People Analytics: o que é, como funciona e como aplicar

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

Você já ouviu falar por aí que a informação é o novo petróleo mundial? Quase por aí. O uso de dados já não é mais novidade no universo corporativo, aliás, vem sendo cada vez mais importante. Nesse contexto, surge o People Analytics, que promete transformar a forma com a qual as empresas contratam, promovem e interagem com seus colaboradores. 

A soma de ações e conexões registradas digitalmente serão entendidas em uma nova dimensão, analisada posteriormente de maneira estratégica.

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

O que é People Analytics?

People Analytics, também chamada de análise de pessoas, trata-se de uma coleta de dados que promove a organização e o diagnóstico de informações sobre as equipes da empresa através de softwares. As etapas do People Analytics visam otimizar o gerenciamento de Recursos Humanos.

Isso pode ajudar gerentes e executivos a tomar decisões assertivas sobre seus funcionários ou sobre força de trabalho. Afinal, possibilita acompanhar bem de perto fatores como produtividade, engajamento e satisfação.

Como funciona o People Analytics?

Agora deve ter ficado curioso para saber como funciona o processo do People Analytics, não? A gente te explica as etapas!

Coleta

Na etapa de coleta, os dados que serão analisados são coletados. As informações podem ser provenientes de redes sociais, pesquisas internas e com candidatos, currículos e por aí vai.

Cálculo

Aqui, ocorre a análise de tudo o que foi coletado. Quanto mais variados os dados, mais amplas são as possibilidades. No cálculo você descobre as respostas para as perguntas que julgou relevantes de maneira clara e bem estruturada. Ou seja, facilita o próximo passo: a análise das informações.

Análise

Chegamos ao ponto ápice, pois é na análise que o processo de People Analytics mostra seu potencial para revolucionar a gestão de RH do seu negócio.

A partir dos dados analisados e também das respostas aos cálculos, as decisões podem ser tomadas com mais embasamento. Sem falar que a análise torna possível descobrir tendências, lacunas, forças e problemas do seu time de colaboradores e da organização em geral.

Modelagem

A última parte do processo é a modelagem, onde é feito o cruzamento de todos os dados, variáveis, números e pesquisas que foram recebidos.

Isso dá a possibilidade, por exemplo, de descobrir a conexão entre a escolaridade dos funcionários e as promoções que eles recebem. Bem como o tempo de casa com o aumento de salário e o que mais for necessário.

Desse modo, dá para pensar em formas de melhor estruturar a equipe, distribuir benefícios corporativos e até elaborar campanhas de conscientização, se for o caso.

People Analytics na prática

Agora que você já conhece as etapas do People Analytics, vamos te mostrar o potencial do processo dentro das empresas e no RH. Um dos principais resultados do people analytics é a redução da taxa de turnover.

Segundo a consultoria Nielsen, a cada 1% de diminuição na taxa de turnover, a empresa economizou US$ 5 milhões em custos. A parceria entre as empresas também identificou a mobilidade interna como fator principal da retenção de talentos.

Sabendo disso, a Nielsen implementou um programa de recrutamento interno para facilitar a promoção e reconhecimento de funcionários da empresa. Isso fez a empresa economizar cerca de US$ 10 milhões em oito meses.

Dados da plataforma Visier aponta que empresas com processo estruturado de People Analytics possuem uma margem de lucro 56% maior em comparação com empresas que não fazem a análise de pessoas.

Vantagens do People Analytics para a empresa

Contratações assertivas

Contratar pessoas se baseando em dados pode ser uma ótima ideia, não? Na prática, garante a escolha de profissionais que estejam alinhados com o propósito da companhia. É um dos benefícios da empresa.

Mensuração de resultados

Com uma análise preditiva de dados, é possível prever ou estimar os resultados de uma ação antes mesmo de executá-la. O sistema ainda consegue mostrar resultados de certa ação em um evento passado, o que deixa tudo mais fácil na hora de tomar decisões e se preparar para potenciais contratempos.

Maior controle dos processos

O People Analytics ajuda a controlar, com eficiência e mais facilidade, o clima organizacional, plano de cargos e salários, processos seletivos e treinamento e desenvolvimento, entre outros aspectos.

Retenção de Talentos

Todo gestor de RH sabe que um alto percentual de turnover é um péssimo sinal para qualquer empresa. Isso aponta problemas no clima organizacional, na cultura e nas finanças da empresa.

Com a implementação do People Analytics, a empresa consegue otimizar o processo de recrutamento e seleção para contratar profissionais mais alinhados com as necessidades do negócio.

Além disso, é possível criar programas de recrutamento interno para gerar mais benefícios e reconhecimento para que profissionais possam desenvolver seus talentos dentro da empresa. Dentro de uma estratégia de retenção de talentos, o People Analytics pode ser uma ferramenta essencial para otimizar os resultados.

Diminuição de custos operacionais

O processo de People Analytics bem estruturado consegue dimensionar todas as correções e otimizações que podem ser feitas no ambiente de trabalho da empresa. E isso é essencial para diminuir os custos operacionais como contratações, demissões, otimizar a gestão de benefícios e diminuir falhas de produtividade em negócios.

