ChatGPT: o que é e quais seus impactos no RH

#Gestão de RH

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por
Conteúdos Piwi

Com certeza você já deve ter ouvido falar do famoso ChatGPT por aí. Mas já parou para pensar como essa ferramenta está mudando a realidade e o futuro das empresas e, principalmente, dos Recursos Humanos?

Já adiantamos que o impacto é grande, afinal, a tecnologia vem desempenhando um papel cada vez mais relevante nas empresas. 

Com o avanço da automação e o surgimento de novas tecnologias e sistemas, as equipes de RH, por exemplo, têm a oportunidade de otimizar seus processos e direcionar seus esforços para atividades mais estratégicas, como a gestão de pessoas. 

Então, bora ver um pouco mais dos impactos que o ChatGPT está causando na gestão do RH?

Afinal, o que é o ChatGPT?

Basicamente o ChatGPT é uma Inteligência Artificial que foi treinada para entender textos e gerar respostas sobre os mais diversos temas. E é exatamente essa capacidade de se comunicar de forma eficiente que o torna tão relevante para o RH e para as empresas.

A maneira mais comum de usar essa ferramenta é fazendo uma pergunta ou qualquer comentário sobre o assunto de seu interesse quanto mais preciso for o seu comentário, melhor será a resposta. Se você nunca testou a ferramenta, entre no site e faça suas tentativas. Vale a pena.  

Muitos ainda dizem que o ChatGPT pode ser usado até como um assistente para fornecer essas respostas mais gerais e interagir, como um chatbot, com os usuários de maneira conversacional. 

Dentro do RH, o ChatGPT vai muito além e pode ser um grande aliado na automatização de tarefas, e é exatamente sobre isso que vamos falar a seguir.

Quais os impactos do ChatGPT no RH?

A automação e a inteligência artificial estão desempenhando um papel significativo na otimização de muitos processos do RH, como falamos acima.  

Bom, sempre falamos por aqui que o ChatGPT é uma ferramenta que entra como um facilitador dentro dos processos do RH e, consequentemente, dá espaço para uma gestão de pessoas, nosso capital mais importante na empresa. É graças às ferramentas como essa que o RH tem a oportunidade de direcionar seu tempo para atividades que não sejam burocráticas.

Aquelas tarefas repetitivas e maçantes, hoje, podem ser automatizadas e isso é um grande passo para que o nosso tempo seja usado de forma eficiente. 

E o Chat GPT pode ser um dos aliados do RH. A ferramenta é muito eficiente em dar suporte instantâneo, responder perguntas repetitivas do dia a dia e até em analisar grandes volumes de dados. 

Como o ChatGPT pode estar presente no dia a dia do RH?

De várias formas, separamos as principais aplicações do ChatGPT no RH, dá uma olhada: 

Recrutamento e seleção

Um dos principais desafios do RH é o recrutamento e seleção estratégico, afinal, o custo do turnover é alto. Com o ChatGPT, esse processo pode se tornar muito mais eficiente. Sabe como?

A ferramenta pode ser treinada com base nas descrições da vaga, do jeitinho que o RH precisa, para identificar os candidatos que têm maior fit cultura e competências necessárias para uma determinada função.

Muitos pesquisadores já dizem que o GPT (já somos íntimos) pode ser treinado para fazer perguntas relevantes na entrevista, avaliar as respostas dos candidatos, ajudando a acelerar o processo de contratação.

Claro que a ferramenta não é perfeita e ainda vai precisar de muitos ajustes, mas no futuro do futuro, como gostamos de dizer aqui na Piwi, poderemos otimizar cada vez mais esse processo.

Feedback e engajamento 

Para a surpresa de muitos, o ChatGPT também pode ser usado para promover uma cultura forte, através de feedbacks e ainda ajudar no engajamento. 

Quando a empresa pontua seus valores e contextualiza a ferramenta do propósito da mensagem com informações relevantes, é possível que essa IA crie feedbacks personalizados para seus colaboradores, o que ajuda no engajamento de forma eficiente. 

Vale lembrar que a ferramenta é uma forma de automatizar o feedback, mas isso não quer dizer que ela dispensa acompanhamento do RH e proximidade com o time. 

Suporte aos colaboradores

Quando se trata de problemas e dúvidas dos funcionários, o ChatGPT também pode desempenhar um papel fundamental no fornecimento de suporte rápido e eficiente. Os funcionários podem interagir com a ferramenta para obter respostas informações do dia a dia, como as informações sobre benefícios e políticas da empresa.

Além disso, o ChatGPT pode ajudar a lidar com problemas mais complexos, analisando as conversas com os colaboradores e de certa forma reportando as respostas para a gestão. Isso permite que o RH atue de forma mais ágil e resolva problemas.

Treinamento e desenvolvimento de funcionários

Outra área em que o ChatGPT pode ser crucial para o RH é no treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Além da função que falamos a cima, para responder às perguntas sobre a empresa, o GPT pode oferecer respostas como forma de treinamento personalizado. 

Tudo isso permite que nossos colaboradores aprendam de forma interativa, no momento em que precisam, em vez de ter que passar por longos cursos ou até em treinamentos presenciais.

O que esperar do futuro do ChatGPT no RH?

Em um mercado onde a competitividade é alta, que demanda muita agilidade na adaptação de processos e cultura, nós precisamos andar de mãos dadas com tudo aquilo que otimiza nosso tempo e processos. 

Como podemos ver, o Chat GPT pode ser um dos aliados do RH. Mas e no futuro do futuro?

No futuro, vamos ter a oportunidade de personalizar cada vez mais essa IA e garantir que a ferramenta ofereça informações mais eficientes e que atendam às necessidades do colaborador e da empresa. Esperamos que essa ferramenta se torne um assistente, de fato. Não para substituir o potencial humano, mas para otimizar o nosso tempo. 

São muitos benefícios, porém também temos muitos desafios pela frente. Os RHs vão precisar olhar muito para a cultura da empresa, para a marca empregadora e para inovação.

Quer ver mais sobre o futuro? Temos um episódio completo do nosso videocast só sobre o ChatGPT no RH. Veja: 

https://www.youtube.com/watch?v=lUZOlOEqKXs&t=4s