Cultura Organizacional: o que é, vantagens e como aplicar

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Conteúdos Piwi

Oferecer um bom salário e uma grande lista de benefícios corporativos para os colaboradores não é suficiente para que os profissionais se mantenham em uma companhia ou escolham trabalhar por ela. Eles querem, na verdade, ter a sensação de pertencimento e enxergarem que seus objetivos estão alinhados com os da instituição. Isso é possível com a cultura organizacional.

A cultura organizacional se tornou um dos principais critérios de avaliação dos talentos do mercado de trabalho. Cada vez mais, as pessoas estão procurando oportunidades em empresas com as quais se identificam com a missão, valores e propósitos. É sobre isso que vamos falar!

O que é cultura organizacional?

Muito se pergunta o que é cultura organizacional. Basicamente, um conjunto de crenças, normas, diretrizes e hábitos adotados pela empresa. Para que ela seja bem clara e eficaz, é necessário que seja entendida e aplicada por todo o quadro de funcionários, principalmente, pela liderança.

Isso acaba servindo como base ou mesmo como um guia para a tomada de decisão e comportamento das equipes dos diferentes setores da empresa. Além de precisar espelhar ser vista pelos colaboradores, a cultura organizacional ainda deve passar ao público externo quais são os valores, sua missão e o seu propósito.

Quais as vantagens de uma cultura organizacional?

Bom ambiente de trabalho

Uma cultura organizacional estruturada consegue tornar o ambiente de trabalho melhor em vários sentidos. Por exemplo, aumenta o engajamento dos funcionários, evita problemas de convivência, previne falhas de gestão e por aí vai.

Atração de talentos

Uma cultura sólida impacta gera uma identidade para a marca que, assim, consegue uma maior atração de potenciais talentos. Sem falar da diminuição do esforço de retenção, caso os profissionais sejam contratados.

Autogerenciamento

Equipes que seguem a base do negócio costumam ser autônomas. Ou seja, os gestores não precisam sempre ficar reforçando as regras tácitas ou implícitas, porque todos já as seguem, entendeu?

Agilidade dos processos

A agilidade é resultado do autogerenciamento. Com os funcionários incorporando a cultura organizacional, os processos da empresa se tornam mais rápidos e naturais, pois todos sabem como agir e fazer.

Quais os principais elementos de uma cultura organizacional?

Existem determinados elementos da cultura organizacional e ela deve ser pensada a partir disso. São eles:

  • Valores organizacionais: peso que cada coisa tem na instituição;
  • Crenças da empresa: estabelecidas a partir da convivência coletiva das pessoas;
  • Ritos e atividades: desenvolvidas constantemente visando a melhoria.
  • Costumes a serem exercidos: materialização dos valores e crenças;
  • Cerimônias realizadas: seja formal ou informal com os membros da empresa.

Tipos de cultura organizacional

O filósofo irlandês Charles Handy definiu tipos de cultura organizacional, que podem ser implantadas. Vamos conferir? 

Cultura de poder

Aqui o poder é centralizado e quem está no topo da empresa tem maior influência e decisão. Quanto mais distante deste centro, obviamente, menor a voz ativa. Um modelo que já está ficando ultrapassado.

Cultura de papéis

Na cultura de papéis, o foco é a função de cada colaborador na companhia. Ou melhor, o tipo prevê um papel individual bem definido e preza pelo cumprimento dele apenas.

Cultura de tarefas

Focado nos projetos. O objetivo é resolver o problema em questão e, para tanto, o profissional é designado para a tarefa em que tem habilidade e manja mais.

Cultura de pessoas

A cultura de pessoas é o que as empresas mais modernas estão buscando, pois coloca o colaborador como o centro de tudo. Independentemente de cargo ou posição hierárquica. Uma real valorização do funcionário.

Como aplicar na empresa?

Uma dúvida corriqueira é como começar a estruturação da cultura organizacional. Bom, o caminho ideal é começar estabelecendo conceitos básicos como missão, visão e valores. Inclusive, de forma geral, a maioria dos negócios já iniciam seus trabalhos com essa conceituação bem definida. 

O que acontece, muitas vezes, é que na prática a aplicação disso não ocorre, confundindo os colaboradores e atrapalha a estratégia da companhia.

Como RH pode ajudar na construção de uma cultura organizacional?

O setor de Recursos Humanos tem um papel importantíssimo na construção e também na conservação da cultura organizacional. A começar pelos recrutadores, que precisam conhecer a fundo o que é praticado na companhia para atrair as pessoas corretas.

Além disso, o RH é responsável pela conscientização do colaborador sobre a famosa tríade visão, missão e valores do negócio.

Como a liderança pode estimular a cultura organizacional?

Os líderes devem disseminar as ações esperadas pela empresa e transmitir isso para os seus liderados. A conscientização dos colaboradores sobre a cultura organizacional é função do RH, como dissemos acima, mas o exemplo precisa vir da liderança da empresa, concorda?

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

A cultura organizacional consiste em uma série de diretrizes para que o colaborador entenda condutas esperadas pela empresa e possa se identificar com elas. Já o clima organizacional diz respeito ao ambiente de trabalho e como cada um se sente sobre as condições oferecidas pela companhia, em resumo, trata-se da satisfação do funcionário.

Conte com a PIWI

A cultura organizacional é um tema bastante relevante e vem sendo considerado essencial para toda a estrutura de uma empresa. Portanto, é preciso compreender quais são os posicionamentos da empresa e defini-los para iniciar sua implementação.

Mas acredito que agora você já tenha sacado o conceito de cultura organizacional, não? Aí tudo fica mais fácil. Mas, se quiser saber mais sobre o assunto e também sobre benefícios corporativos, a Piwi está aqui para te dar as duas mãos!

FAQ

O que é cultura organizacional?

Conjuntos de comportamentos e valores definidos pela empresa que precisam ser adotados por toda a equipe.

Quais são as vantagens de implantar uma cultura organizacional?

Para a empresa, há uma maior atração e retenção de talentos e promove um autogerenciamento que ajuda na agilidade dos processos.

Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?

Cultura diz respeito a valores e comportamentos praticados pela companhia. O clima se resume na qualidade do ambiente de trabalho e felicidade no trabalho.