porpiwi
A cobertura plano de saúde é regida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esse é o órgão responsável por controlar, fiscalizar e normatizar as atividades relacionadas à Assistência Privada à Saúde. Entender como a cobertura funciona é fundamental para que você possa evitar contratempos no futuro e, inclusive, garantir o bem-estar da sua família.
Existem diferentes tipos de planos de saúde que oferecem variados tipos de assistências. Caso você deseje ter acesso a um plano mais completo, é possível combinar as segmentações e ter acesso a mais benefícios.
Para ajudar você a ficar por dentro desse assunto, escrevi este artigo para mostrar o que é segmentação assistencial e qual a diferença entre os tipos de cobertura. Acompanhe!
A segmentação assistencial nada mais é que a divisão dos serviços que são oferecidos em cada tipo de plano. Eles estão descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, editado pela ANS, o qual sofre alterações e é atualizado a cada dois anos.
A seguir, listei os diferentes tipos de cobertura do plano de saúde e quais são os serviços oferecidos por eles.
O plano de saúde ambulatorial oferece assistências mais simples, isto é, uma lista de opções de serviços menor, quando comparada aos benefícios de outros tipos de planos e uma cobertura médica reduzida. Por outro lado, o seu custo também é reduzido.
Entre as principais assistências asseguradas pelo plano ambulatorial, é possível destacar:
As grávidas precisam ter mais atenção na hora de escolher a cobertura do plano de saúde, tendo em vista que ele não cobre determinadas situações. No caso do plano hospitalar sem obstetrícia, ele não cobre consultas e exames fora do período de internação.
Entre as vantagens oferecidas pelo plano hospitalar sem obstetrícia, posso destacar:
O plano hospitalar com obstetrícia é mais indicado para mulheres que têm a intenção de engravidar. Além de proporcionar todas as vantagens do plano hospitalar sem obstetrícia, essa opção também oferece um acompanhamento gestacional com profissionais sérios e competentes, além da cobertura para consultas, exames e demais procedimentos clínicos relacionados ao pré-natal.
A assistência pós-parto também é concedida nesse tipo de plano, tanto para a mamãe quanto para o recém-nascido, durante todo o seu primeiro mês de vida.
Cuidar da saúde bucal é essencial para evitar problemas mais sérios. No entanto, com o auxílio de um plano odontológico, é possível ter acesso a diversos procedimentos, como:
O contrato na modalidade referência é um plano de saúde completo, sendo ideal para quem quer assegurar o bem-estar e a qualidade de vida da sua família. Nesse sentido, a cobertura desse plano de saúde oferece assistência médico-hospitalar para todos os procedimentos necessários, tanto clínicos quanto cirúrgicos. Os atendimentos de urgência e emergência também são incluídos nesse plano.
Agora que você já sabe como funciona a cobertura do plano de saúde, pode fazer seu planejamento financeiro de acordo com as suas necessidades e de sua família. Lembre-se de que quanto mais completo o plano for, mais tranquilidade você terá ao contar com esse tipo de auxílio.
Gostou de aprender mais sobre a cobertura do plano de saúde? Então, ajude-nos a disseminar essa informação importante compartilhando este artigo em suas redes sociais!