por
jorgecarvalhojobs
Mais um ano está chegando e o RH deve estar por dentro de tudo! E com tantas datas importantes, ter um calendário para organizar ações e aproveitar oportunidades é essencial! O calendário pode ajudar o RH a ter um planejamento prévio de ações para serem realizadas em cada data importante do ano.
Provavelmente você já está planejando o ano de 2024 certo? Então, estamos aqui para te ajudar! Fizemos este artigo para te apontar as principais datas e campanhas para engajar a sua equipe no próximo ano. Vamos lá!
Confira o que você vai encontrar neste artigo:
Confira abaixo as principais datas e campanhas do RH em 2024 e comece a se organizar hoje:
Janeiro
No mês de janeiro, há duas boas oportunidades no calendário: a campanha Janeiro Branco e o Dia da Visibilidade Trans.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha dedicada à saúde mental. Nesse período do ano, muitos colaboradores estão voltando de férias e recesso de fim de ano e é a melhor hora para conscientizar sobre bem-estar emocional.
O que fazer?
- Palestras de conscientização com profissionais de saúde mental
- Produção de guias e materiais informativos sobre saúde mental
- Plano de saúde com apoio a saúde mental
- Incentivo a prática de psicoterapia e atividades para diminuir o estresse como yoga e meditação
Dia da Visibilidade Trans
O Dia da Visibilidade Trans é comemorado em 29 de janeiro. Essa data é muito importante devido aos altos números de casos de violência e preconceito contra pessoas trans.
O que fazer?
- Projetos de conscientização e comunicação em parceria com ONGs LGBTQIAP+
- Apoio e patrocínio a projetos de empoderamento trans
- Palestras sobre conscientização e empoderamento trans
- Vagas destinadas a pessoas trans
Fevereiro
Em fevereiro, o mundo corporativo é impactado pelo Carnaval e também por duas campanhas importantíssimas de saúde: o Fevereiro Roxo e o Fevereiro Laranja.
Fevereiro Roxo e Laranja
A campanha Fevereiro Roxo foca na conscientização sobre doenças crônicas como o lúpus, o Alzheimer e a fibromialgia. Já a campanha Fevereiro Laranja visa a conscientização a leucemia, um dos principais tipos de câncer.
O que fazer?
- Palestras e workshops sobre conscientização sobre doenças crônicas
- Palestras sobre conscientização a prevenção e tratamento da leucemia
Carnaval
O Carnaval é a maior festa cultural do Brasil. Esse é um momento de muita festa o RH deve estimular a parceria e a diversão no ambiente de trabalho.
O que fazer?
- Concurso de fantasias
- Happy Hour
- Evento temático (o Carnaval da Empresa)
Março
O mês de março é um período com datas e campanhas voltadas ao empoderamento feminino e a saúde da mulher.
Março Lilás
O Março Lilás é uma campanha que visa conscientizar mulheres sobre a importância dos exames preventivos para o câncer de colo de útero. Esse tipo de câncer é um dos mais incidentes em mulheres no Brasil. E para fechar, em 2024, temos a Páscoa, que é comemorado em 31 de março.
O que fazer?
- Palestras de conscientização sobre o câncer de colo de útero
- Incentivo a realização dos exames preventivos
Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março. Esse é o momento de celebrar e empoderar as mulheres que atuam na empresa, reforçando valores como o compromisso com condições igualitárias de trabalho e renda.
O que fazer?
- Palestras e workshops sobre empoderamento feminino
- Mentorias para apoiar o desenvolvimento de carreira das mulheres da empresa
- Guias e materiais informativos sobre a importância da igualdade de gênero e reconhecimento as conquistas das mulheres na história
Páscoa
A Páscoa é um evento religioso, muito popular no Brasil pela compra e troca de chocolates e ovos de Páscoa. É uma boa data para incentivar a interação e parceria entre os colaboradores da empresa.
O que fazer?
- Entrega de brindes
- Amigo oculto de Páscoa
- Almoço e confraternização de colaboradores
Abril
O mês de abril conta com campanhas de conscientização ao autismo e a importância da saúde no trabalho.
