Saiba mais sobre plano de saúde para PME

#Plano de Saúde

Banner principal

por
Felipe Baeta

Os microempreendedores e empreendedores de pequenas e médias empresas estão ocupando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Visto isso, o setor de saúde suplementar também precisou de ajustes. Antes, os planos de saúde eram focados em empresas de grande porte, mas agora a modalidade plano de saúde PME atende a grande demanda de instituições menores.

Segundo a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, o plano para microempresa é a categoria de convênio com maior número de adesões no país. Os benefícios para PME já são oferecidos por 90% das operadoras nacionais.

Entenda melhor sobre esse tipo de plano de saúde! Confira:

O que é plano de saúde para PME?

Você sabe o que é PME plano de saúde? Trata-se de um convênio para companhias de médio e pequeno porte. Sua contratação é realizada por empresas e profissionais autônomos registrados ativamente. Seja na Receita Federal como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), seja como Microempreendedor Individual (MEI).

O cliente para contratar o serviço precisa ter no mínimo duas ou três vidas, ou seja, dois ou três colaboradores beneficiários para usar o plano de saúde. Essas pessoas podem ser os empregados, seus dependentes e até o próprio administrador da empresa.

Como funciona plano de saúde para pequenas e médias empresas?

A única exigência para contratar o plano de saúde PME é possuir um CNPJ cadastrado na Receita Federal ou em caso MEIs, é necessário que a empresa esteja aberta há seis meses, no mínimo. A Agência Nacional de Saúde (ANS) estipula as regras a serem seguidas por todas as operadoras.

Questões como período de carência, cobertura plano de saúde, tipo de hospedagem e inclusão de dependentes dependem do tipo de contrato negociado. Comumente, há a possibilidade do contratante arcar com a mensalidade total ou parcial repassando aos empregados o valor referente à coparticipação.

Existem desde planos mais simples com cobertura médica, hospitalar e ambulatorial, até planos mais completos. O segundo pode incluir, por exemplo, a internação com acomodação em quarto privativo e resgate aéreo.

As principais vantagens do plano de saúde PME

A utilização de um plano de saúde empresarial promove uma economia financeira considerável. Com CNPJ o valor pode ser até 30% menor quando comparado aos planos individuais. Isso se dá uma vez que a contratação para grupos permite uma melhor precificação.

Quando falamos em empresa, oferecer um plano de saúde proporciona mais satisfação aos colaboradores que terão acesso a cuidados com o bem-estar. Com isso, também é reduzido o número de faltas, fica mais fácil reter talentos, diminuir impostos e melhorar a imagem da instituição no mercado.

Para encontrar o melhor plano de saúde para sua empresa, conte com a Piwi! Estamos entre as melhores corretoras de saúde do país e sempre buscamos a satisfação de quem confia na gente.

Principais vantagens planos de saúde empresariais PME

Economia financeira

A utilização de um plano de saúde empresarial promove uma economia financeira considerável. Com CNPJ o valor pode ser até 30% menor quando comparado aos planos individuais. Isso se dá uma vez que a contratação para grupos permite uma melhor precificação.

Satisfação dos colaboradores

Quando falamos em empresa, oferecer um plano de saúde proporciona mais satisfação aos colaboradores que terão acesso a cuidados com o bem-estar. 

Retenção de talentos e melhora da imagem da marca

Com os trabalhadores atuando satisfeitos e com a saúde em dia, também é reduzido o número de faltas. Além disso, fica mais fácil reter talentos, diminuir impostos e melhorar a imagem da instituição no mercado.

Como escolher o melhor plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas?

É preciso pensar, primeiramente, no tipo de acomodação. Apartamento ou enfermaria? A escolha depende do orçamento disponível e, claro, das necessidades dos colaboradores. Uma pessoa que esteja a fim de fazer uma cirurgia reparadora, por exemplo, talvez fique um período considerável no hospital e provavelmente se sentirá à vontade em um apartamento, que possibilita receber visitas.

A coparticipação é outro ponto crucial no processo decisivo desse plano empresarial. Na modalidade, a mensalidade é mais baixa, no entanto, há uma taxa paga pelo funcionário por cada procedimento realizado.

Por fim, deve-se analisar a área geográfica abrangida. Por exemplo, para colaboradores que sempre estão viajando para outro estado, um modelo nacional será útil, enquanto no regional por ser limitado, é mais em conta.

Como contratar um plano de saúde PME

Como dissemos, para realizar a contratação de um plano de saúde para pequenas e médias empresas, a maioria das operadoras exige que o cliente tenha ao menos duas ou três vidas. O que isso quer dizer? É necessário que duas ou três pessoas sejam beneficiárias do pacote, podendo ser empregados, dependentes e o próprio gestor da companhia. 

As empresas e profissionais autônomos devem estar registrados ativamente na Receita Federal ou como MEI. Fora isso, tudo certo!

Plano de saúde PME é com a PIWI!

A Piwi atua como um corretor de plano de saúde, fazendo o meio-campo entre a empresa contratante e a operadora. Assim, selecionamos para você as melhores opções de plano de saúde PME e ainda ficamos responsáveis pela gestão do benefício!

Plano de saúde PME

FAQ

O que é um plano de saúde PME?

Um plano de saúde PME é voltado para empresas e só pode ser contratado a partir de um CNPJ e ter um mínimo de pessoas aderidas no plano.

Como funciona o plano de saúde empresarial?

Um plano de saúde empresarial pode ser contratado através de um CNPJ e precisa da inclusão de ao menos 2 ou 3 pessoas. Um plano de saúde empresarial não precisa ser contratado necessariamente por uma empresa, já que pode ser contratado pela família se alguns dos membros possuem carteira CNPJ.

Tem como fazer plano de saúde PME apenas para dependentes?

Se você possui CNPJ e quer fazer um plano PME apenas para seus dependentes, não é possível. O dono de um pequeno negócio, por exemplo, pode colocar seus dependentes, porém, apenas se também estiver no plano de saúde.