Semana de 4 dias de trabalho: testes no Brasil, como funciona e mais!

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

A semana de somente 4 dias de trabalho (com três de descanso) é uma ideia que vem ganhando bastante força ao redor do mundo. Países como Emirados Árabes Unidos, Islândia e Bélgica já adotam este modelo com 32 horas semanais. No Brasil, tudo ainda está engatinhando, mas já há empresas levando a sério a jornada 4x3.

Visto que a legislação brasileira não impede a adoção da jornada de 4 dias semanais, portanto, o movimento também está chegando em nosso território. As empresas brasileiras começaram a aceitar a ideia a passos lentos. A principal mudança proposta é dar aos colaboradores um dia a mais de folga por semana, além do sábado e do domingo. Isso sem alterar o salário.

Mas será que dá certo? Veja ao longo do texto como funciona!

Índice

Jornada 4x3: como surgiu e como funciona?

A semana de 4 dias de trabalho já é um assunto de um bom tempo atrás e amplamente discutido entre organizações não-governamentais, que focam em melhorias em relação ao bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Entretanto, com a chegada da pandemia da Covid-19, a pauta teve em gás e veio a pergunta: a produtividade está mesmo conectada ao número de horas trabalhadas?

A partir dessa dúvida, inúmeras empresas começaram a aderir à diminuição jornada de trabalho, conhecida como 4x3. Ou seja, 4 dias úteis e 3 de folga, como falamos. O teste, que já vinha sendo feito em certos locais, apresentou resultados bem positivos, o que fez da opção um tema popular entre os trabalhadores.

O que as leis trabalhistas dizem sobre isso?

Segundo a legislação do Brasil, a jornada é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Sendo assim, nada impede que a carga horária seja menor. Então, pela lei do país, é possível, sim, trabalhar 4 dias e folgar 3.

Quais são as vantagens de ter 4 dias úteis?

Redução do absenteísmo

Com uma jornada semanal reduzida, os funcionários tendem a faltar menos. Esse indicador foi observado em países que trabalham 4 dias por semana e em empresas nacionais que testaram o modelo.

Bem-estar do colaborador

Os colaboradores têm mais tempo para se recuperar do estresse, liberando energia através de hobbies e outros interesses. Isso contribui, ainda, para o bom clima organizacional, para a saúde mental e física do seu time e, principalmente, ajuda a manter o engajamento e produtividade.

Uso eficiente do tempo

O tempo para realizar a atividade se torna menor, por isso, funcionários não gastam seus minutos em tarefas ineficientes. Além disso, são menos propensos a se distrair com redes sociais, por exemplo.

Maior produtividade

A produtividade costuma ser melhorada uma vez que todos estão bem e conseguem usar o tempo de forma eficiente. Para realizar esta análise, o People Analytics pode ser usado, visto que a ferramenta permite a análise de dados relacionados ao desempenho dos colaboradores. 

Ajuda o meio-ambiente

A semana de trabalho de quatro dias representa menos pessoas se deslocando de suas residências até o trabalho, o que reduz consideravelmente a emissão de carbono no planeta. O meio-ambiente agradece.

Quais países adotam a semana mais curta de trabalho?

Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos foram o primeiro país do mundo a acatar a semana de 4 dias úteis. A jornada de trabalho de 36 horas semanais entrou em vigor em janeiro de 2022 e vale para todos os órgãos públicos. Para as empresas privadas, é facultativa.

Bélgica

Na Bélgica, a jornada de quatro ou cinco dias é uma opção do trabalhador. Desde fevereiro, a população trabalha por 38 horas semanais, com a possibilidade de fazer 45 horas e reduzir a jornada na semana seguinte.

Islândia

O país fez testes durante os anos de 2015 e 2019 e agora implantou a ideia. Um estudo feito pela Associação de Sustentabilidade e Democracia (Alda), junto da instituição britânica Autonomy, mostrou que o bem-estar dos funcionários melhorou. A produtividade, por sua vez, permaneceu a mesma ou até aumentou. Por isso, podemos considerar um dos bons benefícios corporativos.

Testes de semana de 4 dias de trabalho no Brasil

Após ser implementado no Reino Unido, Portugal e África do Sul, o Brasil também terá a oportunidade de experimentar a redução da jornada de trabalho semanal para quatro dias, totalizando 32 horas por semana, a partir de novembro. Essa iniciativa é conduzida pela organização 4 Day Week Global, responsável por liderar projetos-piloto em diversos países ao redor do mundo. 

No Brasil, algumas empresas, como a Unilever, testam a semana de 4 dias de trabalho e diferentes modelos flexíveis, como o job sharing. Conversamos com a Camila Berteli, líder de cultura da Unilever e Mara Kalamtia, psicóloga e consultora de gestão comportamental, em um videocast completo sobre o assunto de novos modelos de trabalho e você pode ver a seguir.