Abril Azul
A campanha Abril Azul foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conscientizar sobre o autismo.
O que fazer?
- Palestras de conscientização sobre o autismo
- Rodas de conversa para compartilhamento de dúvidas e experiências
Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril. A data busca promover a importância da saúde no ambiente de trabalho.
O que fazer?
- Palestras sobre hábitos saudáveis e bem-estar no trabalho
- Incentivo a realização de exames simples como medição da pressão arterial e check-ups médicos
Maio
O mês de maio é marcado como o mês de trabalhador. O Dia das Mães também é uma data importantíssima para celebrar! Em maio, também acontece a campanha maio amarelo que promove a conscientização sobre a segurança no trânsito.
Maio Amarelo
O maio amarelo é uma campanha de conscientização no trânsito e aborda práticas de segurança e valorização da vida na estrada.
O que fazer?
- Palestras sobre conscientização no trânsito
- Guia e materiais informativos sobre práticas de segurança no trânsito
Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1° de maio e visa reconhecer e valorizar todos os profissionais.
O que fazer?
- Distribuição de brindes
- Bônus para colaboradores
- Confraternização dos colaboradores da empresa
Dia das Mães
O Dia das Mães é comemorado no 2° domingo de maio. Essa data é muito importante para valorizar as mulheres da empresa e estimular a valorização dos profissionais com homenagem as mães.
O que fazer?
- Entrega de brindes para as mães
- Homenagem paras as mulheres mães da empresa
Junho
O mês de junho é marcado por uma das maiores festas culturais do Brasil, a festa Junina. Além disso, também se comemora o Dia do Orgulho LGBT e o Dia do Profissional do RH. Nesse mês também acontece a campanha do Junho Vermelho, que estimula a conscientização da importância da doação de sangue.
Junho Vermelho
A campanha Junho Vermelho visa conscientizar e incentivar a doação de sangue.
O que fazer?
- Roda de conversas para desmitificar tabus
- Programa de incentivo para colaboradores se tornarem doadores de sangue
Dia do Profissional de RH
O Dia do Profissional de RH é comemorado em 3 de junho. Essa data é muito importante para reconhecer o valor dos profissionais de RH dentro das empresas.
O que fazer?
- Entrega de brindes
- Homenagem aos profissionais de RH da empresa
Festa Junina
A Festa Junina é realizada no Dia de São João (24 de junho) e tem grande representatividade cultural no Brasil.
O que fazer?
- Evento temático
- Guia sobre as origens da Festa Junina
Orgulho LGBTQIAP+
O Dia do Orgulho LGBTQIAP+ busca promover a inclusão e combater o preconceito no ambiente de trabalho.
O que fazer?
- Palestras de conscientização sobre preconceitos, diversidade e acolhimento de pessoas LGBTQIAP+
- Guia e materiais informativos sobre a causa LGBTQIAP+ e diversidade
Julho
O mês de julho é marcado pelas campanhas Julho Verde e Julho Amarelo que visam conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço e a hepatites virais. Em julho, também é comemorado o Dia da Amizade, excelente data para incentivar a integração dos colaboradores.
Julho Verde e Amarelo
A campanha julho verde busca conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço, que é muito associada ao tabagismo. Já a campanha junho amarelo busca conscientizar sobre a prevenção e tratamento de hepatites virais.
O que fazer?
- Palestras de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço
- Campanhas de incentivo contra o tabagismo
- Roda de conversas para tiragem de dúvidas e compartilhamento de experiência sobre hepatites virais.
Dia da Amizade
O Dia Mundial da Amizade é comemorado em 30 de julho. A data é uma excelente oportunidade de promover interação e parceria entre equipes.
O que fazer?
- Dinâmicas de grupo para incentivar interação entre colaboradores
- Happy hour para colaboradores
Agosto
O mês de agosto é o mês em que é comemorado o Dia do pais. Também é um período marcado pela campanha Agosto Lilás que aborda temas importantes como a violência de gênero.
