona o People Analytics?
Agora deve ter ficado curioso para saber como funciona o processo do People Analytics, não? A gente te explica as etapas!
Coleta
Momento em que é colhido todos os dados e informações que serão analisados pelo sistema de People Analytics. Eles podem ser provenientes de redes sociais, pesquisas internas e com candidatos, currículos e por aí vai.
Cálculo
Aqui, ocorre a análise de tudo o que foi coletado. Quanto mais variados os dados, mais amplas as possibilidades. No cálculo você descobre as respostas para as perguntas que julgou relevantes de maneira clara e bem estruturada. Ou seja, facilita o próximo passo: análise das informações.
Análise
Chegamos ao ponto ápice, pois é na análise que as vantagens e possibilidade do People Analytics mostram seu potencial, comumente capazes de revolucionar a gestão de RH do seu negócio.
A partir dos dados analisados e também das respostas aos cálculos, as decisões podem ser tomadas com mais embasamento. Sem falar que torna possível descobrir tendências, lacunas, forças e problemas do seu time de colaboradores e da organização em geral.
Modelagem
A modelagem nada mais é que o cruzamento de todos os dados, variáveis, números e pesquisas que foram recebidos. Isso dá a possibilidade, por exemplo, de descobrir a conexão entre a escolaridade dos funcionários e as promoções que eles recebem. Bem como o tempo de casa com o aumento de salário e o que mais for necessário.
Desse modo, dá para pensar em formas de melhor estruturar a equipe, distribuir benefícios corporativos e até elaborar campanhas de conscientização, se for o caso.
Vantagens do People Analytics para a empresa
Contratações assertivas
Contratar pessoas se baseando em dados pode ser uma ótima ideia, não? Na prática, garante a escolha de profissionais que estejam alinhados com o propósito da companhia. É um dos benefícios da empresa.
Mensuração de resultados
Com uma análise preditiva de dados, sabe-se o efeito da ação antes mesmo de executá-la. O sistema ainda consegue mostrar resultados de certa ação em um evento passado, o que deixa tudo mais fácil na hora de tomar decisões e se preparar para potenciais contratempos.
Maior controle dos processos
O People Analytics ajuda a controlar, eficientemente e de forma simples, o clima organizacional, plano de cargos e salários, processos seletivos e treinamento e desenvolvimento, entre outros aspectos.
Como aplicar People Analytics na empresa?
A aplicação de People Analytics na empresa envolve a utilização de dados e análises para tomar decisões estratégicas relacionadas aos recursos humanos. Aqui estão algumas etapas que podem ajudar em sua implementação:
- Defina os objetivos: comece identificando os objetivos de negócio que você deseja alcançar por meio do uso de People Analytics. Isso pode incluir a redução de rotatividade de funcionários, o aumento da produtividade ou a melhoria da eficiência na contratação.
- Identifique os dados relevantes: determine quais dados são necessários para atingir seus objetivos. Isso pode incluir informações sobre o desempenho dos funcionários, dados demográficos, histórico de treinamentos, resultados de pesquisas de clima organizacional, entre outros.
- Escolha o software: identificando quais são os objetivos e as necessidades da sua empresa. Bem como os dados que seriam relevantes para análises, você escolher um software que supra as suas demandas.
- Treine a equipe: o treinamento permite que os membros da equipe compreendam os princípios e conceitos fundamentais por trás do People Analytics. Assim, os envolvidos entendem como os dados podem ser coletados, analisados e utilizados para tomar decisões baseadas em evidências relacionadas aos recursos humanos.
- Incremente recursos de análise de dados da sua equipe: a análise requer conhecimento e domínio. Para isso, vale ter ao lado a T.I e marketing e aproveitar os recursos para, juntos, serem mais fortes.
Tendências People Analytics
O uso do People Analytics tem se voltado cada vez mais para uma abordagem em tempo real, pois é fundamental obter feedback regular e imediato de candidatos, funcionários, líderes e outras partes interessadas. Além disso, o foco tem sido direcionado para o aumento da produtividade, permitindo que a empresa adote métodos para aprimorar seus processos de forma mais eficaz.
É uma tendência, também, a abordagem atualizada da análise da força de trabalho, que considera grupos específicos em vez de analisar colaboradores individualmente. Nesse caso, entende-se que as características e comportamentos individuais de um colaborador são influenciados por fatores contextuais e interações com o ambiente de trabalho. Ao analisar grupos, é possível obter insights mais abrangentes sobre padrões, chegando à conclusão de fatores que afetam a produtividade, a satisfação dos funcionários e a retenção de talentos.
Além disso, a sincronização de dados internos com dados externos é uma prática que está ganhando destaque. Isso envolve a integração de informações internas da empresa, como desempenho, histórico de treinamentos e dados de recursos humanos, com dados externos disponíveis em fontes como redes sociais dos colaboradores avaliados. Essa combinação de dados permite uma análise mais precisa e abrangente, fornecendo insights valiosos sobre comportamentos, preferências e tendências dos colaboradores.
A aplicação de Machine Learning e Inteligência Artificial também já vem desempenhando um papel importante nesse contexto. Tais tecnologias permitem automatizar e aprimorar a análise dos dados coletados, identificando padrões ocultos, fazendo previsões e gerando recomendações. Com o uso de algoritmos de Machine Learning e Inteligência Artificial, é possível analisar grandes volumes de dados em tempo real, permitindo que a empresa tome decisões mais embasadas e ágeis em relação à gestão de talentos e às estratégias de recursos humanos.
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FAQ
A principal função do People Analytics é descobrir os comportamentos específicos de colaboradores e, isso é feito com o objetivo de tornar os ambientes trabalhistas mais produtivos, com menos distrações.
Existem diversos benefícios para as empresas que decidem implementar esse tipo de estratégia. A tomada de decisões mais rápidas é uma das principais vantagens desse sistema. Além disso, se destaca também entre essas vantagens, que a análise de dados ajuda na gestão de processos seletivos e na retenção de talentos.
A ferramenta que deve ser prioridade é, com certeza, o meio digital. Desse modo, registros de acesso à web, mensagens instantâneas trocadas por meio de um objeto corporativo, abertura de e-mails e muito mais podem ser analisados com este sistema. Além disso, você também pode incluir essa análise no seu próprio aplicativo pessoal da empresa onde trabalha ou administra.