People Analytics: O que é, como funciona e como aplicar

#Gestão de RH

Banner principal

por
webfoco

Você já ouviu falar por aí que a informação é o novo petróleo mundial? Quase por aí. O uso de dados já não é mais novidade no universo corporativo, aliás, vem sendo cada vez mais importante. Nesse contexto, surge o People Analytics, que promete transformar a forma com a qual as empresas contratam, promovem e interagem com seus colaboradores. 

A soma de ações e conexões registradas digitalmente serão entendidas em uma nova dimensão, analisada posteriormente de maneira estratégica. Vamos entender melhor?

O que é People Analytics?

People Analytics, também chamada de análise de pessoas, trata-se de uma coleta de dados que promove a organização e o diagnóstico de informações sobre as equipes da empresa através de softwares. Esses cruzam tudo o que é recebido visando otimizar o gerenciamento de Recursos Humanos.

Isso pode ajudar gerentes e executivos a tomar decisões assertivas sobre seus funcionários ou sobre força de trabalho. Afinal, possibilita acompanhar bem de perto fatores como produtividade, engajamento e satisfação.

Como funciona o People Analytics?

Agora deve ter ficado curioso para saber como funciona o processo do People Analytics, não? A gente te explica as etapas!

Coleta

Momento em que é colhido todos os dados e informações que serão analisados pelo sistema de People Analytics. Eles podem ser provenientes de redes sociais, pesquisas internas e com candidatos, currículos e por aí vai.

Cálculo

Aqui, ocorre a análise de tudo o que foi coletado. Quanto mais variados os dados, mais amplas as possibilidades. No cálculo você descobre as respostas para as perguntas que julgou relevantes de maneira clara e bem estruturada. Ou seja, facilita o próximo passo: análise das informações.

Análise

Chegamos ao ponto ápice, pois é na análise que as vantagens e possibilidade do People Analytics mostram seu potencial, comumente capazes de revolucionar a gestão de RH do seu negócio.

A partir dos dados analisados e também das respostas aos cálculos, as decisões podem ser tomadas com mais embasamento. Sem falar que torna possível descobrir tendências, lacunas, forças e problemas do seu time de colaboradores e da organização em geral.

Modelagem

A modelagem nada mais é que o cruzamento de todos os dados, variáveis, números e pesquisas que foram recebidos. Isso dá a possibilidade, por exemplo, de descobrir a conexão entre a escolaridade dos funcionários  e as promoções que eles recebem. Bem como o tempo de casa com o aumento de salário e o que mais for necessário.

Desse modo, dá para pensar em formas de melhor estruturar a equipe, distribuir benefícios corporativos e até elaborar campanhas de conscientização, se for o caso.

Vantagens do People Analytics para a empresa

Contratações assertivas

Contratar pessoas se baseando em dados pode ser uma ótima ideia, não? Na prática, garante a escolha de profissionais que estejam alinhados com o propósito da companhia. É um dos benefícios da empresa.

Mensuração de resultados

Com uma análise preditiva de dados, sabe-se o efeito da ação antes mesmo de executá-la. O sistema ainda consegue mostrar resultados de certa ação em um evento passado, o que deixa tudo mais fácil na hora de tomar decisões e se preparar para potenciais contratempos.

Maior controle dos processos

O People Analytics ajuda a controlar, eficientemente e de forma simples, o clima organizacional, plano de cargos e salários, processos seletivos e treinamento e desenvolvimento, entre outros aspectos.

Como aplicar People Analytics na empresa?

Escolha o software

Primeiramente, defina quais são os objetivos e as necessidades da sua empresa para, assim, escolher um software que supra as suas demandas.

Treine a equipe

É necessário um treinamento para que você e sua equipe extraiam o melhor da ferramenta utilizada.

Inicie com os dados disponíveis

É possível gerar insights mesmo com dados limitados Foque, em um primeiro momento, em um problema de negócios e envolva um grupo diversificado de pessoas.

Incremente recursos de análise de dados da sua equipe

A análise requer conhecimento e domínio. Para isso, vale ter ao lado a T.I e marketing e aproveitar os recursos para, juntos, serem mais fortes.

Tendências People Analytics

O People Analytics tende a ser utilizado em tempo real, visto que é crucial receber feedback regular e imediato de candidatos, funcionários, líderes e outras partes interessadas. Além disso, terá um foco maior em produtividade, ajudando a empresa a adotar métodos de aprimoramento dos processos.

Também é tendência uma abordagem atualizada da análise da força de trabalho, em que grupos específicos serão analisados, ao invés de um colaborador individualmente. 

Há ainda a ideia de sincronizar os dados internos com dados externos, como aqueles presentes em redes sociais dos avaliados. Isso possibilita o traço de perfis com exatidão e implica no que chamamos de Machine Learning e Inteligência Artificial.

E aí, deu para sacar People Analytics o que é? Esperamos que sim! A Piwi se preocupa com a evolução do seu negócio!