Agosto Lilás
A campanha agosto lilás promove o debate e a conscientização a casos de violência contra a mulher.
O que fazer?
- Palestras e workshops para abordam e importância de identificar e combater a violência contra a mulher
- Rodas de conversa sobre violência contra a mulher e igualdade de gênero
- Ofereça suporte para colaboradoras que estejam passando por um caso de violência.
Dia dos Pais
O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Essa data é uma oportunidade para reconhecer a importância dos pais.
O que fazer?
- Entrega de brindes aos pais dos colaboradores
- Homenagem aos homens pais da empresa
Setembro
O mês de setembro é um mês marcado pela campanha Setembro Amarelo que busca promover a conscientização da prevenção ao suicídio.
Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo traz à tona a necessidades de ações para prevenir o suicídio e promover a saúde mental.
O que fazer?
- Palestras sobre prevenção do suicídio e saúde mental
- Rodas de conversa para promover um ambiente de trabalho saudável
- Programas de incentivo ao cuidado com a saúde mental
Outubro
O mês de outubro tem três datas importantes: a campanha do Outubro Rosa, o Dia das Crianças e o Halloween.
Outubro Rosa
A campanha do Outubro Rosa visa conscientizar sobre a importância do tratamento e prevenção ao câncer de mama, um dos tipos de câncer mais incidente em mulheres no Brasil.
O que fazer?
- Palestras de conscientização ao câncer de mama
- Campanhas de conscientização e realização do autoexame
- Guia e material informativo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Dia das Crianças
O Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro e essa é uma data importante para incentivar a harmonia entre trabalho e vida pessoal.
O que fazer?
- Entrega de presentes
- Eventos para filhos (as) de colaboradores
- Campanhas de incentivo ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Halloween
O Halloween é uma festa que remete ao Dia das Bruxas, comemorado em 31 de outubro. Como uma data temática, essa data abre uma boa oportunidade para estimular a integração da equipe.
O que fazer?
- Evento temático
- Concurso de fantasias
Novembro
O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, que conscientiza sobre o câncer de próstata e também pelo Dia das Consciência Negra.
Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha voltada a conscientização ao câncer de próstata, um dos tipos de câncer mais incidente em homens no Brasil.
O que fazer?
- Palestras de conscientização ao câncer de próstata
- Incentivo ao exame de toque e exames de prevenção a saúde masculina
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é feriado nacional e comemorado em 20 de novembro. Essa é uma excelente data para debater a igualdade racial e o racismo no Brasil.
O que fazer?
- Palestras sobre igualdade racial
- Rodas de conversas sobre racismo e igualdade racial
Dezembro
O último mês do ano é marcado pelas festas tradicionais do período o Natal e o Réveillon (Ano Novo). Dezembro também é um período de campanhas importantes como o dezembro vermelho e o dezembro laranja.
Dezembro Vermelho e Laranja
A campanha do dezembro vermelho busca conscientizar e desmistificar sobre a AIDS. E a campanha do dezembro laranja é uma campanha para conscientização e prevenção ao câncer de pele, tipo de câncer mais incidente no Brasil.
O que fazer?
- Palestras sobre conscientização da AIDS e do câncer de pele
- Guia e materiais informativos para desmitificar tabus sobre a AIDS
- Guias com dicas importantes para prevenir o câncer de pele
Natal e Ano Novo
O Natal e o Ano Novo são datas muito especiais para todos. Esse é o momento de celebrar com a família, amigos e colegas de trabalho e fortalecer os pedidos de um novo ano melhor.
O que fazer?
- Confraternização de fim de ano da empresa
- Amigo oculto de fim de ano
- Premiação e reconhecimento de equipes e profissionais
Piwi e o seu RH
A Piwi é uma corretora digital que além de ajudar empresas na compra e gestão de benefícios e planos de saúde, também andamos lado a lado com o seu RH!
Com uma plataforma digital que facilita a gestão de benefícios, também criamos conteúdos que ajudam o RH na gestão de pessoas. Quer saber mais sobre Piwi? Entre em contato com nossos especialistas.