O que é e como aplicar a gestão humanizada?

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

O termo “gestão humanizada” nos lembra imediatamente das ações de Recursos Humanos, não é mesmo? Mas também está relacionado com processos que ultrapassam o departamento e atingem a empresa em geral. Sendo mais específico, é uma estratégia que visa colocar o colaborador como o protagonista da história. Inclusive, isso tem tudo a ver com plano de saúde empresarial.

Saiba como a gestão humanizada passa por toda a organização e também como aplicá-la de forma correta, otimizada e efetiva. Lembrando que deve estar sempre alinhada com o perfil da empresa.

Gestão humanizada: o que é

O mercado de trabalho já passou e ainda passa por transformações bem grandes. Como a revolução industrial, a chegada da tecnologia nos processos empresariais e a administração de pessoas através de dados. No meio dessas evoluções, deu para perceber que o colaborador está se tornando o centro de todas as atividades.

Foi a partir disso que surgiu a gestão humanizada, um modelo de gerenciamento do RH que leva em consideração as verdadeiras pessoas. Suas dificuldades, expectativas, necessidades, desejos e por aí vai. Ou seja, é um olhar mais subjetivo para a gestão de pessoas e para os seres humanos que são os profissionais, entendendo o valor deles para a organização.

Benefícios para a sua empresa

Focar especialmente nas pessoas e enxergá-las como gente como a gente não tem nenhum segredo. Tem mais: se a gestão for bem-feita, não existem desvantagens, apenas benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • Funcionários satisfeitos e, por consequência, mais produtivos;
  • Clima organizacional bem mais agradável e leve;
  • Promoção da ética e do respeito no trabalho;
  • Retenção dos melhores profissionais do mercado;
  • Redução do número de faltas no trabalho causadas por problemas médicos, junto a um pacote definido por corretor de plano de saúde.

Veja como o RH colocar a gestão humanizada em prática

Primeiramente, é interessante prezar pela cultura da sua empresa. Invista em ações de conscientização para os líderes, empregando a transformação aos poucos e criando uma proximidade com os colaboradores. Nesse sentido, nada melhor do que oferecer serviços e benefícios corporativos como um bom plano de saúde para empresas ou auxílio-alimentação. Ou até mesmo bolsas de estudo.

Ter uma comunicação clara e aberta com todos também é um ingrediente fundamental dessa receita. Afinal, é ela que permite que as pessoas ali dentro entendam exatamente os seus papéis e os caminhos a percorrer.

Se você der uma olhadinha na classificação das 50 melhores empresas para trabalhar em 2020, rapidamente vai notar que uma das vantagens mais citadas pelos profissionais é a oferta de bons benefícios para funcionários. Principalmente relacionados à saúde do trabalhador. São vantagens que estão certamente incluídas em um projeto de gestão humanizada que atende as particularidades da equipe.

E, como já dissemos, um plano de saúde empresarial faz parte disso. A Piwi, corretora de saúde, analisa os colaboradores da sua organização, encontra a melhor solução do mercado e te ajuda na gestão em Recursos Humanos! Trabalhamos tanto com plano Amil e Bradesco, para grandes empresas, como com convênio médico para pequenas empresas.