Mas, calma! As vantagens vêm junto dos desafios

Vamos combinar que diminuir a carga horária significa uma nova cultura organizacional. Isso não pode acontecer do dia para a noite, pois exige muito planejamento, dedicação e organização. Sem falar que deve haver um grande alinhamento de visão entre a liderança da empresa. 

Além disso, com um dia útil a menos na semana, pode ser desafiador distribuir adequadamente a carga de trabalho entre os colaboradores. É importante garantir que as metas e prazos sejam realistas e que os funcionários não fiquem sobrecarregados. Uma má distribuição de tarefas pode levar a um aumento do estresse e da pressão sobre os colaboradores.

É fundamental, também, que a equipe seja capaz de gerenciar seu tempo de forma eficiente. Isso envolve priorizar tarefas, eliminar distrações, manter o foco e aproveitar ao máximo o tempo disponível. O treinamento em gerenciamento de tempo pode ser benéfico para os colaboradores se adaptarem a essa nova dinâmica de trabalho.

Como o RH pode ajudar na implementação da semana de 4 dias de trabalho?

Avaliação do cenário da empresa 

O setor de Recursos Humanos desempenha um papel crucial na avaliação da viabilidade de diminuir a carga horária de trabalho em uma empresa. Essa avaliação envolve considerar diversos fatores para determinar se a redução da jornada é viável e benéfica para a organização e seus funcionários, como análise da demanda e produtividade:

Planejamento e implementação

O RH deve avaliar como a diminuição dos dias trabalhados semanalmente afetará a distribuição das tarefas dentro da equipe. É importante analisar se será necessário contratar mais funcionários, redistribuir atividades ou implementar novas estratégias de gerenciamento do tempo.

Treinamento e desenvolvimento

Visando implementar a ideia de quatro dias por semana, os gestores de Recursos Humanos precisam oferecer treinamento e desenvolvimento para preparar os funcionários e a organização para essa mudança.

O treinamento é essencial para  ajudar a equipe a melhorar suas habilidades de gerenciamento do tempo e aumentar sua produtividade durante as horas de trabalho reduzidas. Isso pode incluir técnicas de priorização de tarefas, planejamento eficiente e uso de ferramentas tecnológicas, como Inteligência Artificial.

Monitoramento e avaliação

Em alguns casos, pode ser útil realizar testes pilotos em pequenos grupos ou departamentos para avaliar os impactos da redução da carga horária antes de implementá-la em toda a empresa. Além disso, é importante monitorar continuamente os resultados e fazer ajustes, se necessário.

Contribua com a qualidade de vida do seu time com a Piwi!

A Piwi faz de bons negócios, os melhores. Cuidar da qualidade de vida do seu time é o melhor investimento que você pode fazer para garantir a satisfação e o crescimento. 

E nós te ajudamos neste processo. Com a Piwi, você consegue encontrar os melhores planos de saúde e benefícios do mercado, sem estresse, sem dores de cabeça e #semblábláblá. 

Te ajudamos com a papelada, com as burocracias e com a gestão dos benefícios. Tudo de forma simples e automatizada. Quer saber mais sobre a Piwi? Entre em contato com nosso time.

Plano de saúde empresarial

FAQ

O que seria a semana de 4 dias úteis?

Esse sistema de trabalho faz com que o governo do país e suas entidades vão operar em uma jornada semanal de 4 dias e meio, com o final de semana começando no meio do dia da sexta-feira até o domingo. Nos Estados Unidos, esse método de trabalho já é utilizado em alguns lugares, onde o deputado democrata Mark Takano fez o projeto de lei que reduziria as horas trabalhistas de 40 para 32 horas. 

A semana de 4 dias tem um impacto no salário do colaborador?

Um dos principais objetivos da semana de 4 dias de trabalho é assegurar o bem-estar do colaborador. Desse modo, a redução salarial não contribuiria para trazer mais incentivo para o funcionário a aderir a essa nova modalidade trabalhista. Então, não gera impacto no salário do colaborador.

Quais são os impactos desse método de trabalho para a saúde mental dos funcionários?

Em relação à saúde mental dos funcionários, os impactos giram em torno de wellbeing, que no caso é o bem-estar corporativo. O funcionário, dessa forma, trabalha mais animado ao sentir empatia por parte dos seus empregadores, oferecendo uma maior produtividade à empresa.

Quais são os impactos desse método de trabalho na área ambiental?

Esse método acaba sendo extremamente positivo, já que diminuindo a carga horária de trabalho, acontece uma redução significativa de veículos e, com isso, ocorre uma queda de carbono produzida, deixando o ar mais puro e saudável para todos os seres vivos.