Capital Humano: o que é e qual a importância?

#Gestão Empresarial

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

Sem pessoas os negócios não progridem, não é mesmo? Seguindo nesse pensamento, podemos dizer que o principal capital de uma empresa não é o financeiro e, sim, o capital humano. É uma ideia que vem sendo difundida já há um tempo e ganhou força nos últimos anos.

Mas se engana quem acredita que gerir o capital humano é simples. Estamos falando da base para o crescimento da organização, pois as pessoas são responsáveis pelas atividades diárias. Portanto, perceber a necessidade de cada colaborador e proporcionar um ambiente saudável são missões da gestão do RH.

Acompanhe a leitura e entenda melhor sobre o assunto que ganhou espaço no mundo dos negócios!

O que é capital humano?

Pode-se dizer que o capital humano RH consiste no bem mais precioso que uma empresa, indústria ou instituição pode ter. O termo representa o valor agregado pelos profissionais através de seus conhecimentos técnicos, experiências, habilidades, comportamentos e competências pessoais. A união destes componentes permite que o trabalhador execute as tarefas de forma legítima e contribua efetivamente para sua organização.

Teoria Capital Humano

O termo capital humano surgiu em um artigo publicado na revista American Economic Review em 1961. Theodore W. Schultz, professor do departamento de economia da Universidade de Chicago batizou o seu trabalho de “Investment in Human Capital”, ou melhor, Investimento em Capital Humano. 

A Teoria do Capital Humano de Schultz afirma que investimentos em educação e saúde na companhia aprimoram aptidões e habilidades dos indivíduos, tornando-os mais produtivos. 

Qual a importância do capital humano para as empresas?

O capital humano, quando bem estruturado, permite que a organização eleve o seu grau de competitividade. Isso é fundamental em um panorama altamente acirrado como o atual. 

Profissionais satisfeitos com o seu trabalho tendem a ser muito mais produtivos, dedicando o máximo que podem durante o expediente. Dessa forma, a empresa fica mais preparada para lidar com a concorrência e ainda garante a satisfação do consumidor.

Em outras palavras, a importância do capital humano está na ideia de que são as pessoas que dão a força de trabalho para a companhia. Sem os colaboradores, a empresa não gira, visto que são eles que fazem todas as funções operacionais. Tais como o atendimento ao cliente, produção de produtos ou serviços, vendas e fechamento de negócios, gestão das finanças, questões tributárias, entre tantas outras.

Capital humano x intelectual

O capital intelectual do meio corporativo é um conceito mais amplo que o capital humano empresa e não se limita ao conhecimento, habilidades e atitudes de seus funcionários. Ele engloba, também, informações coletadas pela companhia. Por exemplo, dados sobre o mercado, clientes e colaboradores e processos.

Vantagens capital humano

Atração de talentos

Tudo começa com a admissão dos profissionais admitidos, ponto estratégico para a sobrevivência da empresa no mercado atual. Identificar o perfil do capital humano que a empresa precisa e saber gerenciar estas pessoas pelas competências promove um maior retorno a um negócio.

Aumento da autonomia da equipe

Autonomia se liga à capacidade de tomar decisões e não depender de outras pessoas para agir. No ambiente organizacional, ela é dada a partir de uma comunicação clara e transparente entre a equipe e a liderança na empresa.

Fortalecimento da cultura organizacional

É pelo conjunto de valores, crenças e comportamentos de uma empresa que se percebe a maneira como se conduzem os negócios. A cultura organizacional é fortalecida, principalmente, pela forma com que os gestores conduzem a equipe.

Relação entre tecnologia e capital humano

A tecnologia pode ser aplicada na gestão do capital humano com a finalidade de acompanhar de perto ativos valiosos. Afinal, por softwares de gestão é possível monitorar desempenhos, estabelecer indicadores, identificar falhas no processo e propor soluções.

Como o RH pode contribuir?

Bom, hoje em dia o RH não é mais apenas o setor das burocracias. Agora, ele tem um papel estratégico na gestão do capital humano da empresa, ficando responsável pelo alinhamento das políticas de administração de pessoal aos objetivos da organização.

Uma boa gestão de Recursos Humanos entende que não basta contratar os melhores profissionais, é preciso que eles estejam alinhados com a cultura da empresa e, para isso, o feedback é sempre importante. Assim, desde o momento do recrutamento e seleção, o setor pode trabalhar em ações e estratégias de gestão do capital humano para contratar a pessoa certa para uma vaga.

Desafios na Gestão de Capital Humano

É preciso compreender que, para aprimorar o capital humano, deve-se desenvolver os comportamentos e habilidades dos profissionais da empresa, independentemente dos cargos. Aí, torna-se um desafio:

  • desenvolver um processo de gestão de desempenho que abranja a participação de todos;
  • oportunizar espaço para a aprendizagem e gerar curiosidade pelo novo;
  • alinhar os benefícios corporativos com os desejos dos colaboradores;
  • evoluir o mindset e as habilidades para que a mudança seja, além de progressiva, constante.

Conte com a PIWI

Quando se fala em desafio, a Piwi chega pronta para superá-lo. Estamos prontos para ajudar a sua empresa a otimizar o setor de RH com nossos produtos e ideias.

FAQ

O que é capital humano?

Você sabe o que é capital humano? Trata-se do conjunto de recursos conquistados pelo colaborador através da vivência, prática e estudos.

Qual a diferença entre capital humano e capital intelectual?

Enquanto o capital humano diz respeito às qualidades do funcionário, o capital intelectual ainda engloba informações sobre bancos de dados internos, redes de relacionamento e patentes, por exemplo.

Qual a vantagem da boa gestão do capital humano?

Ao dar atenção para o capital humano, as empresas aumentam sua performance. Isso é alcançado por meio da autonomia da equipe e atração de novos talentos.

O que é RH estratégico?

O RH estratégico tem a grande missão de otimizar os processos e as decisões da empresa com o uso de tecnologia.