Guia do RH: entenda os principais termos dos planos de saúde

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

O plano de saúde é um dos benefícios corporativos mais importantes para os colaboradores. E não adianta apenas contratar um plano e não entender como ele funciona, o RH precisa estar por dentro de tudo que está relacionado a planos de saúde.

E como toda área de atuação, o segmento de planos e seguros de saúde tem seu próprio vocabulário. E conhecer todos os principais termos dos planos de saúde é importante para que o RH possa escolher o benefício com melhor custo, que junte serviços de alta qualidade com preços competitivos.

Na hora de contratar um plano de saúde empresarial, gestores precisam entender os principais termos para negociar contratos vantajosos para a empresa e a saúde de seus colaboradores.

Aqui vamos te apresentar os principais termos dos planos de saúde para facilitar a relação com a operadora/seguradora de saúde no dia a dia. Bora lá!

Aqui você vai encontrar:

Qual é a importância de o RH conhecer os principais termos dos planos de saúde?

De acordo com dados da ANS (Agência Nacional de Saúde), o Brasil fechou o ano com mais de 51,1 milhões de beneficiários em planos de saúde, destes 36 milhões em contratos de planos empresariais.

Boa parte das empresas brasileiras oferecem plano de saúde para seus colaboradores. Inclusive, esse benefício é um dos mais requisitados por profissionais no mercado. Em outras palavras, oferecer um bom plano de saúde é importante para atrair e reter talentos.

Dessa maneira, todo gestor de RH deve aprender a lidar com o plano de saúde no dia a dia. Não basta apenas se preocupar com o plano na hora do reajuste ou após a reclamação de colaboradores. E conhecer os termos é um dos caminhos para negociar condições vantajosas.

Alguns termos dos planos de saúde utilizados no dia a dia do RH

Separamos aqui alguns termos dos planos de saúde que são frequentemente utilizados no dia a dia do setor de Recursos Humanos e que talvez você tenha muita dúvida sobre:

Reajuste

O reajuste é um dos principais termos dos planos de saúde. E isso se dá devido a sua importância. Basicamente, o reajuste é o aumento dado pela operadora de saúde em determinados períodos.

No Brasil, existem três tipos de reajuste, são eles: reajuste anual, reajuste por faixa etária e reajuste por sinistralidade. Confira mais sobre elas abaixo:

  • Reajuste anual: o reajuste anual é aplicado todo ano e visa repor o valor da inflação no período.
  • Reajuste por faixa etária: esse reajuste é dado sempre que um dos beneficiários faz aniversário e passa a integrar outra faixa etária. No Brasil, as faixas etárias de planos de saúde são definidas pela ANS.
  • Reajuste por sinistralidade: o reajuste de sinistralidade é dado com base no índice de sinistralidade. A sinistralidade (falaremos mais sobre ela aqui!) mede a relação entre uso e valor do plano.

Vale ressaltar que os reajustes nos planos empresariais são definidos pelas operadoras de saúde. No geral, as empresas do segmento costumam seguir as bases de reajuste definidas pela ANS para os planos individuais e familiares.

Portabilidade

A portabilidade de plano de saúde é o direito que todo usuário tem de mudar de plano de saúde. Isso se dá por migrar para um plano de outra operadora ou fazer a migração de plano dentro da mesma operadora.

Em planos empresariais, a empresa pode fazer a portabilidade do plano e, inclusive, ser isenta de carências já cumpridas no plano anterior. Assim, os colaboradores podem utilizar todos os serviços, sem ter que cumprir uma nova carência para procedimentos.

Sinistralidade

A sinistralidade é um dos termos mais importantes para o RH em planos de saúde empresariais. O índice de sinistralidade mede a relação entre o valor do plano e o valor dos serviços utilizados em determinado período.

Dessa maneira, a sinistralidade é calculada pela divisão do valor total de sinistros (procedimentos utilizados) e o valor do plano, multiplicada por 100. Assim, se consegue o percentual do índice de sinistralidade.

Controlar o uso de serviços utilizados no plano é a melhor forma de manter a sinistralidade sob controle. Uma média aceitável de sinistralidade é entre 70% e 75%. Em casos de sinistralidade muito alta pode gerar custos muito maiores para a empresa, já que nestes casos, as operadoras fazem o reajuste dos planos para equilibrar os custos.

ANS

Muito se fala sobre a ANS, mas poucos sabem o que a sigla significa. É bem simples! A ANS é a sigla para Agência Nacional de Saúde Suplementar. Esse órgão é a agência regulamentadora do setor de planos de saúde no Brasil, responsável por fiscalizar e controlar as atividades das operadoras e seguradoras de saúde no país.

Coparticipação

A coparticipação é outro termo de plano de saúde fundamental para o RH. O formato de plano com coparticipação é adotado em boa parte dos planos empresariais. Basicamente, a coparticipação é um valor pago pelo usuário do plano à operadora para realizar algum procedimento de saúde.

Mais da metade dos planos de saúde no Brasil usam a coparticipação. Em planos empresariais, as empresas se utilizam do modelo para diminuir os custos e não deixar de oferecer o benefício para colaboradores.

Na coparticipação, se um colaborador realizar um exame de R$200 com 20% de coparticipação, ele terá de pagar R$40 para realizar o procedimento. O valor é reembolsado pela operadora, de acordo os prazos definidos em contrato.

Seguradora e operadora de saúde

Outra grande dúvida da maioria das pessoas é sobre a diferença entre seguradora e operadora de saúde. Bom, vamos te explicar de forma bem simples!

A operadora de saúde é uma empresa que oferece planos de saúde e possui uma rede credenciais de prestadores de serviços (hospitais, clínicas, laboratórios e especialistas) para a realização dos serviços contratados.

Já a seguradora de saúde é uma empresa que assume um contrato de risco em relação a despesas de saúde. Nestes casos, o beneficiário deve acionar a seguradora sempre que precisar utilizar alguma cobertura contratada.

Outros termos dos planos de saúde

Está sentindo falta de mais termos sobre planos de saúde? Você sabe o que é abrangência, cobertura, estipulante, Rol de Procedimentos, TUSS, DUTs, prêmio, reembolso e outros termos? Criamos um guia completo para você dominar todos esses termos!  

O que você vai encontrar no Guia de RH Piwi:

  • Glossário dos termos essenciais do plano de saúde (com definições simples)
  • Exemplos práticos do uso e aplicação de cada jargão no dia a dia

Baixe agora mesmo gratuitamente: