Veja como funciona a remuneração das corretoras de saúde

#Plano de Saúde

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

Quando estamos por dentro do universo dos planos médico-hospitalares, é comum surgirem dúvidas a respeito da corretora de saúde. Muitas delas dizem sobre sua remuneração… Como essa empresa ganha dinheiro? Há custos adicionais para os contratantes? De que forma é realizado o repasse? São perguntas assim que costumamos ver por aí.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para esclarecer tudo o que permeia a remuneração das corretoras. Vamos lá?

Primeiramente, o que é uma corretora de planos de saúde?

Um corretor de plano de saúde visa conectar empresas aos benefícios de saúde, sejam eles planos médicos, odontológicos ou seguros de vida, por exemplo. 

Embora seu trabalho seja conhecido pela etapa de cotação e contratação de privilégios, o principal papel está na gestão dos mesmos. Isso porque os profissionais têm competências suficientes para prestar o suporte necessário à empresa.

Sendo assim, a corretora deve facilitar o cotidiano do RH, otimizando o tempo gasto com a gestão do plano. Bem como deve acompanhar todas as métricas do pacote contratado, para evitar surpresas desagradáveis. Ninguém merece, não é mesmo? Além disso, pode propor ações focadas na necessidade da equipe e responder todas as dúvidas associadas ao plano de saúde contratado.

Entenda o que é a cotação

A cotação é, basicamente, uma pesquisa de preço que a corretora realiza para conhecer o valor do plano de saúde para uma determinada situação. Antes disso, já foi estudado e analisado todas as necessidades da empresa contratante, para saber quais benefícios e coberturas sua equipe precisa.

No entanto, o preço passado é passível de alteração. Por isso, ao se receber uma cotação, o prazo de validade também pode ser informado.

Custos da contratação de uma corretora de saúde

Bom, a contratação de uma corretora de saúde, no geral, não apresenta nenhum custo adicional para a sua empresa. O pagamento das corretoras costuma vir das próprias operadoras de planos de saúde empresariais. Desse modo, o valor destinado a elas já vêm embutido nas mensalidades pagas. Chamamos isso de corretagem.

Mas quem paga o agenciamento e quais são os tipos de remuneração?

Calma, é normal não entender rapidamente como funciona a remuneração das corretoras de saúde, de que forma recebem e como elas ganham seu dinheiro! Como dissemos, essas empresas ajudam outras a gerir o dia a dia do plano de saúde. Para isso, recebem dois tipos de remuneração, sendo: 

Portanto, ao quitar a sua fatura, você também está pagando pelo corretor. O percentual recebido depende de cada uma e depende também do contrato, mas, normalmente, gira entre 2% e 5% ao mês.A Piwi é uma corretora de saúde referência no mercado de saúde suplementar. Nosso serviço de excelência coloca a empresa e seus colaboradores como o foco de todas as ações!