por
Felipe Baeta
A cobertura de plano de saúde é regida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esse é o órgão responsável por controlar, fiscalizar e normatizar as atividades relacionadas à Assistência Privada à Saúde. Entender como a cobertura funciona é fundamental para que possa evitar contratempos no futuro e, inclusive, garantir o bem-estar da sua família.
Existem diferentes tipos de planos de saúde que oferecem variados tipos de assistências. Caso deseje ter acesso a um plano mais completo, é possível combinar as segmentações e ter acesso a mais benefícios.
Para ajudar você a ficar por dentro desse assunto, escrevi este artigo para mostrar o que é segmentação assistencial e qual a diferença entre os tipos de cobertura. Acompanhe!
O que o plano de saúde precisa cobrir?
- Consultas, exames e tratamentos
A ANS estabelece uma lista de consultas, exames e tratamentos, chamada de Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que os planos de saúde, seja plano empresarial ou individual, são obrigados a oferecer. Varia conforme cada tipo de produto — ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.
A lista vale para os planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei dos Planos de Saúde.
- Hospitais, laboratórios e médicos
Efetue uma boa avaliação antes de contratar o plano de saúde, como plano de saúde PME, dos hospitais, laboratórios e médicos a que terá direito.
- Cobertura a órteses e próteses
Órtese é qualquer dispositivo permanente ou transitório que auxilie as funções de um membro, órgão ou tecido. Sua finalidade é evitar deformidades, progressão ou compensar insuficiências funcionais. Já a prótese substitui total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido.
O que é a segmentação assistencial?
A segmentação assistencial nada mais é que a divisão dos serviços que são oferecidos em cada tipo de plano. Eles estão descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, editado pela ANS, o qual sofre alterações e é atualizado a cada dois anos.
A seguir, listei os diferentes tipos de cobertura do plano de saúde e quais são os serviços oferecidos por eles.
Ambulatorial
O plano de saúde ambulatorial oferece assistências mais simples, isto é, uma lista de opções de serviços menores, quando comparada aos benefícios de outros tipos de planos e uma cobertura médica reduzida. Por outro lado, o seu custo também é reduzido.
Entre as principais assistências asseguradas pelo plano ambulatorial, é possível destacar:
- consultas ilimitadas com médicos credenciados;
- consultas de pré-natal;
- exames complementares;
- atendimento de emergência e urgência — por até 12 horas;
- radioterapia, hemodiálise, diálise e demais procedimentos específicos.
Hospitalar sem obstetrícia
As grávidas precisam ter mais atenção na hora de escolher a cobertura do plano de saúde, tendo em vista que ele não cobre determinadas situações. No caso do plano hospitalar sem obstetrícia, ele não cobre consultas e exames fora do período de internação.
Entre as vantagens oferecidas pelo plano hospitalar sem obstetrícia, posso destacar:
- atendimento ilimitado de diárias hospitalares, inclusive em Unidades de Terapia Intensiva (UTI);
- realização de procedimentos como transfusões, quimioterapia e radioterapia;
- atendimento aos casos de emergência e urgência que evoluem para internação;
- realização de exames complementares necessários durante o período de internação;
- procedimentos especiais, como nutrição parenteral ou enteral;
- procedimentos diagnósticos e terapêuticos em hemodinâmica.
Hospitalar com obstetrícia
O plano hospitalar com obstetrícia é mais indicado para mulheres que têm a intenção de engravidar. Além de proporcionar todas as vantagens do plano hospitalar sem obstetrícia, essa opção também oferece um acompanhamento gestacional com profissionais sérios e competentes, além da cobertura para consultas, exames e demais procedimentos clínicos relacionados ao pré-natal.
A assistência pós-parto também é concedida nesse tipo de plano, tanto para a mamãe quanto para o recém-nascido, durante todo o seu primeiro mês de vida.
Odontológico
Cuidar da saúde bucal é essencial para evitar problemas mais sérios. No entanto, com o auxílio de um plano odontológico, é possível ter acesso a diversos procedimentos, como:
- endodontia;
- periodontia;
- exames radiológicos;
- pequenas cirurgias orais realizadas com anestesia local em nível ambulatorial;
- atendimentos de emergência e urgência.
Agora que já sabe como funciona a cobertura do plano de saúde, pode fazer seu planejamento financeiro de acordo com as suas necessidades e de sua família. Para isso, você pode contar com o auxílio de um corretor de plano de saúde da Piwi. Lembre-se de que quanto mais completo o plano for, mais tranquilidade terá ao contar com esse tipo de auxílio.
Gostou de aprender mais sobre a cobertura do plano de saúde? Então, ajude-nos a disseminar essa informação importante compartilhando este artigo em suas redes sociais!