Como implementar o People Analytics na empresa?

A aplicação do People Analytics na empresa envolve a utilização de dados e análises para tomar decisões estratégicas relacionadas aos recursos humanos. Aqui estão algumas etapas que podem ajudar em sua implementação:

Defina os objetivos

Comece identificando os objetivos de negócio que você deseja alcançar por meio do uso de People Analytics. Isso pode incluir a redução de rotatividade de funcionários, o aumento da produtividade ou a melhoria da eficiência na contratação.

Identifique os dados relevantes

Determine quais dados são necessários para atingir seus objetivos. Isso pode incluir informações sobre o desempenho dos funcionários, dados demográficos, histórico de treinamentos, resultados de pesquisas de clima organizacional, entre outros.

Escolha o software

Agora que você já identificou quais são os objetivos e as necessidades da sua empresa e determinou os dados que são relevantes para análise, você deve escolher um software que supra as suas demandas.

Treine a equipe

O treinamento permite que os membros da equipe compreendam os princípios e conceitos fundamentais por trás do People Analytics. Assim, os envolvidos entendem como os dados podem ser coletados, analisados e utilizados para tomar decisões baseadas em evidências relacionadas ao RH.

Incremente recursos de análise de dados da sua equipe

A análise requer conhecimento e domínio. Para isso, vale ter ao lado a T.I e marketing e aproveitar os recursos para juntos serem mais fortes.

Quais são as tendências do People Analytics?

O processo de People Analytics tem sido utilizado por empresas de todo o mundo e apontado diversas tendências dentro de uma visão ampla sobre o futuro do trabalho. Confira abaixo quais são as principais tendências do People Analytics:

Análise em tempo real

O uso do People Analytics tem se voltado cada vez mais para uma abordagem em tempo real, pois é fundamental obter feedback regular e imediato de candidatos, funcionários, líderes e outras partes interessadas.

Foco em produtividade e desenvolvimento profissional

O foco do People Analytics tem sido direcionado para o aumento da produtividade, permitindo que a empresa adote métodos para aprimorar seus processos de forma mais eficaz.

Com novos métodos e técnicas para potencializar a produtividade, a análise de pessoas deve permitir a identificação das principais características e habilidades de cada colaborador. Isso é essencial para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho e criar estratégias para desenvolver profissionais com maior assertividade.

Análise de equipes de trabalho

É uma tendência, também, a abordagem atualizada da análise da força de trabalho, que considera grupos específicos em vez de analisar colaboradores individualmente. Nesse caso, entende-se que as características e comportamentos individuais de um colaborador são influenciados por fatores contextuais e interações com o ambiente de trabalho.

Ao analisar grupos, é possível obter insights mais abrangentes sobre padrões, chegando à conclusão de fatores que afetam a produtividade, a satisfação dos funcionários e a retenção de talentos.

Machine Learning e Inteligência Artificial

A aplicação de Machine Learning e Inteligência Artificial também já vem desempenhando um papel importante nesse contexto. Tais tecnologias permitem automatizar e aprimorar a análise dos dados coletados, identificando padrões ocultos, fazendo previsões e gerando recomendações.

Com o uso de algoritmos de Machine Learning e Inteligência Artificial, é possível analisar grandes volumes de dados em tempo real, permitindo que a empresa tome decisões mais embasadas e ágeis em relação à gestão de talentos e às estratégias de recursos humanos.

Piwi e o Futuro do RH

Para tomar decisões estratégicas, a gestão precisa de dados assertivos e realistas. E graças à tecnologia e ao People Analytics, nós podemos. Para te explicar mais sobre o assunto, convidamos Thaylan Toth, fundador e CEO da Mindsight, mestre em Psicologia Organizacional, e Ligia Zotini, pensadora e pesquisadora de cenários futuros, para falar sobre o assunto. Veja:



FAQ

Como o People Analytics pode transformar o local de trabalho?

A principal função do People Analytics é descobrir os comportamentos específicos de colaboradores e, isso é feito com o objetivo de tornar  os ambientes trabalhistas mais produtivos, com menos distrações.

Quais tecnologias estão por trás do People Analytics?

Diversas tecnologias são utilizadas no processo de People Analytics. Dentre as principais, podemos citar o Big Data e o BI (Business Inteligence) para facilitar a coleta, armazenamento e análise de dados para otimizar a tomada de decisões.

Onde é possível aplicar o People Analytics na empresa?

O People Analytics pode ser utilizado em diversos processos da empresa como:
- Avaliação de candidatos em processos de recrutamento e seleção
- Programa de recrutamento interno para otimizar retenção de talnetos
- Treinamentos personalizados para desenvolvimento dos profissionais
- Relatórios de desempenho mais precisos e ágeis
- Tomada de decisão de RH baseada em dados
- Criação de planos de carreira e sucessão de lideranças

Porque implementar o People Analytics?

O people analytics consegue ajudar empresas a estruturar processos de recrutamento e seleção mais assertivos, facilitando a atração e retenção dos melhores profissionais do mercado. Além disso, o processo consegue facilitar o desenvolvimento de processos internos de trabalho para otimizar o desenvolvimento profissional e potencializar a produtividade das equipes.